Buscar no Blog

sábado, 31 de outubro de 2009

Hoje é o dia do Saci


O Saci pediu para Dona Benta contar um pouco sobre o seu dia.


O Dia do Saci é comemorado junto ao Halloween, no dia 31 de outubro, com o objetivo de sobrepor o folclore brasileiro à cultura internacional. Segundo o Projeto de Lei 2479/2003 da deputada Ângela Guadagnin, que pede a instituição da data nacionalmente, “a intenção deste projeto é ensinar às crianças que o país também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras”.


Entre os locais que mais comemoram a ocasião está o município paulista de São Luiz do Paraitinga, onde também já há uma lei municipal que institui oficialmente a data. As cidades de São José do Rio Preto, São Paulo, Vitória, Uberaba, Fortaleza e Guaratinguetá também já possuem o Dia do Saci em suas legislações.


Após a lenda ter sido assumida e modificada pelos escravos brasileiros, o Saci que antes era indígena, tornou-se negro, perdeu uma perna e ganhou o costume de fumar um cachimbo, ou pito. Já desta forma, ele aparece como um dos principais persoganes dos livros de Monteiro Lobato, na série Sítio do Picapau Amarelo, responsável por uma grande exposição e reconhecimento do Saci em todo país.
Depois que Dona Benta contou essa história o Saci ficou orgulhoso de ter um dia só seu.

Nenhum comentário: