Buscar no Blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jogo dos sete erros



A Emília aprontou mais uma das suas. Ela pegou uma foto do Sítio e fez uma versão do lado “reformada”, como diria ela.


Você consegue encontrar as 7 diferenças?

sábado, 26 de outubro de 2013

Nova loja da Globo Marcas!

O visual da loja do Sítio do Picpaau Amarelo ganhou novos ares. Mais interativo e com mais facilidade para encontrar os produtos.

Camisas do Sítio

Um novo lançamento chega à loja da Globo Marcas:são as roupas do Sítio do Picapau Amarelo. De algodão, os personagens que estampam as camisetas são O Saci, Visconde, Rabicó e a Emília.

Décimo Episódio: “O aniversário da Cuca”



O que parecia um dia comum no Sítio do Picapau Amarelo acabou virando uma grande confusão quando a malvada Cuca resolve fazer mais um de seus feitiços.

Toda loucura começa quando a magia da Cuca se vira contra ela e, ao invés, de atingir os moradores do Sítio, atinge ela mesma!

A vilã volta no tempo e acaba virando um pequeno bebê inocente e indefeso!



Sem saber o que fazer, o pessoal do Sítio decide acolher a pequena Cuca para que nada de ruim lhe aconteça.

Mas como será que essa história vai terminar? Será que a Cuca vai crescer outra vez? Será que ela vai continuar sendo malvada depois de todo mundo protegê-la?

Ihh, só assistindo para saber! Começa às 8h na Rede Globo!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sítio no Vídeo Show!

Que tal as guerras de comida da telinha? O Sítio fez uma participação.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/relembre-as-guerras-de-comida-da-ficcao/2907552/

Nono Episódio – Galeria de Imagens


O Príncipe Escamado chega ao Sítio do Picapau Amarelo com uma surpresa que deixa todo mundo curioso. Depois de muito insistirem, ele mostra para o pessoal um objeto muito especial: um espelho mágico. Todo mundo que olha bem de perto consegue ver seu futuro. A primeira a testá-lo, é claro, é a sapeca Emília, que se vê em um palco sendo muito aplaudida!


Pedrinho se vê achando um tesouro precioso no futuro, enquanto Narizinho se vê usando lindos sapatinhos de cristais! Já o Visconde não quis contar para ninguém o que viu no espelho, mas ficou todo vermelho e envergonhado só de pensar!


O único que estava morrendo de medo de ver seu futuro era o porquinho Rabicó, que tinha medo de ver alguma coisa ruim. Mas logo o pessoal o convenceu de que podia ser uma coisa boa e por isso ele devia ver logo! A expectativa da turma era grande!


Rabicó ficou aterrorizado com seu futuro! Ele se viu em uma grande panela com diversos legumes – o porquinho ia virar comida em breve!


Todos ficaram com pena do Rabicó e começaram a pensar em maneiras de agradá-lo em seus últimos dias de vida! A primeira coisa que fizeram foi oferecer um belo banquete com quindins, cocadas e pastéis, que ele devorou correndo! Mas não teve jeito, ele continuou choramingando e pensando no que iria lhe acontecer!


Narizinho, Emília, Pedrinho, Visconde e o Príncipe começaram a pensar em mais coisas para deixar o Rabicó contente, mas ele foi se desesperando quando começou a perceber que o futuro de todo mundo estava se realizando! Pedrinho encontrou seu tesouro, Narizinho ganhou sapatinhos de cristal e Emília foi aplaudida por uma plateia cheia depois de uma breve apresentação!


Até o Visconde viu seu futuro se realizando quando Emília lhe deu um beijo no rosto e o deixou todo sem jeito!


O Príncipe pediu então que preparassem um banho para o porquinho para que ele pudesse relaxar! Quando Rabicó entrou na banheira, lhe deram uma cenoura para comer e colocaram pepinos em seus olhos para que ele relaxasse, quando as comidas caíram na água, ele percebeu que o futuro que viu no espelho não era em uma panela, mas sim em uma banheira com as comidas! Mas como ele estava sendo muito bem tratado decidiu não contar para o pessoal. Ao invés disso, começou a pedir cada vez mais coisas gostosas para compensar a suposta tragédia do seu futuro.


Aos poucos todo mundo começou a se irritar ao ver que o Rabicó estava exagerando e pedindo muitas coisas. Todos começaram então a desconfiar do futuro que ele disse que teria! O porquinho ficou enrascado e resolveu contar para todo mundo que não era nada daquilo e que o futuro dele, na verdade, era bom!


Todo mundo ficou bem zangado com o Rabicó e foram atrás dele para ensiná-lo uma boa lição:não devemos nunca enganar os nossos amigos. Devemos sempre lhes dizer a verdade!


terça-feira, 22 de outubro de 2013

História do Xadrez

Esse jogo de concentração e estratégia tem uma origem desconhecida. Há três lendas que tentam explicar como teria nascido essa brincadeira tão querida por várias gerações.

A mais famosa delas conta que um rajá, um rei indiano, estava muito triste com a morte de seu filho e não conseguia cuidar do reino como deveria. Até que um dia o jovem Sessa o apresentou um tabuleiro xadrez com peças que representavam a distribuição da sociedade.

O rapaz pediu em troca apenas grãos de trigo, que deveriam ser multiplicados progressivamente de acordo com as casas do tabuleiro. A princípio, o rajá pensou ser uma boa ideia, mas conforme foi fazendo as contas viu que a safra daquele ano em grãos não pagaria o pedido de Sessa.

Muito inteligente, o jovem recebeu um convite do representante para trabalhar no governo.

Você conhece alguma outra lenda que fala sobre como surgiu o xadrez? Compartilhe com a gente!

domingo, 20 de outubro de 2013

Canal Viva exibiu Estação Globo especial do Sítio!

fdNo dia das Crianças, o Canal Viva apresentou o especial Estação Globo do Sítio exibido em 2004, veja um trecho:

http://globotv.globo.com/viva/estacao-globo-no-viva/v/o-encontro-das-emilias-do-sitio-do-picapau-amarelo/2880907/

"Sítio do Picapau Amarelo" dobra audiência da Cultura

“Sítio do Picapau Amarelo”, apresentado diariamente, às 19h30, com meia hora de duração, é a atual “menina dos olhos” da TV Cultura, que há muito tempo não tinha registros de uma audiência tão significativa.

Desde a estreia em 30 de setembro até o último dia 16, a média alcançada é de 3,2 pontos contra menos da metade do que existia no horário. O crescimento em seus índices foi superior a 100%.

Um resultado que apenas confirma a qualidade do produto. O “Sítio”, desde os primórdios da TV Tupi até mais recentemente na Globo, sempre soube atender e fidelizar os mais diferentes tipos de público.

Uma pena que a Globo, ao desistir de novas versões com atores, tenha preferido apostar no formato de animação. Uma pena também que essa ficha só caiu agora. Este que vos fala, há uns 5 ou 6 anos, aconselhou a um diretor da Cultura que procurasse a Globo para acertar com  o “Sítio”. Por alguma razão, naquela oportunidade, o negócio não rolou.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

História inédita de Monteiro Lobato é publicada este mês

O selo Globinho, da editora Globo Livros, lança este mês uma história nunca publicada  de Monteiro Lobato, que esteve guardada por mais de 60 anos. Após uma temporada morando na Argentina, onde seus livros infantis alcançaram grandes tiragens, Lobato escreveu, a pedido de seu editor, mais vinte obras com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, das quais 6 foram publicadas na Argentina e no Brasil.


Mais tarde, quando organizou suas Obras Completas, o autor deixou de fora algumas das narrativas encomendadas pelo editor argentino. "No tempo de Nero" é uma dessas preciosidades que ficou 66 anos escondida. Agora, com a nova edição lançada pelo selo Globinho, os leitores têm acesso a uma história praticamente inédita.


A história trata de uma viagem feita  pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo para conhecer a Roma Antiga. Dona Benta concorda com a aventura com a condição de visitarem o período governado por Marco Aurélio, que, segundo ela, era um homem nobre e sábio. Mas Emília, que achava os imperadores estourados muito mais interessantes, dá um jeito de levar todo mundo para o tempo do terrível Nero.


O livro traz ilustrações de Simone Matias e é indicado para crianças a partir dos 7 anos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sítio no Vídeo Show!

fdQue tal relembrar as guerras de travesseiros da ficção. o Sítio fez uma pequena participação.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/veja-arquivo-divertido-com-guerras-de-travesseiros-da-ficcao/2887635/

Pedrinho precisa de ajuda!

Com todo mistério que tem rondado o Sítio do Picapau Amarelo com a chegada de um navio pirata, o Pedrinho resolveu ajudar na investigação para descobrir o que estava acontecendo.

Ao lado da ponte onde o navio está parado, ele achou um velho mapa que tinha um X na região do Capoeirão dos Tucanos e, claro, correu para lá!

Depois de procurar um pouco, acabou achando um velho baú! Mas tem um problema, ele não consegue abri-lo de jeito nenhum! Então, ele está pedindo para que todas as crianças que estão no Mundo do Sítio o ajudem em uma missão.

O Pedrinho precisa que todos vocês ajudem a recuperar 60 chaves que estão espalhadas pela Vila e pelo Sítio!

Vamos ajudá-lo nessa busca? Precisamos descobrir que tesouro é esse antes que os piratas apareçam e levem tudo embora, certo?

Vejo vocês no Mundo do Sítio!

Casa de Monteiro Lobato em SP abriga museu sobre obras do autor

fdPrimeiro no Brasil a escrever para os jovens leitores, Monteiro Lobato foi pioneiro como editor de livros e na luta pela nacionalização do petróleo. Mas o escritor ficará para sempre no imaginário das crianças como o criador dos personagens do ‘Sítio do Picapau Amarelo’.

A sede da chácara onde ele morou quando pequeno, em Taubaté, interior de São Paulo, foi transformada no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato. Alguns objetos são da época em que ele viveu na casa.

Maria Cristina Lopes coordena há dez anos o museu. Ela desenvolve uma série de projetos de incentivo à leitura, e tem na dramaturgia uma forte aliada. “Vem muita gente de fora, da Região Metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais e até do exterior. Quando eu vejo o encantamento das crianças, isso para mim é super gratificante”, afirma.

Quem modernizou o Sítio do Picapau Amarelo foi a escritora e educadora Conceição Molinaro, que dirigiu a instituição de 1993 a 2003. Ela levou o teatro infantil, as oficinas de arte, os concursos literários, e acabou se tornando uma grande especialista em Monteiro Lobato.

“Ele foi o primeiro escritor brasileiro a escrever livros paradidáticos, quando não se falava nisso. É aprender brincando, de forma lúdica. Ele reflete a mentalidade brasileira da época qu ele escrevia. É uma identidade do período”, lembra a escritora.

“Não há diferença entre um livro e um artigo qualquer de alimentação. Se o livro não se vende é porque não presta”, afirmava Lobato.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças na Globo!

A banda Cidade Negra toca em ritmo reggae músicas do Sítio do Picapau Amarelo (Foto: Raphael Dias/Globo)A Globo prepara uma programação especial para a família curtir junto o fim de semana do Dia das Crianças. No dia 12, depois de torcer pela Seleção Brasileira no amistoso contra a Coreia do Sul, pais e filhos vão recordar as músicas que marcaram diferentes gerações com uma edição temática do Som Brasil, que será exibido especialmente em uma manhã de sábado.

O programa apresentado por Patrícia Pillar revisita os grandes musicais infantis exibidos na emissora nas décadas de 1970 e 1980. Com mais de 30 anos de estrada, o cantor de pop rock Guilherme Arantes faz o público viajar no tempo cantando as músicas “Lindo Balão Azul”, “Brincar de Viver”, “Tão Lindo” e “Xixi nas Estrelas”. Os clássicos “Sítio do Picapau Amarelo”, “Saci Pererê” e “Emília” entram no clima do reggae da banda Cidade Negra.

Amanhã às 10:00 da Manhã!

Sítio no Vídeo Show!

fd

Que tal rever uma cena do Sítio de 1980?

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/reveja-cena-do-sitio-do-picapau-amarelo-de-1980/2882617/

Unidade Paulista também recebe espetáculo "Os Saltimbancos"; entrada para as atrações é gratuita

reproduçãoAs crianças agora podem ser um personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo por um dia. Ou, se preferirem, podem assistir ao clássico “Os Saltimbancos”. Melhor: que tal levar os filhos para os dois eventos? A Fnac Paulista oferece uma programação especial para o Dia das Crianças, com oficinas infantis e espetáculo teatral ao longo do dia 12 de outubro. A entrada é Catraca Livre para todas as atrações.

Às 11h, o público volta no tempo com a oficina infantil do Sítio do Pica Pau Amarelo, na qual serão produzidas máscaras das personagens Emília, Visconde de Sabugosae Cuca, idealizadas por Monteiro Lobato.

Logo depois, às 13h, as crianças podem se divertir com a oficina de O Pequeno Príncipe. Sua história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso planeta.

Os pequenos que gostam de música e teatro, e os adultos que adoram relembrar bons momentos, não podem perder a apresentação de “Os Saltimbancos“, às 15h. O clássico musical conta a história de quatro bichos que abandonam seus donos por causa dos maus tratos.

Para finalizar esse dia especial, o espaço recebe uma oficina de mangás, às 17h. Nela, o público aprende a desenhar seus personagens japoneses favoritos.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Globo resgata ibope infantil no Dia da Criança

A Globo reduziu seu espaço para programação infantil, mas nem por isso deixa de adular os consumidores do futuro - nem que seja uma vez por ano. Até chamada especial foi produzida para este sábado: "Na Globo, o Dia das Crianças é o dia da família toda". A data reserva edição do Som Brasil com repertório de várias gerações, com Superfantástico,Sítio do Pica Pau Amarelo e Saci Pererê. No Estrelas, Angélica e Ingrid Guimarães recordam brincadeiras de infância. Mais tarde, Xuxa recebe a Galinha Pintadinha, atual rainha da criançada. Haverá plateia mirim no Altas Horas. E domingo, uma arca de Noé, referência a Vinicius de Moraes, dominará o Esquenta.

O Que será que tem no Capoeirão dos Tucanos!

Nós encontramos um mapa ao lado do navio pirata que parou pertinho do Sítio do Picapau Amarelo no começo desta semana!

Esse mapa tem um X bem em cima do Capoeirão dos Tucanos! Será que tem algum tesouro que pode estar escondido por lá? Será que os piratas vieram pegar esse tesouro depois de tanto tempo?

O Pedrinho já começou a ajudar na investigação! Ele está lá no Capoeirão dos Tucanos com uma fada! Mas, espera… Uma fada? Que fada é essa?

Estamos cada vez mais confusos por aqui! O que será que vai acontecer no Mundo do Sítio?!

Precisamos da ajuda de vocês para investigar essa história! Vocês nos ajudam?

Oitavo episódio- Galeria de Imagens

Dona Benta recebe uma carta de uma amiga da cidade contando que tem uma neta chamada Angélica da mesma idade de Narizinho que irá passar uns dias no Sítio.

No dia da chegada de Angélica, Narizinho fica horas se arrumando e quando está finalmente pronta, todos estranham sua roupa chique e seu sapato de festa para receber a visita.

A chegada de Angélica deixa o pessoal do Sítio muito feliz e curioso para conhecê-la melhor,menos a Emília que torce o nariz para a convidada.

Angélica tenta convencer Narizinho de que elas já são bem crescidinhas para brincar de coisas de criança como peteca, pipa ou boneca. Ao invés disso, ela convida Narizinho para fazer as unhas.

As duas vão até tomar um banho de sol!

Angélica então convence Narizinho de que ela precisa fazer uma grande limpeza e doar todos os seus brinquedos de criança, inclusive a Emília!

Alguns dias se passam e Narizinho percebe que não quer ficar sem seus brinquedos de criança ou sem a Emília, mas quando vê a carroça já levou a caixa com todos os brinquedos. As meninas pegam as bicicletas e vão atrás dos brinquedos. Narizinho resolve seguir caminho por um atalho. Angélica sente medo, mas Narizinho a ajuda. Ao chegarem lá, Emília não está mais na caixa!

As garotas voltam para o Sítio e quando Narizinho está prestes a desistir de tudo, Emília aparece pegando sua mão! Tia Nastácia sabia que Narizinho poderia se arrepender e guardou a boneca para ela!

Todos ficam felizes e aliviados em saber que a Emília está bem e continuará no Sítio com todos eles!

Angélica precisa partir, mas antes Tia Nastácia dá uma boneca de pano de presente para ela. A menina que estava tentando se fingir de gente grande finalmente se rende e volta a ser criança!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Navio pirata está se aproximando do Sítio!

Vocês se lembram daquele barco misterioso que apareceu no Sítio na semana passada?!Pois agora ele está ainda mais perto! E não é mais apenas a sombra de um barco… É um navio pirata!

Toda essa história está cada vez mais misteriosa… e para completar um mapa parecido com aqueles mapas de tesouro apareceu ali por perto! O que será esse mapa? Para onde será que ele leva?

Será que o pessoal do Sítio está em apuros? Precisamos descobrir o que está acontecendo!Vocês têm ideia do que pode ser? O jeito é ficarmos de olhos bem abertos lá no Mundo do Sítio!!!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Biblioteca do Visconde está de cara nova!

A partir de hoje, quem visitar a Biblioteca do Visconde vai encontrar algumas mudançasmuito legais!

Agora ela é muito mais interativa e a Dona Carochinha é a grande responsável por colocar ordem no lugar! Além disso, as traças dos livros ajudam todos que passam por ali com muitas dicas.

E tem livro novo na estante! Chama-se “O Rato Orgulhoso”, um conto tirado do livro “História de Tia Nastácia” e ilustrado por Fernando Vilela.

O conto fala sobre um ratinho muito esperto que queria porque queria fazer um grande feito. Passou anos tentando inventar algo importante para humanidade. Seu maior desejo era se tornar famoso e respeitado por todos os habitantes do mundo. Por isso, sonhava alto. Será que ele consegue realizar seu grande sonho?

Tem muita coisa legal te esperando, não é?! Que tal dar um pulo lá agora mesmo?! Fica logo na entrada da Terra Encantada da Sabedoria.

Corram lá e contem para nós o que vocês acharam de todas as mudanças!

domingo, 6 de outubro de 2013

sábado, 5 de outubro de 2013

Obra “esquecida” do Sítio é relançada pela Rede Globo!

fd

Em 1947, Monteiro Lobato retornou ao Brasil depois de ter morado durante um ano na Argentina, país no qual seus livros infantis alcançaram grandes tiragens. Neste período, a Editorial Codex, de Buenos Aires, pediu ao escritor novas histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Das vinte obras idealizadas, seis foram publicadas e lançadas na Argentina e no Brasil.

Mais tarde, quando organizou suas Obras Completas, o autor deixou de fora algumas das narrativas encomendadas pelo editor argentino. No tempo de Nero é uma dessas preciosidades que ficou 66 anos escondida. Agora, com a nova edição lançada pelo selo Globinho, os leitores têm acesso a uma história praticamente inédita, daquelas que soltam as amarras da fantasia.

Na aventura, os personagens do Sítio do Picapau Amarelo querem conhecer a Roma Antiga. Dona Benta concorda com a viagem com a condição de visitarem o período governado por Marco Aurélio, que, segundo ela, era um homem nobre e sábio. Mas Emília, que achava os imperadores estourados muito mais interessantes, dá um jeito de levar todo mundo para o tempo do terrível Nero.

Mal chegam a Roma, eles são presos por terem “cara de cristãos” e, graças a uma conversa divertidíssima entre Tia Nastácia e os soldados romanos, são condenados pelo pior crime da época. Enquanto o grupo é obrigado a enfrentar uma fera em plena arena do Coliseu, Emília trata de inventar um plano para tirar todo mundo daquela encrenca.

O livro traz belíssimas ilustrações de Simone Matias que enriquecem a história com cores vibrantes, humor e elegância.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TV Cultura anuncia O Saci!

Hoje depois do último capítulo de No Reino das Águas Claras, A TV Cultura anunciou o episódio O Saci, que estreia segunda às 19:30. Diferentemente dos outros canais, a Cultura inovou e está realizando a exibição de uma maneira diferente. Na segunda, o canal fez um especial exibindo  O Primeiro e o segundo capítulo.

Sítio no Vídeo Show!

Os personagens que tiram o chapéu na telinha.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/eles-tiraram-o-chapeu-veja-o-clipe/2867715/

Oitavo Episódio: “Uma visita para Narizinho”




O pessoal do Sítio terá uma surpresa! A neta de uma amiga da Dona Benta vai passar alguns dias por lá.



Mas essa visitante vai criar uma confusão. Ela convence a Narizinho de que ela precisa se livrar de todos os seus hábitos e brinquedos de criança, inclusive a Emília!






Será que a Narizinho vai seguir o conselho da nova amiga e deixar a Emília?!


Ihhh, só assistindo para saber! É amanhã, às 8h, na Rede Globo!

Sétimo episódio – Galeria de imagens




Emília encontrou uma varinha de condão.





E desde o primeiro instante já se sentiu uma fada.





Mas nem todas as suas mágicas deram certo.





Por isso, aceitou o convite de fazer aula de aprendiz de seres encantados.





A Emília acabou não ficando muito tempo. Achava as aulas chatas. Mas quando resolveu voltar para o curso já não dava mais tempo. Era o momento de estudar e mostrar que era uma fada de verdade no dia do teste.





A sua prova final foi com a Cuca. A vilã soltou um feitiço e Emília, que tinha estudado a fundo todos os livros, soube como agir, mesmo que isso custasse não ter uma vara de condão mais