Buscar no Blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sons do Sítio do Picapau Amarelo

No primeiro sábado de 2012, dia 7 de janeiro, pais e filhos terão um grande presente. A estreia da primeira versão em desenho animado do clássico "Sítio do Picapau Amarelo", obra de Monteiro Lobato que completou 91 anos em dezembro. A direção musical da animação é assinada pelo pianista e multi-instrumentista carioca André Mehmari, que viveu em Ribeirão Preto até os 17 anos.
Mehmari foi convidado pelo próprio diretor Humberto Avelar, entusiasta do seu trabalho e apreciador de música instrumental, para imprimir personalidade à trilha sonora, com o tema clássico de Gilberto Gil.
O resultado é um casamento perfeito entre o discurso da imagem e o discurso musical. "Esse entrosamento é visível nas cenas", diz Mehmari. Segundo o maestro, a temática da turma de Emília e Visconde de Sabugosa já o ronda há algum tempo. Apreciador dos personagens que, na sua opinião, já atingem quase o status de folclore brasileiro, devido à sua complexidade. "Essa qualidade da série a faz atravessar gerações sem ficar obsoleta. Sempre tive simpatia por esse imaginário", afirma.
Mehmari comenta que a sua preocupação era que houvesse uma sonoridade bem brasileira. O maestro revela que o som do acordeom é muito presente, assim como o do cavaquinho e o do violão, e que os telespectadores vão identificar uma temática de ritmos bem brasileiros, como baião e toada, sem cair no bairrismo e no regionalismo.

Nenhum comentário: