Buscar no Blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sinopse dos capítulos do episódio "O Saci"


Resumo dos capítulos – O Saci OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS A SEGUIR ESTÃO SUJEITOS A EDIÇÕES DEVIDO A DIVISÃO DE LINKS FEITOS PELA EMISSORA EXIBIDORA.


Capítulo 01

Emília pede a tia Nastácia que conte a história do Saci. Cuca procura um feitiço em sua caverna para transformar Narizinho em pedra. Ao amanhecer no sítio Pedrinho sai bem cedo para a casa do tio Barnabé. Cuca toma seu café da manhã e olha a agenda do dia e vê que o dia tão esperado pela ela chegou, Narizinho que se cuide! Emília implica com a boneca que Pedrinho deu de presente para Narizinho,e deixa a boneca na estante. Pedrinho pede para tio Barnabé contar a história do Saci, o velho conta o que sabe e Pedrinho coloca na cabeça a idéia de caçar um Saci. Cuca começa a pôr em pratica suas maldades contra o Sítio: vai ao quintal de Dona Benta buscar uma flor rara, mas que se encontra no sítio, a flor azul para transformar a menina do nariz arrebitado em pedra. Tio Barnabé mostra a Emília os passarinhos que vivem no sítio. Pedrinho e Narizinho vão até a casa de tio Barnabé saber como se caça um Saci. Juntos Narizinho e pedrinho tentam caçar um saci, mas será que eles consiguiram pegar mesmo um saci?


Capítulo 02

Pedrinho não tira da cabeça a idéia de caçar um Saci. O menino chama Narizinho e os dois vão à casa de tio Barnabé para saber como se caça um Saci. Ao chegar à casa de tio Barnabé Pedrinho pede ao velho que explique que maneiras há de caçar sacis. Ao Saber, os dois começam a caçada, vão para o quintal esperar um redemoinho. Os dois cansam de esperar até que um redemoinho aparece e Pedrinho pula em cima dele prendendo o tal Saci dentro de uma garrafa. Mas a garrafa continua vazia. Emília e Narizinho vão pescar no ribeirão. Pedrinho vai à casa de tio Barnabé perguntar por que o Saci não aparece na garrafa, o velho explica que é assim mesmo, o Saci só aparece quando se cai na modorra. Na pescaria Emília pega um peixe, mas acaba não agüentando e cai no rio e se encharca, Narizinho salva a boneca e a põe no varal e a deixa só. Pedrinho vai para mata com a sua garrafa e cai no sono, ao acordar Pedrinho vê que seu Saci está dentro da garrafa. Saci avisa ao menino que Pedrinho corre perigo a mata, os dois ficam amigos e o diabinho leva o Pedrinho pra conhecer a mata , Cuca vestida de velha leva uma flor azul para Narizinho, ele cheira e vira pedra, enquanto isso na mata Pedrino e o Saci estão encrencados com uma onça.


Capítulo 03

Narizinho decide comer amoras, Rabicó logo sai dizendo que amoras são muito pequenas, não valerão o esforço. Ao andar pelo pomar só, Narizinho vê uma velha senhora de xale e uma sacola na mão no pomar. Emília ainda pendurada no varal vê Rabicó passando e pede para o leitão solta-la, mas o porquinho se recusa. A velha senhora do pomar presenteia Narizinho com uma flor azul. A menina cheira a flor e vira Pedra. Cuca se destransforma e da gargalhadas. Tia Nastácia tira Emília do varal. A boneca sai furiosa com Rabicó e Narizinho e vai procurar a menina no pomar, em vez disso a boneca chuta uma pedra que diz “ai”. Ao ouvir o som da Pedra Emília desata a conversar com a Pedra falante. Saci mostra para Pedrinho o sacisal.


Capítulo 04

A noite cai e Saci e Pedrinho andam pela mata. Os uivos do Lobisomem ficam cada vez mais pertos. O Lobisomem persegue Pedrinho e Saci. Para despistar o Lobisomem Saci acende o cachimbo e coloca enxofre fazendo o Lobisomem sair correndo. Dona Benta pede para tio Barnabé dar uma olhada para ver se acha Pedrinho e Narizinho, mas nem sinal. Depois da correria Pedrinho fica com fome, e Saci prepara um jantar de palmito. Derrepente a mula sem cabeça aparece e o Saci desaparece deixando Pedrinho só com a mula. Ao se lembrar que tia Nastácia tinha ensinado a como desencantar uma mula sem cabeça Pedrinho pega uma vara e fura a mula tirando sangue, derrepente a mula que jorrava fogo pelas ventas vira uma mulher! Emília resolve fazer coleções de pertences, resolve colecionar muitas coisas. E pede doações de pertences. Mas para ter uma coleção de tudo a boneca irá precisar de uma canastra e pede a tia Nastácia. Dona Benta e tia Nastácia ficam preocupadíssimas. A flor da meia noite se abre dizendo que já é meia noite. Saci leva Pedrinho para assistir o show de travessuras de todos os sacis da mata. Dona Benta liga para o Coronel Teodorico.


Capítulo 05

A coruja avisa para o Saci que a Cuca transformou Narizinho em Pedra. Coronel Teodorico manda seus homens procurarem por Narizinho e Pedrinho. Pedrinho e Saci vão até a caverna da Cuca e encontram a bruxa no seu sono que acontece sempre de 7 em 7 anos. Aproveitando a situação Saci amarra a bruxa e coloca um pingo d’gua em sua testa. Dona Benta acaba cochilando em sua cadeira, Emília tenta a acordá-la para li mostrar a tal Pedra que fala no sítio, mas o Coronel a impede. Emília promete se vingar. Cuca acorda furiosa com o pingo d’gua caindo em sua testa. Pedrinho e Saci obrigam a bruxa a falar como desencantar Narizinho. Cuca explica que é preciso um fio de cabelo da Iara. Saci e Pedrinho conseguem o fio da Iara. Mas Saci descobre que a bruxa estava mentindo. Emília se vinga do Coronel colocando pimenta no suco que tia Nastácia faz. Saci ameaça Cuca dizendo colocar mais pingos d’gua. A bruxa em fim fala a verdade: para desencantar Narizinho é preciso uma flor azul que se encontra no quintal do sítio.. Saci e Pedrinho acham a flor e despetalam as folhas no ar, e Narizinho vira gente novamente. E como sempre tudo acaba bem!

Nenhum comentário: