Buscar no Blog

sábado, 18 de abril de 2015

Confira lançamentos relacionados a Monteiro Lobato, que faz aniversário neste sábado, o Dia do Livro Infantil

Confira lançamentos relacionados a Monteiro Lobato, que faz aniversário neste sábado, o Dia do Livro Infantil Reprodução/Casa da Palavra

Monteiro Lobato (1882 – 1948) é considerado o primeiro autor da literatura infantojuvenil a incluir, em histórias para crianças, elementos da cultura brasileira como costumes interioranos, linguagem regional e lendas folclóricas. Mais da metade de seus livros é destinada aos pequenos. Por isso, desde 2002, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil justamente no seu aniversário, 18 de abril. Até hoje, a vida e a obra do autor inspiram novos trabalhos. Veja alguns dos mais recentes:

EMÍLIA: UMA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DA MARQUESA DE RABICÓ
De Socorro Acioli, com ilustrações de Wagner Willian. Infantil, Casa da Palavra, 96 páginas, R$54,90.

Neste lançamento, a vida de uma das personagens mais célebres de Monteiro Lobato é narrada pela jornalista e doutora em literatura Socorro Acioli, Prêmio Jabuti de 2013 por Ela Tem Olhos de Céu. Fundamentada por pesquisas em cartas e textos originais de Lobato, a autora narra a história da boneca de pano Emília desde seu nascimento, em 1920, passando pelas viagens a vários cantos mundo e até ao céu, os encontros com personagens da história e da literatura _ ela é amiga de ninguém menos que Hércules, Dom Quixote e Branca de Neve, entre outras curiosidades. A obra ainda apresenta um dicionário das asneiras ditas por Emília, uma compilação de suas melhores frases e uma entrevista inédita.

ANTES E DEPOIS – Um dia decisivo na vida de grandes brasileiros, quando pequenos
De Flavio de Souza, com ilustrações de Daniel Almeida.
Juvenil, Cia das Letrinhas, 192 páginas, R$ 38.

O livro narra o dia mais importante na vida de sete personagens da história do Brasil. O dramaturgo, roteirista e escritor Flavio de Souza inventa maneiras criativas de mostrar por que esses brasileiros se tornaram tão importantes. No capítulo sobre Monteiro Lobato – os outros são sobre D. Pedro II, Luiz Gama, Chiquinha Gonzaga, Lima Barreto, Mário de Andrade e Maria Lenk –, Souza nos apresenta uma entrevista fictícia com uma amiga do escritor, a Dona Lúcia, que, por sua vez, teria inspirado a personagem Narizinho. Os fatos sobre a vida de Lobato, no entanto, são todos reais – por meio deles, descobrimos o dia em que Lobato desistiu do sonho de ser pintor e deu os primeiros passos na carreira literária.

Nenhum comentário: