Buscar no Blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dá para fazer em casa




Agora quero saber: quem é que recicla o lixo de casa?


O nosso mundo está chegando a um ponto em que ninguém mais poderá admitir que vivemos em uma sociedade que não pensa em seu lixo.


Bem, para pensar no nosso lixo, temos de considerar também aquilo que consumimos. Sacolas plásticas, garrafas de água, latinhas de refrigerante, tudo enlatado, empacotado… O acúmulo do lixo começa no consumo dos materiais que se tornarão lixo!


Depois de pensarmos nisso, temos de pensar no que fazemos com o nosso lixo. E não é difícil criar o hábito de separar os diferentes materiais. Todo mundo já deve saber que separamos os materiais descartados em: orgânicos, plástico, papel, vidro e metal. Não sabem? Há prédios que pedem apenas a separação entre recicláveis e orgânicos.


Você sabe que todo o lixo que deixamos de reciclar vai para os lixões espalhados pelas grandes e pequenas cidades? E esse lixão é responsável pela poluição de águas e terras? Quem já viu um lixão de verdade? De verdade, não o de novela.


Na minha escola, meninos e meninas do segundo ano fizeram um belo trabalho sobre um filme sensacional chamado “Ilha das Flores”. Quem não viu, assista. É um documentário brasileiro e acho que dá para baixar algumas partes na internet. Ele fala da relação do ser humano com o lixo… e vai muito além no decorrer do filme.


Mas a questão é que, se cada um de nós não mudarmos os nossos hábitos de descarte dos materiais, viveremos em um mundo sem condições ambientais e sociais de sobrevivência!


Pequenos gestos podem mudar o nosso entorno e o agrupamento de pequenos gestos pode mudar um mundo todo!


Vamos começar a reciclar o lixo de casa? Separem compartimentos para cada um desses materiais e pesquisem um local próximo às suas casas que faz a coleta do lixo reciclável. Dá trabalho levá-lo até lá… Mas vale a pena!


Um abraço grande para vocês!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário: