Hoje no programa Coronel Teodorico desatolou o carro. Trovoada descobre que os barulhos eram de um veículo. Quando o Coronel, a filha e Mazé estavam voltando para casa, o lobisomem aparece e assusta todos. Candoca sai do carro e corre pela mata, ela desmaia quando vê o monstro. Amanhece e Zé Carijó descobre que mais galinha sumiram do galinheiro e comunica Dona Benta. Itamar acorda no meio da mata e encontra Candoca. Teodorico procura por sua filha. Ventania, filha de Trovoada toma banho no ribeirão, ela vê Itamar e Candoca se beijando. Tio Barnabé, a turminha e Teodorico observam. Coronel protege sua filha. Barnabé avisa a Dona Benta sobre o lobisomem. Teodorico comunica que Itamar terá que casar com sua filha. Trovoada, Ventania e seus capangas andam de cavalo pela estrada. Saci e a turminha arrumam uma armadilha para o lobisomem, todos escutam barulhos.
Buscar no Blog
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Maldades da Cuca
No episódio Volta ao Reino das Águas Claras a Cuca querendo a fortuna do Coronel Teodorico se transformou em uma veterinária falsa, a Jaqueline. A Bruxa colocou uma poção na água do coronel e o amigo de Dona Benta ficou apaixonado por ela. Enquanto alguns moradores do sítio visitavam o Reino das Águas claras a bruxa quase se casou com o Teodorico. Graças ao Saci, Quindim, Tio Barnabé, Conselheiro e Rabicó o evento não aconteceu, a Cuca transformou o coronel em pedra, mas o diabinho de uma perna só ajudou e o efeito da poção acabou.
Cândido Damm fala sobre o sítio
Cláudia Rodrigues
Dhu Moraes fala sobre o sítio
Promoções Realizadas
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Um lobisomem ronda a mata!
Hoje no programa um lobisomem ronda a mata, todos no sítio escutam o uivo, Candoca se assusta e Emília joga água na filha do Teodorico, ela fica nervosa. Pedrinho, Zé Carijó e Tio Barnabé vão averiguar a situação, sem querer Barnabé atira sal grosso no Zé. Candoca quer ir embora. Saci aparece na casa do Tio Barnabé e avisa sobre o lobisomem, todos ficam pasmos. Teodorico, Candoca e Mazé estão indo para casa, mas a caminhonete atola. Cangaceiros acampam no Capoeirão, o líder manda um de seus capangas olhar as redondezas. Candoca empurra o carro, ela não consegue e manda o pai desatolar. Tio Barnabé fala sobre o lobisomem. Trovoada pede o que o capanga encontrou.
Outubro no Futura
A partir de Outubro o Canal Futura vai comemorar o Dia Nacional da Leitura. De terça a sexta, às 20h30, Ver pra Ler, vai trazer diversos programas sobre o tema. Monteiro Lobato vai ser homenageado com sua criação do sítio do picapau amarelo.
Não Perca!
Para mais informações acesse http://www.futura.org.br/
Izak Dahora fala sobre o sítio
Nicete Bruno fala sobre o sítio
Dominguinhos participa do Sítio do Picapau Amarelo
Novo Produto
Desenvolvido especialmente para divertir a criançada e estimular a concentração, o Quebra-Cabeça forma um cubo com desenhos de personagens do Sítio do Picapau Amarelo em cada uma de suas faces. A partir das cores e dos contornos, a criança forma com 4 cubinhos a imagem de Narizinho, Visconde, Emília, Saci, Pedrinho e Cuca. O produto é artesanal, com material em mdf pintado à mão, e indicado para crianças acima de 4 anos.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Saci fica com medo de Itamar!
Hoje no programa o barulho que todos escutaram era da caminhonete do Coronel Teodorico. Um empregado do amigo de Dona Benta foi pegar uma encomenda. Candoca não gosta do local onde está se hospedando e obriga o pai a limpar tudo. Pedrinho ainda fica desconfiado do rasgo da camisa de Itamar, o homem fala que é honesto, Saci chega e os dois ficam com medo, o diabinho de uma perna só vai embora. Zé Carijó não consegue tirar o leite da Mocha e estranha. Dona Benta chama o Coronel para ir jantar em sua casa. Emília desconfia de Itamar. Candoca não gosta dos lençóis da dona do sítio do picapau amarelo. Teodorico quer arrumar um noivo para sua filha e vê Iatamar. Anoitece e todos se arrumam, Candoca e os outros convidados chegam.
Curiosidades Alexandre Barillari
Bem Vindo ao sítio: Pomar
O Pomar fica nos fundos da casa, depois do quintal da cozinha. Certas árvores do pomar tem donos. A Célebre pitangueira é da Emília, as três jabuticabeiras do Pedrinho, as mangueiras são minhas, os pés de mamões são da Tia Nastácia e o Visconde tem um planta de romã. Muitas árvores com muito verde dá sensação de tranquilidade. O Quindim adora cochilar nas sombras das plantas e o Conselheiro aproveita para ler. Eu tenho minhas mangueiras, mas gosto mesmo das jabuticabeiras.
domingo, 27 de setembro de 2009
Episódio O Cangaceiro Lobisomem
Propaganda
Bastidores
Nicete Bruno fala sobre o sítio
"A Dona Benta foi um personagem que fica sempre em nosso coração. Ela é o adulto da história do Lobato. Ele compreende o universo infantil e ela transmite o seu sentimento e recebe aquele novo das crianças. Em cada período existe uma geração que sofre a influência do Lobato, seus personagens têm uma força muito grande. Eu fiz a Dona Benta por três anos e meio no Sítio".
Maria Maya participa do Sitio do Picapau Amarelo
sábado, 26 de setembro de 2009
Os bonecos do sítio
A atriz Jacira Santos, de 28 anos, costumava assistir ao Sítio do Pica-Pau Amarelo quando criança e confessa que morria de medo da Cuca. Hoje, é ela quem veste a personagem na nova versão da obra de Monteiro Lobato, exibida diariamente nas manhãs da Globo. O mérito de dar vida ao malvado jacaré, entretanto, a atriz divide com dois manipuladores — que controlam os movimentos dos olhos e da boca do boneco — e com os demais integrantes do 100 Modos, o grupo responsável pela confecção e manipulação dos bonecos do Sítio. ‘‘Todo mundo faz a sua parte. É um trabalho de equipe’’, conta Jacira, enquanto pinta as escamas da cauda de Cuca. Além do réptil que povoa a imaginação infantil, integram o time de bonecos o porquinho Rabicó, o rinoceronte Quindim e o intelectual Burro Falante. Todos esses personagens, nas versões anteriores para a tevê, foram ‘‘interpretados’’ por animais de verdade. Mas se os bichanos perderam a vez no elenco, os bonequeiros do 100 Modos voltaram a ganhar mais espaço na tevê. O grupo — criado há 22 anos em Porto Alegre
Versão do "Sítio do Pica-pau Amarelo" é repleta de magia
As comparações entre as antigas e a nova adaptação televisiva do "Sítio do Pica-pau Amarelo" são inevitáveis. Principalmente para quem teve contato tanto com a primeira versão, feita pela TV Tupi entre 1951 e 1963, quanto com a segunda, feita pela Globo, entre 1976 e 1985, para a obra de Monteiro Lobato. Mas como o público-alvo do programa, que estreou dentro de "Bambuluá", não assistiu mesmo às outras adaptações, a Globo aproveitou para fazer um misto de novidade e tradição. E a história, o tempo já provou, é boa. A questão era só não estragá-la com muitas firulas.A referência que a emissora tenta fazer de sua versão anos 70 pode ser observada na vinheta de abertura do infantil.
A técnica do livro do "Sítio" sendo aberto e folheado foi mantida. Só que, em vez de imagens do programa, os atores aparecem caracterizados como seus personagens e interagindo com desenhos em cenários feitos por computação gráfica. Mas os efeitos não ficam restritos à abertura. A aparição do Saci (Izak Dahora) em um redemoinho, assim como as inserções miniaturizadas do Visconde de Sabugosa (Cândido Damm) e do Dr. Caramujo - esse feito totalmente em versão animada - são amparadas por efeitos visuais caprichados.
Esses efeitos acabam reforçando o universo mágico de Lobato. Ou seja, a magia e a fantasia estão presentes não só nos diálogos, mas também nos cenários e figurinos. O seriado se destaca pelo visual bastante colorido e pela riqueza de detalhes. A produção esmerada pode ser percebida em vários ambientes, principalmente, na caverna da Cuca (Jacira Santos). Os takes sempre procuram valorizar os acessórios que "decoram" a casa da vilã. Os demais cenários também primam pelo bom gosto, como o Reino das Águas Claras, com destaque para os efeitos que colocam o ambiente numa coloração azul para ilustrar o fundo do mar e cheio de peixinhos feitos em computação.A caracterização dos personagens também é um capítulo à parte. Os bonecos da Cuca, Quindim, Burro Falante e Rabicó têm um visual moderno e convincente. Os movimentos dos olhos e das bocas desses personagens, comandados por radiocontrole, ajudam a dar mais realismo aos personagens e a impressionar ainda mais a criançada.
O mais interessante mesmo foi a nova concepção para o trabalho dos atores. Nicete Bruno, como Dona Benta, e Dhu Moraes, como Tia Nastácia, deram uma interpretação bem pessoal às personagens sem comprometer a credibilidade. O mesmo se pode dizer dos atores-mirins César Cardadeiro e Lara Rodrigues, que fazem respectivamente Pedrinho e Narizinho; de Cândido Damm; e de João Acaiade, que está muito bem como o Tio Barnabé.A direção acertou em cheio ao escalar crianças para interpretar o Saci e a boneca Emília. Izak Dahora parece ter incorporado mesmo o "coisa ruim" e emprestou ao personagem de uma perna só o ar moleque e a risada debochada na dose certa. Já Isabelle Drummond está dando um show como a Emília. É a primeira vez, nas três adaptações do "Sítio do Pica-pau Amarelo" para a tevê, que a boneca de pano é feita por uma criança. E a pequena atriz caiu como uma luva na personagem. Com naturalidade, ela está emprestando um enorme carisma à boneca, mantendo um tom irreverente e sapeca.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Algo está rondando a mata!
Hoje no programa todos ficaram pasmos com o uivo de um lobo. Tio Barnabé e Zé Carijó andam pela mata para descobrir o que estava acontecendo. Saci se assusta com o uivo. Amanhece e Nastácia avisa Dona Benta que sumiram várias galinhas do galinheiro. Tio Barnabé, Zé e Pedrinho buscam pistas no sítio e acabam encontrando um tecido com um pêlo. Visconde examina e diz que algo sobrenatural. Os besouros falam com Emília sobre algo que anda rondando a mata. Nastácia e Dona Benta ouvem um grito. Candoca chega na casa do pai (Coronel Teodorico) com sua mãe. No sítio, o grito é de um homem, chamado Itamar que se espantou com Quindim, Conselheiro e Rabicó ele sobe no telhado, Nastácia consegue fazer ele descer e Itamar conta sua história e fala que está fugindo de trovoada o pior líder de cangaceiros que existe. Tio Barnabé oferece sua casa para o homem se hospedar, Pedrinho percebe que o tecido encontrado de manhã era de Itamar, todos ouvem um tiro.
Isabelle Drummond fala sobre o sítio
Alexandre Barillari de volta ao sítio
Candoca
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Iara Vence a enquete
O Tesouro é desenterrado!
Hoje no programa Visconde desmaiou e Emília escutou passos, ela se escondeu. Pesadelo pegou as três almofadas e foi levar para a Iara. Cuca amarrou Billy e saiu para procurar seu ajudante. Long viu o monstro e quis pegar as almofadas, Cuca e Billy apareceram e começou uma grande confusão. Pedrinho e Saci viram a bagunça e o menino conseguiu pegar as almofadas. Zé Carijó é acertado por uma pedra jogada pela Emília. Cuca comanda a expedição atrás do neto de Dona Benta e o diabinho de uma perna só, eles encontram os dois perto de uma pedra. Tio Barnabé e Narizinho ajudam Visconde e Zé. Iara aparece perto da rocha pontiaguda e descobre a existência do mapa. Emília, Narizinho, Barnabé e Zé chegam, Cuca pega a almofada que ninguém olhou e foge. Long e Billy vão atrás, Iara devolve a canastra da Emília e volta para o rio. Pesadelo volta para gruta. Todos chegam no sítio e encontram o mapa na almofada do Rabicó. Os piratas chegam na gruta da Cuca e furtam a almofada, mas não encontram o papel. Zé desenterra o tesouro, Long e Billy aparecem, o imediato abre o baú e uma dentadura pula na sua boca. Cuca faz Pesadelo sumir. No sítio todos conversam quando ouvem um uivo.
DVD de O Minotauro ajuda a preservar a série original
Sempre que a gente pega um filme ou novela de 20 anos atrás, o choque é o mesmo. Tudo parece incrivelmente lento e discursivo. Com O Sítio do Picapau Amarelo dos anos 80, o resultado não é diferente. A novela de Benedito Ruy Barbosa cuida de manter, até os limites da implausibilidade, o texto gramatical e elaborado de Monteiro Lobato. Hoje em dia, as narrações de dona Benta a respeito de Teseu e Ariadne poderiam certamente conhecer algum tipo de ilustração visual. No seriado antigo, agora recuperado em DVD, não se cogitava disso. A mera voz de Zilka Salaberry, no papel de Dona Benta, teria de dar conta do recado. Com o inconveniente de um som precário e fundo musical de violões infatigáveis.
Pouco importa. Fiz o teste com meus dois filhos, um de sete, outro de cinco anos. O de cinco reclamou: "Tudo é parado, demorado demais". Acho que seu argumento era pretexto, apenas, para o medo do Minotauro, que invade o sítio atrás dos bolinhos de Tia Nastácia. Meu filho maior acompanhou bastante bem as falas de Dona Benta. Talvez fosse uma forma de ganhar prestígio comigo. Quanto a mim, que li O Minotauro antes que a TV chegasse em casa, admirei a fidelidade ao texto conseguida pela adaptação televisiva. Mas é claro que se trata de um raciocínio adulto e irreal. A adaptação do texto de Monteiro Lobato foi feita por um adulto, e cada adulto se preocupa mais consigo mesmo. Resumo da história, o famoso "público", ao qual as redes de TV devem ser atentas para fins de audiência, é tão maleável quanto qualquer outra coisa. O que resta desse DVD? Talvez a possibilidade de pais e filhos compartilharem melhor as suas memórias culturais. Desapareceu, com efeito, o abismo de gerações nesse assunto. As crianças de hoje podem ecoar, num CD, o prazer dos pais que ouviram um disco dos Beatles. "O Minotauro" recupera, para os marmanjos de 30 ou 40 anos, experiências ainda frescas de emoção televisiva.
Os filhos desses marmanjos talvez estranhem a linguagem literária, certa falta de ilustração visual para o que se narra em cena. Nada que, com um pouco de esforço, não se possa vencer. A dramaturgia, vista a 20 anos de distância, parece de sofisticação extrema. Os conflitos entre Teseu e Dionísio, os debates entre Heródoto e Dona Benta, parecem obra de Sófocles hoje em dia. Quanto à leitura dos livros de Monteiro Lobato, tudo indica que se torna mais rara a cada dia que passa. A série, é óbvio, não substitui uma leitura que talvez não aconteça nunca. É que o Sítio e seus personagens deixaram de ter existência literária para ter existência cultural, que sobrevive além dos livros; e o DVD do "Minotauro", recuperado, ajuda essa sobrevivência. Sem facilitações, por certo: é obra de arte, das mais eruditas, a ser imposta por pais saudosos a crianças renitentes.
Episódio O Cangaceiro Lobisomem
A história girava em torno de um bando de cangaceiros, comandados por Trovoado, o líder do grupo, que tem uma filha chamada Ventania, interpretada por Maria Maya, filha da diretora do programa, na época, Cininha de Paula. A única mulher no grupo de Trovoada, sente-se na obrigação de defender o pai, é forte e destemida, seu único ponto fraco era Itamar, interpretado por Alexandre Barilachi, um cangaceiro inimigo de Trovoada, apaixonado por Ventania. O bando dos cangaceiros, acampa no Arraial dos Tucanos, deixando a turminha do Sítio aterrorizada. Mas depois de se tornarem amigos de Ventania, Emília (Isabelle Drummond) vai fazer de tudo para juntar o casal.Mas entre tantas aventuras haverá muitas reviravoltas! Principalmente com a chegada de Candoca, interpretada por Cláudia Rodrigues, a filha do Coronel Teodorico, uma mulher perua, que está encalhada. No meio de tantas aventuras um lobisomem aparece na mata, causando muita confusão.
Assinar:
Postagens (Atom)