Buscar no Blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Na Magia do Sítio do Picapau Amarelo!

...a vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca.
A gente nasce, isto é, começa a piscar.
Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu.
Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso.


(Memórias de Emília, Monteiro Lobato)


O trecho acima é prova de que a boneca falante Emília também tem seus momentos de inspiração. A divertida personagem dos livros de Monteiro Lobato ganhou ainda mais popularidade no seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo, que teve várias versões, entre as décadas de 50 e 80. Quem não se lembra do Visconde de Sabugosa e da Narizinho? Ou das delícias que a Tia Nastácia preparava na cozinha? Que saudade!

Em Taubaté, o sonho de conhecer o Sítio do Pica-Pau Amarelo não fica tão longe assim. Isso porque na cidade, localizada a 123 km da capital paulista, encontra-se a fazenda do avô de Monteiro Lobato, conhecida como “Chácara do Visconde”. Chegando lá, parece que realmente adentramos o mundo criado por Lobato. Em meio ao verde das árvores centenárias e às esculturas espalhadas pelo quintal da casa, os personagens ganham vida, interpretados por atores que também fazem as vezes de monitores do passeio.

Dentro da chácara, podemos passear pela biblioteca e encontrar toda a coleção de livros do escritor, além de ver uma exposição sobre a vida e obra de Monteiro Lobato. Também é possível visitar a cozinha da Tia Nastácia, ouvir as histórias contadas pelos personagens e conhecer antigos utensílios de fazenda que fazem parte das histórias da série.

Quem for a Taubaté, ainda pode aproveitar para conhecer o Balneário Reino das Águas Claras, em Pindamonhangaba, a alguns minutos do sítio. À margem da rodovia que liga a cidade a Campos do Jordão, o balneário é formado por riachos de águas frias e cristalinas. Decorado com esculturas em cerâmica dos personagens do Sítio, o lugar é ideal para um piquenique em família. Faça uma visita e fique mais perto desses personagens que povoam a imaginação dos leitores há tantas gerações.

Nenhum comentário: