Sempre que a turminha do Sítio está em perigo, Tia Nastácia recorre à fé para livrar os amigos de todo mal. Para ser exato, ela costuma pedir ajuda ao seu santo de devoção, São Jorge, e chega até a fazer alguns bolinhos de chuva para oferecer a ele. E ai de quem comer! E você? Sabe quem foi esse guerreiro da fé?Existem várias histórias relacionadas à imagem atual de São Jorge, o santo guerreiro que venceu o dragão, a maior parte difundida a partir da Idade Média. Reza a lenda mais famosa que, por volta do século III DC, quando Diocleciano era o Imperador de Roma, um horrível dragão ameaçava constantemente uma distante cidade do Oriente, nos confins do Império.
De vez em quando, o monstro deixava as profundezas de um lago e cuspia fogo contra os muros da cidadela, exigindo ao pobre rei do local algumas jovens mulheres para o seu banquete. Como elas eram escolhidas através de um sorteio, um dia coube justamente à filha do rei ser oferecida ao dragão da maldade.Infelizmente, o monarca sabia que não poderia fazer nada para evitar o destino fatal de sua filha. Porém, para surpresa de todos, logo apareceu no reino um corajoso cavaleiro montado em um cavalo branco, oferecendo-se para salvar a princesa das garras do monstro.
Seu nome era Jorge, um cavaleiro cristão de origem humilde, que enfrentou o temido dragão e, após um duro combate, o venceu com sua espada de ouro e sua lança de aço. Após a façanha, o misterioso guerreiro disse ao povo que tinha vindo da Capadócia (região que atualmente faz parte da Turquia), para vencer o mal em nome de Cristo.A lenda do dragão, que continua viva no imaginário popular, acabou se misturando com os registros de um soldado romano que teria enfrentado todos os sofrimentos em nome de sua fé, na mesma época histórica.
Com toda essa coragem, agora é fácil entender por que Tia Nastácia pede tanta proteção a São Jorge!
Nenhum comentário:
Postar um comentário