Buscar no Blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Monteiro Lobato ganha hino após 132 anos de emancipação

Praça Monteiro Lobato, em frente ao prédio da prefeitura do município

Em comemoração aos 132 anos de emancipação de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, e que coincide com o aniversário de um de seus mais ilustres cidadãos, a cidade lançou o primeiro hino do município.

De acordo com o prefeito do município Gabriel Vargas, ‘ finalmente terá sua história e origens em uma canção’. A apresentação oficial será no próximo sábado (28), às 09h00, na Praça da Prefeitura e terá a interpretada pelo coral de Cerqueira César e pela Banda Municipal de Concerto de Monteiro Lobato. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, a população vai receber cópias com a letra e o áudio da música.
Autor do Hino
A autoria do Hino de Monteiro Lobato é do cantor e compositor, Adauto Felisário Munhoz, natural de Cerqueira César-SP. A distância geográfica não impediu que o artista compusesse a música que revela toda a história local, desde a fundação com o nome de “Buquira” até a influência do escritor José Bento Monteiro Lobato, patrono do lugar onde criou personagens memoráveis, entre eles: Jeca Tatu, a boneca Emília e a fabulosa história do Sítio do Picapau Amarelo.
O compositor gravou com a “Coral dos Pequenos Cantores de Cerqueira César”. O presente chegou à cidade pelas mãos do atual Secretário de Cultura e Turismo, Eduardo Rocha Dellú, que apresentou a administração pública o desejo de tornar a melodia o hino oficial do município.
Controvérsia
Vale lembrar que boa parte os lobatenses, incluindo autoridades locais, não aceitam publicações sobre o nascimento do escritor no município de Taubaté. A alegação é de que Lobato nasceu na antiga Buquira, atual município de Monteiro Lobato, mas que, na época, pertencia ao território taubateano.

Nenhum comentário: