Buscar no Blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Especial Frase Monteiro Lobato


-"Um país se faz com homens e livros."


- "Nada de imitar seja lá quem for. (...) Temos de ser nós mesmos (...) Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir."

Flora vai embora com suas ninfas


Hoje no programa Narizinho e Pedrinho se ofereceram para entrar no lugar dos atores que estão passando mal, para o espanto de Dona Benta e Tia Nastácia. Emília mostrou o sítio para Flora, a deusa conheceu o Curupira, o protetor das matas. Saci volta do Rio de Janeiro e traz um presente para Cuca. A Vaca Mocha comeu o Visclone e todos do sítio estavam pensando que foi o Visconde, Flora quer levar de volta suas ninfas para Grécia, Emília não teve jeito deixou as fadas voltarem. Depois que a deusa foi embora Emília descobriu que a vaca engoliu o Visclone e não o Visconde.A Peça de teatro no Arraial está muito interessante, o problema é que Narizinho e Pedrinho mudaram o final da história.

Emília quer enganar novamente Flora


Ontem no programa a deusa Flora foi ao sítio pegar suas ninfas, Emília escondeu as fadas dentro de um tronco de árvore. O Saci aprendeu a surfar e passeou pelo Rio de Janeiro, ele achou a cidade maravilhosa. No Arraial Pedrinho e Narizinho estão acompanhando o ensaio do teatro Romeu e Julieta. Emília pediu para o Visconde trocar o paletó com o Visclone para a enganar novamente a deusa, mas não adiantou, Flora descobriu e quer levar o verdadeiro Visconde, Emília quer mostrar o sítio antes de ela levar o sábio. No arraial os atores que estão interpretando Romeu e Julieta estão passando mal.

Cama e Banho


Os personagens do Sítio vão alegrar a hora do banho das crianças! Toalha de banho estampada com os personagens Emília, Visconde e Saci. Também leve a turma do Síto para o banho dos meninos e das meninas! Roupão infantil decorado com o maior sábio do clássico de Monteiro Lobato e pela boneca falente. Produzido pela Dohler. O mundo da criatividade e da imaginação do Sítio do Picapau Amarela chega para o quarto das crianças! Colcha em gorgurão decorada com os personagens mais divertidos de Monteiro Lobato. Além da colcha tem jogo de cama com 3 peças decorado com os personagens.

Sítio no Video Show


Hoje no programa video show em homenagem aos 44 anos da globo, o programa relembrou os programas infentis, entre eles estava o Sítio do Picapau Amarelo. Originalmente transmitido de 7 de março de 1976 a 31 de janeiro de 1986, o infantil foi baseado na obra de Monteiro Lobato. A formação mais famosa teve Reny de Oliveira como Emília, Rosana Garcia como Narizinho e Zilka Salaberry como Dona Benta. O Sítio ganhou nova versão de 12 de outubro de 2001 a 7 de dezembro de 2007, tendo Isabelle Drummond como Emília e Nicette Bruno como Dona Benta.
E Quando relembraram os macacos da tv é claro que o sítio não podia ficar de fora e relembraram o episódio A Menina da Selva.

Promoção Sítio do Picapau Amarelo Canal Futura




Adivinhem o que Monteiro Lobato mais gostava de fazer quando era criança? Ler, claro!



Em homenagem ao maior escritor de livros infantis brasileiro, que teria completado 127 anos no último dia 18 de abril, data transformada em Dia Nacional do Livro Infantil, o Futura dá uma forcinha para quem gosta de literatura.É a Promoção Sítio do Picapau Amarelo, que vai premiar com um brinde da famosa série os 75 primeiros que responderem à pergunta: “Qual foi o primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato?




”Para concorrer, envie um email para o endereço promocao@futura.org.br com o título correto do livro e com as respostas completas das seguintes questões: Nome do remetente, nome da criança, idade, endereço completo com CEP, como assiste ao Futura - parabólica, NET, Sky ou TV Aberta - e por que gosta da programação do Canal.
Não se esqueça de responder a todas as perguntas e boa sorte!



Veja abaixo a descrição dos brindes que você pode ganhar:




Reinações de Narizinho Vol. 1 -Reúne seis das onze histórias que Monteiro Lobato escreveu a partir de 1920, sendo Narizinho arrebitado a primeira delas. Neste livro surge Emília, a boneca de pano que ganha vida ao destravar a língua e começam as aventuras sem fim dos netos de Dona Benta.




Reinações de Narizinho Vol. 2 -Emília, Pedrinho e Narizinho recebem a visita de Cinderela, Branca de Neve e outros personagens do País das Maravilhas. Graças ao pó de pirlimpimpim, viajam ao País das Fábulas, onde conversam com Esopo e La Fontaine.




O Picapau Amarelo- O Picapau Amarelo é o sétimo volume da coleção em nova edição. Dessa vez, após uma troca de cartas entre os netos de Dona Benta e o Pequeno Polegar, os habitantes do mundo do faz-de-conta resolvem mudar-se para o Sítio do Picapau Amarelo. Com a presença de Peter Pan, Dom Quixote, Branca de Neve, Aladim, Alice e muitos outros personagens, o Sítio vira palco de grandes aventuras e muitas confusões.




A Reforma da Natureza- Neste livro, toda a turma viaja à Europa para resolver os problemas causados pela Segunda Guerra Mundial, exceto Emília, que fica no Sítio e convida a sua amiga do Rio de Janeiro, Rãzinha da Silva, para ajudá-la em algumas invenções. A dupla resolve reformar as árvores e os animais, transformando o Sítio do Picapau Amarelo no laboratório mais maluco e curioso do planeta.




A Chave do Tamanho- Lançado pela primeira vez em 1942, ano em que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, faz uma crítica aos governantes que mataram milhares de pessoas e destruíram cidades inteiras na Europa. Nesta história, Dona Benta e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo estão tristes com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais contando sobre os bombardeios e as mortes causados pela guerra. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito nessa situação e parte para uma aventura arriscada, que pode acabar com toda a civilização. Depois de mudar o tamanho de todos os seres humanos, a bonequinha sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas. Em suas andanças, chega a encontrar o temido Adolf Hitler. Em uma época em que os adultos não costumavam conversar sobre os fatos cotidianos com as crianças, Lobato fala sobre a guerra com o público infantil, neste livro que se tornou um de seus grandes sucessos




.... e os seguintes DVDs:




O reino das águas claras
O reino das águas claras conta a visita de narizinho ao mundo do príncipe escamado, onde a menina conhece o sapo major Agarra-E-Não-Larga-Mais, briga com a Dona Carochinha e ganha o vestido mais deslumbrante, confeccionado especialmente para ela por Dona Aranha, a melhor costureira do Mundo.É também no Reino das Águas Claras que a Emilia ganha vida, toma as pílulas do Doutor Caramujo e desata a tagarelar. Enquanto isso, na cidade, Pedrinho se prepara para as tão esperadas férias no Sitio do Picapau Amarelo, ao lado da avó Dona Benta, e dos quitutes de Tia Nastácia.




Memórias de Emília
A fantasia corre solta quando Emilia resolve escrever suas memórias. E adivinha quem é convocado para ajudá-la na tarefa? O pobre Visconde de Sabugosa. A bonequinha de pano mais sapeca que existe mostra que tem uma imaginação pra lá de fértil! E enquanto Emilia leva o sábio Visconde a Loucura com suas historias, mil e umas acontecem no Sitio. Você nem imagina!




Viagem ao céu
Dona benta que se prepare, porque mais uma aventura emocionante está para começar! Se normalmente a imaginação já não tem limites para a Turma do Sitio, imagine, então, o que pode acontecer quando eles resolvem enbarca numa viagem ao Céu! Primeiro Pedrinho constrói um telescópio. Depois, o garoto convoca narizinho, Emilia, Visconde, Conselheiro e Tia Nastácia. Eles chegam a um lugar diferente e misterioso, decidem que estão na lua e pronto! Fazem tanta bagunça que acórdão o dragão de São Jorge! E isso é só o começo, porque a turma ainda irá conhecer outros planetas, passear em cometas e até encontrar um novo companheiro um inocente anjinho de asas quebradas. Enquanto isso, um grupo de astrônomos está pronto para anunciar as primeiras formas de vida inteligente avistadas no espaço. Adivinha quem serão ? Viagem ao Céu é uma das mais divertidas historinhas do Sítio do Picapau Amarelo. Série baseada na obra de Monteiro Lobato.




O Poço do Visconde
Existe alguém mais inteligente do que o estudioso Visconde de Sabugosa ? Pois é, ele agora resolveu se interessar por geologia (a ciência que estuda a origem e a formação do planeta). Para pesquisar, ele entra num buraco de tatu, analisa a terra e descobre que pode haver petróleo bem no meio do Sítio. Começa, então, uma viagem incrível: por dentro de um vulcão nossa turma irá até o centro da Terra.




Os brindes acima são um oferecimento da Editora Globo, que está lançando todos os livros da Coleção de Monteiro Lobato para que você possa embarcar nas aventuras do Sítio do picapau Amarelo e conhecer as histórias que deram origem ao programa de TV.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Exibições de episódios em Maio




Maio 2009
Sexta, 01/05/2009
10:00
105: Histórias Diversas - parte 2 - episódio 5

Sexta, 01/05/2009
15:30
105: Histórias Diversas - parte 2 - episódio 5

Sexta, 01/05/2009
19:30
105: Histórias Diversas - parte 2 - episódio 5

Segunda, 04/05/2009
10:00
106: As Aventuras de Hans Staden - episódio 1

Segunda, 04/05/2009
15:30
106: As Aventuras de Hans Staden - episódio 1

Segunda, 04/05/2009
19:30
106: As Aventuras de Hans Staden - episódio 1

Terça, 05/05/2009
10:00
107: As Aventuras de Hans Staden - episódio 2

Terça, 05/05/2009
15:30
107: As Aventuras de Hans Staden - episódio 2

Terça, 05/05/2009
19:30
107: As Aventuras de Hans Staden - episódio 2

Quarta, 06/05/2009
10:00
108: As Aventuras de Hans Staden - episódio 3

Quarta, 06/05/2009
15:30
108: As Aventuras de Hans Staden - episódio 3

Quarta, 06/05/2009
19:30
108: As Aventuras de Hans Staden - episódio 3

Quinta, 07/05/2009
10:00
109: As Aventuras de Hans Staden - episódio 4

Quinta, 07/05/2009
15:30
109: As Aventuras de Hans Staden - episódio 4

Quinta, 07/05/2009
19:30
109: As Aventuras de Hans Staden - episódio 4

Sexta, 08/05/2009
10:00
110: As Aventuras de Hans Staden - episódio 5

Sexta, 08/05/2009
15:30
110: As Aventuras de Hans Staden - episódio 5

Sexta, 08/05/2009
19:30
110: As Aventuras de Hans Staden - episódio 5

Segunda, 11/05/2009
10:00
111: Histórias das Invenções - episódio 1

Segunda, 11/05/2009
15:30
111: Histórias das Invenções - episódio 1

Segunda, 11/05/2009
19:30
111: Histórias das Invenções - episódio 1

Terça, 12/05/2009
10:00
112: Histórias das Invenções - episódio 2

Terça, 12/05/2009
15:30
112: Histórias das Invenções - episódio 2

Terça, 12/05/2009
19:30
112: Histórias das Invenções - episódio 2

Quarta, 13/05/2009
10:00
113: Histórias das Invenções - episódio 3

Quarta, 13/05/2009
15:30
113: Histórias das Invenções - episódio 3

Quarta, 13/05/2009
19:30
113: Histórias das Invenções - episódio 3

Quinta, 14/05/2009
10:00
114: Histórias das Invenções - episódio 4

Quinta, 14/05/2009
15:30
114: Histórias das Invenções - episódio 4

Quinta, 14/05/2009
19:30
114: Histórias das Invenções - episódio 4

Sexta, 15/05/2009
10:00
115: Histórias das Invenções - episódio 5

Sexta, 15/05/2009
15:30
115: Histórias das Invenções - episódio 5

Sexta, 15/05/2009
19:30
115: Histórias das Invenções - episódio 5

Segunda, 18/05/2009
10:00
116: Peter Pan - episódio 1

Segunda, 18/05/2009
15:30
116: Peter Pan - episódio 1

Segunda, 18/05/2009
19:30
116: Peter Pan - episódio 1

Terça, 19/05/2009
10:00
117: Peter Pan - episódio 2

Terça, 19/05/2009
15:30
117: Peter Pan - episódio 2

Terça, 19/05/2009
19:30
117: Peter Pan - episódio 2

Quarta, 20/05/2009
10:00
118: Peter Pan - episódio 3

Quarta, 20/05/2009
15:30
118: Peter Pan - episódio 3

Quarta, 20/05/2009
19:30
118: Peter Pan - episódio 3

Quinta, 21/05/2009
10:00
119: Peter Pan - episódio 4

Quinta, 21/05/2009
15:30
119: Peter Pan - episódio 4

Quinta, 21/05/2009
19:30
119: Peter Pan - episódio 4

Sexta, 22/05/2009
10:00
120: Peter Pan - episódio 5



Sexta, 22/05/2009
19:30
120: Peter Pan - episódio 5

Segunda, 25/05/2009
10:00
121: Histórias da Tia Anastácia - episódio 1

Segunda, 25/05/2009
15:30
121: Histórias da Tia Anastácia - episódio 1

Segunda, 25/05/2009
19:30
121: Histórias da Tia Anastácia - episódio 1

Terça, 26/05/2009
10:00
122: Histórias da Tia Anastácia - episódio 2

Terça, 26/05/2009
15:30
122: Histórias da Tia Anastácia - episódio 2

Terça, 26/05/2009
19:30
122: Histórias da Tia Anastácia - episódio 2

Quarta, 27/05/2009
10:00
123: Histórias da Tia Anastácia - episódio 3

Quarta, 27/05/2009
15:30
123: Histórias da Tia Anastácia - episódio 3

Quarta, 27/05/2009
19:30
123: Histórias da Tia Anastácia - episódio 3

Quinta, 28/05/2009
10:00
124: Histórias da Tia Anastácia - episódio 4

Quinta, 28/05/2009
15:30
124: Histórias da Tia Anastácia - episódio 4

Quinta, 28/05/2009
19:30
124: Histórias da Tia Anastácia - episódio 4

Sexta, 29/05/2009
10:00
125: Histórias da Tia Anastácia - episódio 5

Sexta, 29/05/2009
15:30
125: Histórias da Tia Anastácia - episódio 5

Sexta, 29/05/2009
19:30
125: Histórias da Tia Anastácia - episódio 5

Especial Frases Monteiro Lobato


"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
(Carta a Godofredo Rangel, Rio de Janeiro, 7/5/1926)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Deusa Flora fica furiosa com Emília


Hoje no programa o Quindim levou o lixo onde estava o Saci para fora do sítio. Dona Benta, Narizinho e Pedrinho foram parao Arraial dos Tucanos fazer compras e encontraram com a companhia teatral que vai fazer a peça Romeu e Julieta. Emília foi para Grécia com o Visclone e tapeou a deusa Flora, a boneca deu o Visclone para a deusa e ela achahava que era o Visconde, mas Flora descobriu e ficou furiosa. O Saci foi levado para o caminhão do lixo e ele caiu para fora, que rolou até o ribeirão, depois de um tempo ele foi parar no Rio de Janeiro boiando dentro da garrafa, um menino tira o diabinho de dentro. Flora vai para o sítio e quer de volta as suas ninfas que trocou pelo Visconde falso.

Especial Frases Monteiro Lobato


"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum."
(Mundo da Lua, 1923)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sítio em Timor- Leste


Em abril de 2009 o sítio começou a ser exibido na TVTL, Televisão de Timor-Leste, com o título Pirlimpimpim.

Um clone para o Visconde


Hoje no programa a turma brincou de pega-pega e futebol, quando cansaram cada um foi para um lado, Narizinho foi para jabuticabeira, Pedrinho foi andar no Pangaré, Emília foi pedir para Tia Natácia fazer um clone para o Visconde para poder trocar com a deusa da Primavera (Flora).

Tio Barnabé fez uma cadeira de balanço e o Saci a estragou, o velho prendeu o diabinho dentro de uma garrafa e deixou em cima da mesa de sua casa. Tia Nastácia terminou o clone do Visconde (Visclone) e a boneca foi para o laboratório junto com o sábio do sítio para fabricar mais pirlimpimpim, e a cozinheira bordou o nome Visclone na roupa do clone. Dona Benta contou uma história para Narizinho e Pedrinho. Tia Nastácia jogou no lixo a garrafa onde o Saci estava.

Bruno Gagliasso é o Romeu no Sítio do Picapau Amarelo


O ator Bruno Gagliasso vai participar do Sítio do Picapau Amarelo como Romeu. Em 2002 quando estavam filmando o episódio, Histórias diversas e que está sendo reprisado no Canal Futura, o Vídeo Show invadiu as gravações do programa e mostrar a atuação de Bruno.

sábado, 25 de abril de 2009

Histórias diversas parte 2


A Partir desta Segunda Feira, começa a segunda parte do episódio Histórias diversas, com um torneio de Futebol, e o Saci aprontando muito.

Quadro Amo sítio primeira Parte


A Primeira parte do quadro Amo Sítio vai começar a partir de hoje, que vai criar novos blogs da turma do sítio.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Lobo mau aparece no sítio querendo aprontar


Hoje no programa toda a festa da Branca de Neve e os personagens foram tudo um sonho, mas o curioso é que todos do sítio tiveram o mesmo sonho. Depois Narizinho e Pedrinho foram para a jabuticabeira e Emília foi falar com as violetas e ajudou as flores roxas a se livrarem de uma violeta Branca, o Visconde também deu uma ajudinha. Os netos de Dona Benta estavam indo para mangueira e encontraram um efeite da festa de Branca de Neve, ou seja o sonho podia ser real.

O Lobo mau apareceu no sítio querendo comer a Dona Benta, mas a Emília e o Quindim deram um jeito.

A Vaca do Teodorico venceu o concurso, e a vaca Mocha queria ter participado do concurso, talvez no ano que vem?

Mais um livro na Editora Globo


Hans Staden em quadrinhos


Depois de ter vivido muitas aventuras e de quase ser devorado por uma tribo de índios em terras brasileiras, Hans Staden resolveu contar sua história no livro “Duas Viagens ao Brasil”, de 1557. Impressionado com os relatos, Monteiro Lobato quis que as crianças brasileiras conhecessem essas histórias. A adaptação da obra feita pelo autor fez com que as aventuras de Hans Staden ficassem muito mais gostosas de se ler porque são apresentadas com aquele jeitinho todo especial que só Dona Benta tem para contar histórias.
A obra lobatiana Aventuras de Hans Staden, lançada em 1927, ganha agora uma versão em quadrinhos de Denise Ortega e Stil, com ilustrações de Arcon. O livro traz também matérias a respeito da obra original, da vida de Hans Staden, da versão de Lobato para as crianças e está de acordo com a nova ortografia da Língua Portuguesa.

Especial Monteiro Lobato: Lobato na mira da ditadura


Mas as idéias e os empreendimentos de Lobato acabaram por ferir altos interesses, especialmente de empresas estrangeiras. Como ele não tinha medo de enfrentar adversários poderosos, acabaria na cadeia. Sua prisão foi decretada em março de 1941, pelo Tribunal de Segurança Nacional (TSN). Mas nem assim Lobato se emendou. Prosseguiu a cruzada pelo petróleo e ainda denunciou as torturas e maus-tratos praticados pela polícia do Estado Novo. Do lado de fora, uma campanha de intelectuais e amigos conseguiu que Getúlio Vargas o libertasse, por indulto, após três meses em cárcere. A perseguição no entanto continuou. Se não podiam deixá-lo na cadeia, cerceariam suas idéias. Em junho de 1941, um ofício do TSN pediu ao chefe de polícia de São Paulo a imediata apreensão e destruição de todos os exemplares de Peter Pan, adptado por Lobato, à venda no Estado. Centenas de volumes foram recolhidos em diversas livrarias, e muitos deles chegaram a ser queimados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Uma festa no sítio


O Gato que apareceu no sítio era o Gato de Botas, ele tinha ido ao sítio para a sua festa, a turma achou que ele fosse o gato gatuno*. Depois que a cambadinha ficou sabendo da festa, foram todos até o pomar onde está realizando o evento, todos os personagens de contos de fadas estavam lá, a festa que a Branca de Neve arrumou para consolar o felino (pois ela não convidou para festa de casamento) estava uma delícia com os quitutes da Tia Nastácia. O Saci e o meio a meio também apareceram por lá.

O Visconde que estava dormindo ouviu a barulheira e foi ver o que estava acontecendo, ele adorou a festa até dançou com a Dona Baratinha. O Gato não aguentou e avançou sobre o Dom Ratão.


*Gato Gatuno apareceu no episódio "Reinações de Narizinho".

Propaganda


A Imagem mostra a propaganda da revista da tv número 4 do sítio, que vinha muitos passatempos, curiosidades e entrevista com o Saci.

Novo livro na Editora Globo: Peter Pan


Depois de o Gato Félix afirmar, em “Reinações de Narizinho”, que o palhaço que havia desaparecido fora raptado por Peter Pan, todos ficaram na dúvida de quem seria esse menino. Ninguém sabia. Nem Dona Benta, que tratou de encomendar um livro chamado “Peter Pan and Wendy”, do inglês J. M. Barrie, em uma livraria de São Paulo para descobrir de quem se tratava.
A famosa história do “menino que não queria crescer” é contada aqui por Dona Benta para turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, do mesmo jeito que acontece no livro. Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma também quer encontrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio.
Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume das adaptações dos clássicos é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. “Peter Pan” foi ilustrado por Fabiana Salomão, uma paulista que é fã das aventuras lobatianas e há 14 anos ilustra livros infantis.

Especial Monteiro Lobato: A Luta pelo petróleo


Personalidade de múltiplos interesses, Lobato esteve presente nos momentos marcantes da história do Brasil. Empenhou seu prestígio e participou de campanhas para colocar o país nos trilhos da modernidade. Por causa da Revolução de 30, que exonerou funcionários do governo Washington Luís, ele estava de volta a São Paulo com grandes projetos na cabeça. O que faltava para o Brasil dar o salto para o futuro? Ferro, petróleo e estradas para escoar os produtos. Esse era, para ele, o tripé do progresso.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um gato aparece no sítio


Hoje no programa o Doutor Caramujo falou que o Príncipe Escamado é obrigado a se casar com a Enguia Maria, Narizinho fica pasma. Pedrinho,Visconde e Emília estão vendo o sonho do Meio a meio com o invento do Visconde, ele está com vontade de voltar para Grécia, Narizinho chega com a notícia desagradável. No sítio Dona Benta está preocupada com o Coronel Teodorico que não acorda, o Doutor Caramujo foi visitar e disse que era sono recolhido. Narizinho e Pedrinho conseguem pescar a enguia Maria, e o Príncipe Escamado está livre. Emília e Visconde e Dona Benta veem o sonho do Teodorico. Anoitece e a turma vai ver o que o Visconde está sonhando. Quando foram ver o aquário onde estava a Enguia ele tinha sumido, um gato aparece.

Especial Monteiro Lobato: Lobato em Nova Iorque


Em 1927, Lobato assumiu o posto de adido comercial em Nova Iorque e partiu para os Estados Unidos, deixando a Companhia Editora Nacional sob o comando de seu sócio, Octalles Marcondes Ferreira. Durante quatro anos, acompanhou de perto as inovações tecnológicas da nação mais desenvolvida do planeta e fez de tudo para, de lá, tentar alavancar o progresso da sua terra. Trabalhou para o estreitamento das relações comerciais entre as duas economias. Expediu longos e detalhados relatórios que apontavam caminhos e apresentavam soluções para nossos problemas crônicos. Falou sobre borracha, chiclete e ecologia. Não mediu esforços para transformar o Brasil num país tão moderno e próspero como a América em que vivia.

Novo livro do sítio: Release Aritmética da Emília

Na Editora Globo
Depois da viagem para o País da Gramática, a turma do Sítio do Picapau Amarelo decide se aventurar pelo universo dos números e das operações matemáticas. Só que agora, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida.
O escritor Monteiro Lobato transforma de modo inteligente temas como divisão, subtração, frações e outras operações, em pura diversão. O livro, escrito em 1935 e reeditado em 1947 com ilustrações do artista haitiano André Le Blanc, ganha agora sua edição comentada, pois apesar da matemática continuar a mesma, o método ensinado nas escolas sofreu mudanças. A nova edição da Aritmética da Emília foi ilustrada por Osnei e Hector Gómez e está de acordo com a nova ortografia da Língua Portuguesa.

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Invento do Visconde também lê pensamentos


Hoje no programa Tia Nastácia lavou Emília e a boneca ficou pendurada no varal, enquanto secava ela aprendeu um pouco inglês com o Quindim. O Visconde consertou o seu psicocaptador que tinha quebrado quando a jaca caiu em cima da Emília pois ela estava segurando o invento na hora do acidente. Depois que ficou pronto e Emília secou, todos foram dar um chá de dormir para Quindim, Conselheiro, Rabicó e Meio a meio. O Coronel Teodorico quer que o conselheiro pinte um quadro da vaca Lola, quando o vizinho de Dona Benta voltou para o sítio ele encontrou um chá em cima de uma mesa, sem saber que era para dormir ele tomou, resultado: Dormiu no sofá da sala de Dona Benta. Quando todos os amigos dormiram a turma foi testar para ver se o invento lê pensamentos também, e deu certo. Quando eles foram procurar o meio a meio, Narizinho deu de cara com o Doutor Caramujo e disse que o Príncipe Escamado ficou noivo da Enguia Marinha.

Doutor Caramujo de volta ao sítio


O Personagem Doutor Caramujo (Paulo Bibiano) que apareceu nas histórias "No reino das águas Claras" e "Reinações de Narizinho" voltou hoje no episódio Histórias diversas vivendo o médico do Reino das águas Claras.

Especial Monteiro Lobato: O autor infantil


Escreveu, em 1920, sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado. Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no Natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta. Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma jaca cai em cima da Emília


Hoje no programa Visconde anda trancafiado no laboratório, Emília ficou muito brava pois o sabugo não quis contar seu novo invento. Depois do almoço o Visconde apresentou a máquina que lê pensamentos, a turma foi ver o que as lagartas, abelhas, caramujos e vacas pensam. Teodorico anda para lá e para cá com sua vaca de estimação. Quando a turma foi ver o que a jaqueira pensava uma jaca caiu em cima da Emília.

Tomas Morkos de volta ao sítio


O Ator Thomas Morkos que participou do sítio nos episódios "Viagem ao céu" e "O Picapau Amarelo" vai voltar na história que está reprisando no Canal Futura "Histórias diversas" ele vai interpretar novemetePeter Pan.

Isabelle Drummond compara personagem a Emília


A garota interpreta Bianca, filha de Dafne, personagem de Flávia Alessandra. Quando o avô morre, deixa claro em seu testamento que a mãe terá que se casar para assumir a direção da empresa de diamantes da família. Bianca vai então atrás do pai, Gabriel, vivido por Malvino Salvador. Ele nunca a conheceu, sequer sabe da sua existência.
Ela, é claro, vai conseguir trazer o pai de volta. Isabelle compara a determinação de sua personagem à daquela que a levou para a fama global, em 2001, com O Sítio do Picapau Amarelo.
- Ela tem um quê de Emilia. Ela é segura. A Emília era segura. Tudo o que ela fazia, ela ia lá, resolvia e conseguia. A Bianca consegue tudo o que ela quer, ela está acostumada assim. Quando ela não consegue, então, sai de baixo.

Especial Monteiro Lobato: Lobato editor e autor infantil


Com o dinheiro da venda da fazenda, Lobato virou definitivamente um escritor-jornalista. Colaborou, nesse período, em publicações como Vida Moderna, O Queixoso, Parafuso, A Cigarra, O Pirralho e continuou em O Estado de S. Paulo. Mas foi a linha nacionalista da Revista do Brasil, lançada em janeiro de 1916, que o empolgou. Não teve dúvida: comprou-a em junho de 1918 com o que recebera pela Buquira. E deu vez e voz para novos talentos, que apareciam em suas páginas ao lado de gente famosa.

domingo, 19 de abril de 2009

O Dia do índio


A Emília ficou curiosa sobre o dia do índio e foi perguntar para Dona Benta, tudo sobre esta data ? Quando a boneca chegou na sala a avó estava lendo um livro, metida Emília chegou e pediu para Benta contar sobre esse dia.


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através de uma lei. Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.


Depois que Dona Benta acabou de explicar a Emília saiu correndo e disse que ia procurar um índio no Capoeirão para dar Parabéns pelo seu dia.

Supereste Monteiro Lobato


Ontem o criador do sítio do picapau amarelo comemora 127 anos data transformada no dia nacional do livro infantil. Vamos ver se você conhece o escritor do sítio.


1- Onde Monteiro Lobato Nasceu?


a- São Paulo (Taubaté)

b- Minas Gerais (Juiz de Fora)

c- Guarulhos (São Paulo)


2-Qual foi o primeiro livro de criança de Monteiro Lobato?


a- Reinações de Narizinho

b- A Menina do Nariz arrebitado

c- O Saci


3- Nas férias Monteiro Lobato...


a- visitava o Vô

b- Visitava o pai

c- Visitava a mãe


4- Qual o nome verdadeiro do escritor?


a- José Renato Monteiro Lobato

b- José Bento Monteiro Lobato

c- José Brasil Monteiro Lobato


5- Lobato já foi para Nova Iorque


a- Sim

b- Não


6- Por que motivo Lobato foi preso


a- Insultou Getúlio Vargas (Presidente do Brasil) para que o Brasil extraísse seu Próprio Petróleo.

b- Achou petróleo no sítio do seu vô.

c- Extraiu Petróleo fora do Brasil.


Resultados:

1-a;2-b;3-a;4-a;5-a;6-a.


Príncipe Esacamado de volta ao sítio


A Partir de amanhã o príncipe escamado (Rafael Novaes) vai aparecer novamente no programa, o príncipe de Narizinho que tinha aparecido nos episódios "No reino das águas Claras" e "Reinações de Narizinho" vai voltar na primeira parte de "Histórias Diversas".

Especial Monteiro Lobato: Lobato fazendeiro e jornalista


A morte súbita do avô determinou uma reviravolta na vida de Monteiro Lobato, que herdou a Fazenda do Buquira, para a qual se transferiu com a família. Localizada na Serra da Mantiqueira, já estava com as terras esgotadas pela lavoura do café. Assim mesmo, ele tentou transformá-la num negócio rendoso, investindo em projetos agrícolas audaciosos.Mas não se afastou da literatura. Observando com interesse o mundo da roça, logo escreveu artigo, para O Estado de S. Paulo, denunciando as queimadas no Vale do Paraíba. Intitulado “Uma velha praga”, teve grande repercussão quando saiu, em novembro de 1914. Um mês depois, redigiu Urupês, no mesmo jornal, criando o Jeca Tatu, seu personagem-símbolo. Preguiçoso e adepto da "lei do menor esforço", Jeca era completamente diferente dos caipiras e indígenas idealizados pelos romancistas como, por exemplo, José de Alencar. Esses dois artigos seriam reproduzidos em diversos jornais, gerando polêmica de norte a sul do país. Não demorou muito e Lobato, cansado da monotonia do campo, acabou vendendo a fazenda e instalando-se na capital paulista.

sábado, 18 de abril de 2009

Fernanda Rodrigues será a Cinderela do Sítio


A atriz Fernanda Rodrigues vai fazer pela segunda vez o papel de Cinderela em o Sítio do Picapau Amarelo. Suas gravações foram feitas no dia 12 e 13 de abril de 2002. Ela também fez uma participação especial, em Brava Gente no mesmo mês.
O episódio histórias diversas começa a ser reprisado no canal Futura a partir de segunda Feira.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Propaganda


A imagem mostra a propaganda dos gibis da turma do sítio, lançado em 2007 pela editora globo.


Nota:A Propaganda era encontrada em revistas do sítio.

Final de episódio termina com a fúria de Cuca


Dona Benta se nega em vender o Sítio para o falso Shake Árabe. Cuca se apaixona pelo falso Shake e faz uma armadilha para que ele se apaixone por ela. Dona Benta avisa crianças que a brincadeira acabou, e pede que acabem logo com o poço de Petróleo. Cuca faz um banquete para o Shake prometendo um poço de petróleo. Ele com sua ganância faz Cuca perceber que ele só quer o petróleo e não seu amor, Cuca, por sua vez, fica furiosa e sai correndo atrás do vigarista. Ao chegar ao Arraial o Shake se depara com o povo revoltado com ele. O povo do arraial pede para Dona Benta que deixe eles verem o petróleo descoberto no Sítio, Emília abre o poço e o petróleo acaba. Cuca desfaz o feitiço do petróleo. Saci explica para a turma que foi a Cuca que fez jorrar petróleo no sitio. No fim tudo acaba bem, e Emília quer fazer um poço de energia solar!

Especial Monteiro Lobato: Lobato volta ao Vale do Paraíba


Diploma nas mãos, Lobato voltou a Taubaté. E de lá prosseguiu enviando artigos para um jornal de Caçapava, O Combatente. Nomeado promotor público, mudou-se para Areias, casou-se com Purezinha e começou a traduzir artigos do Weekly Times para O Estado de S. Paulo. Fez ilustrações e caricaturas para a revista carioca Fon-Fon! e colaborou no jornal Gazeta de Notícias, também do Rio de Janeiro, assim como na Tribuna de Santos.

Um Shake do Iraque quer comprar o sítio


Ontem no programa a turma descobriu Petróleo nas terras do sítio, mas eles não sabem de que a o óleo vem do caldeirão da Cuca. O Saci que sabe o que está ocorrendo foi tentar falar com o Pedrinho mais o Petróleo endoidou o menino. Quindim sentou no poço para parar de sair enquanto não chega o registro que a Emília encomendou pelo transporte Faz- De- Conta. O Arraial dos Tucanos está uma loucura, vários vizinhos de Dona Benta vão se mudar do arraial devido aos problemas que o óleo pode causar.Um Shake do Iraque chegou no sítio querendo comprar as terras de Dona Benta.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Curiosidades O Poço do Visconde


A Hstória que está passando no canal futura, o Poço do Visconde já foi lançado em vhs e em dvd.

Especial Monteiro Lobato: Lobato Estudante


José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto. Morou na república estudantil do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o Cenáculo e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, que tinha como título o mesmo nome daquela moradia de estudantes. Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.

Cuca faz jorrar petróleo do poço


Ontem no programa o galo mal cantou e a turminha já estava de pé para fazer o Poço de Petróleo, o Visconde fez todos os cálculos e estudou o terreno do sítio e graças a varinha que a Emília trocou com Medéia fizeram um enorme poço que batizaram de Cara minguá 1 da companhia Dona Bentense de Petróleo.

A Cuca anda fazendo sua máscara de beleza até que o Saci comunicou que a turma do sítio estava cavando um poço de petróleo bem em cima de sua caverna e com sua mágica, a bruxa fez o poço jorrar petróleo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

João Vítor Silva na novela da Record


O Ator João Vitor Silva que fez o sítio de 2004 e 2005 está de volta à tv fazendo a novela Poder Paralelo da Rede Record.

Fany Georguleas de volta à tv


A atriz Fany Georguleas, que viveu a Princesa Thirza no sítio do picapau amarelo (temporada 2006) está de volta à tv fazendo a novela Poder Paralelo da Rede Record.

Mais uma ideia de Emília


Ontem no programa Visconde e Emília saíram da toca do tatu, Narizinho fez Emília grande de novo, só que também fez o sabugo ficar imenso, ainda bem que ele voltou ao normal. De tanto interessados em Geologia a turma entrou em um vulcão mais próximo para ver o centro da terra, foi muito batatal, como diria Emília. À noite todos viram um filme sobre o Petróleo e Emília quer fazer um poço de Petróleo no sítio.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cuca visita Ana Maria Braga


Nesta segunda feira, 13. O Programa matinal da Rede Globo começou com novidades, a primeira foi o novo espaço que o programa “Mais Você” Ganhou. É um espaço que há contato com a natureza. Com o fim do programa Sítio do Pica-Pau Amarelo em 2008 os cenários e cidades cenográficas do programa ficaram desativados por um ano. E em 2009 a Globo decidiu presentear Ana Maria Braga devido aos seus 10 anos de permanência na Globo dando a casa do Mais Você! Onde eram gravadas as cenas do programa infantil. No começo de 2009 a Globo começou a reformar o local, com tecnologia de ponta, com fibras óticas. E em abril o Mais Você começou a gravar o programa no novo local. A casa do Sítio (do programa infantil) foi substituída por uma linda casa de vidro, chamada de casa de cristal. E para dar um pouco de suspense na estreia a Cuca e o Saci apareceram por lá! A Cuca revelou ser fã de Ana Maria Braga, e até convidou-a para ir tomar um chazinho dos “horrores” em sua caverna. Quem não gostou nada dessa visita foi o Louro José, que ficou paralisado...

Visconde entra na toca de um tatu


Ontem no programa o Tio Barnabé e a Tia Nastácia estão adorando o meio a meio que veio da Grécia com a turma. A Cuca está muito vaidosa foi procurar os elementos para fazer um creme anti-rugas. O Visconde anda tão interessado em Geologia (Ciência que estuda a terra) que acabou entrando na toca de um tatu, os besouros informantes da Emília viram e foram contar para a Boneca, a danadinha ficou pequena e entrou para tirar o Visconde lá de dentro, mas o dono da toca apareceu.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sinopse episódio O Poço do Visconde


Hoje começou mais uma história no progrma, veja a sinopse!


Existe alguém mais inteligente e estudioso do que o Visconde de Sabugosa? Pois é, ele agora resolveu se interessar por Geologia (a ciência que estuda a origem e a formação do nosso planeta). Para pesquisar, ele entra num buraco de tatu, analisa a terra e descobre que pode haver petróleo bem no meio do Sítio! Começa, então, uma viagem incrível: por dentro de um vulcão nossa turma irá até o centro da Terra.