Buscar no Blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato está com programação para todo o mês de Junho


As crianças que visitarem o Sítio do Picapau Amarelo nos fins de semanas do mês junho poderão se divertir no quintal do museu, com brincadeiras populares. Com a orientação dos monitores, serão desenvolvidas atividades como pula corda, queimada, amarelinha, pega-pega, bola de gude, entre outras brincadeiras que são velhas conhecidas dos pais, mas com o passar do tempo caíram no esquecimento e não são conhecidas pelas crianças.



Em clima de festa junina, os visitantes do Sítio do Picapau Amarelo poderão brincar de pescaria, numa homenagem ao Dia de São Pedro (29), que, conforme a crença católica, era pescador. Em cada peixe pescado, haverá uma pergunta sobre a obra literária de Monteiro Lobato, com o objetivo de incentivar a leitura.



Para comemorar o Dia dos Namorados, os visitantes de Sítio do Picapau Amarelo poderão participar de uma oficina de cartões no dia 12 de junho. Para presentear a pessoa amada com um cartão criativo e colorido, os participantes poderão utilizar cola, tesoura, papel cartão de cores variadas, canetinhas e tintas. O objetivo da oficina, de caráter lúdico, é desenvolver a coordenação motora e a escrita das crianças.


No dia 13 de junho, os visitantes do Sítio do Picapau Amarelo prestarão uma homenagem a Santo Antônio, considerado casamenteiro pela crença popular. Para desenvolver a atividade, os monitores contarão histórias e simpatias que os interessados em casar fazem para o santo nesta época do ano. Depois da contação de histórias, serão desenvolvidas brincadeiras com o objetivo de resgatar e colocar em evidência as tradições das festas juninas.


Os visitantes do Sítio do Picapau Amarelo poderão saudar a chegada do inverno (21) com músicas e brincadeiras no museu. No dia que antecede a entrada do período mais frio do ano, 20 de junho, as crianças ouvirão dos monitores a história da folhinha que faz o ciclo da vida durante as quatro estações do ano: nasce na primavera, cresce no verão, enfraquece no outono e se desprende do galho no inverno. Os interessados poderão ainda apreciar a música “Quatro Estações”, de Vivaldi.


Nenhum comentário: