Buscar no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela 1ª vez como escola, 'Unidos de Quem Vier' fala sobre Monteiro Lobato


A Escola de Samba "Unidos de Quem Vier" promete trazer o “Mundo Maravilhoso de Lobato” para a Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, no dia 1º de março, em Presidente Prudente. De acordo com o presidente da escola, Sílvio Moreira, de 53 anos, os integrantes preparam os últimos retoques para o Carnaval.
“A roupa das baianas e da porta bandeira, por exemplo, nós deixamos para o final. Mas até sexta-feira, tudo estará pronto conforme o planejado”, conta.
Segundo ele, esta é a primeira vez que a “Unidos de Quem Vier” entra como escola na avenida. “Fundamos a escola em 2011 e, nos anos seguintes, desfilamos como bloco. É a nossa chance de mostrar que temos capacidade para estar entre as outras instituições mais tradicionais”, comenta.
Em 2014, a Prefeitura de Presidente Prudente repassou cerca de R$ 31 mil que fossem investido na confecção de fantasias e alegorias. “De acordo com o regulamento, recebemos esse valor porque somos considerados uma escola de segundo grupo. No entanto, fizemos algumas promoções para tentar arrecadar um dinheiro a mais. Foi bem difícil, mas com criatividade, amor à escola e também com um pouco de experiência no ramo, conseguimos chegar a um resultado final muito bom”.
Fazem parte do desfile, dois carros alegóricos e um tripé – um automóvel menor que não leva pessoas em cima – somente o desenho de uma alegoria. Conforme Moreira, 150 integrantes entrarão no sambódramo no dia da festa. O trabalho pesado foi distribuído entre 25 funcionários, que iniciaram os trabalhos em janeiro deste ano.
Durante a apresentação, os expectadores serão convidados a entrar em um mundo infantil, com histórias relacionadas ao escritor Monteiro Lobato, escolhido como tema pela escola. “Tudo será muito alegre, divertido e colorido. As pessoas vão se surpreender com os personagens escolhidos para representar as alegorias. Quando falamos em Lobato, é fácil lembrar do Sítio do Pica Pau Amarelo, mas ele não é só isso”, detalha.
O presidente da escola revela que, logo no carro abre-alas, personagens representarão a família do escritor. “A comissão de frente traz os caipiras, que lembram o Jeca Tatu, personagem da obra Urupês. Nós não deixaremos o 'Sítio' de lado: a Emília, tão querida pelas crianças também estará presente, e o Visconde de Sabugosa comandará a bateria”.
Conheça o samba enredo da escola Unidos de Quem Vier:
O samba das águas claras, de Cláudio Dolcimáscolo
Lobato escreveu,
Vovó Benta leu
Tia Anastácia criou
E a boneca de pano
Emília, Emília, falou, falou,
No Reino das Águas Claras
Narizinho se casou,
Contou com o “faz de conta”
Belas lendas do Brasil
Que ao público encantou.
O Príncipe Escamado,
como um noivo apaixonado
Seu Reino convocou
Chamou seus guardiões
Pra tocar na bateria
E alegrar o nosso Carnaval  (De alto astral!)
Unidos de Quem Vier,
Vem te convidar
Vem você também,
Ser criança na avenida, a desfilar
Lobato Iluminado,
Inspiração divinal,
De tantas obras imortais
De Jeca Tatu o herói nacional,
Ao Sitio do Pica Pau
Tem Cuca tem Saci
Anastácia e Barnabé
Quindim e Rabicó
Vem brincar na fantasia
Do Visconde encantado
A tocar na bateria.
Unidos de Quem vier,
Vem te convidar
Vem você também,
Ser criança na avenida, a desfilar.

Nenhum comentário: