Buscar no Blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Monteiro Lobato é incentivo à leitura em escola


O escritor brasileiro Monteiro Lobato foi a principal figura explorada pela escola “Professor Tomaz Ortega Garcia”, no conjunto habitacional Nagib Queiroz, em Santa Cruz do Rio Pardo, para incentivar os alunos a lerem mais.

Lobato foi o tema dos trabalhos feitos pelos alunos da escola durante a 1ª Semana Cultural, encerrada na última sexta-feira (leia texto nesta página).O contexto do evento foi o folclore brasileiro — em comemoração à Semana do Folclore. Os alunos pesquisaram o tema durante o mês de agosto e produziram diversos trabalhos — cartazes, releituras de obras e atividades de expressão corporal, entre outros. O trabalho envolveu todos os alunos — cerca de 700 — do ensino fundamental (diurno) e médio (noturno).


A Semana Cultural foi coordenada principalmente pelas professoras de Língua Portuguesa da escola — Célia Carvalho Picinin, Edna Rossim e Rosalina Ramos de Oliveira.Teatro — Os alunos de quatro classes do ensino fundamental — um grupo de 50 crianças — trabalhou na produção de uma peça de teatro sobre o Sítio do Picapau Amarelo, a obra mais conhecida de Monteiro Lobato. “Eles também incluíram uma paráfrase [adaptação sem alteração do significado original] de Hebe Camargo, KLB, Sandy e Júnior e música country”, explicou a professora Edna Rossim.O coordenador da escola, Ednilson Celso Fernandes, afirmou que o principal objetivo das atividades foi o resgate da leitura, com o conhecimento da vida e obra de Monteiro Lobato e também das tradições brasileiras.Para Fernandes, o fato de a televisão estar explorando também a obra de Lobato com as apresentações do programa Sítio do Picapau Amarelo pela Rede Globo auxilia no incentivo à leitura. “As crianças e os adolescentes conhecem o universo de Monteiro Lobato pela televisão e se interessam em ler os livros”, explicou.


Nenhum comentário: