Buscar no Blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ateliê da Dona Aranha


Com tantos bailes e festas importantes o pessoal do Sítio não via a hora de trocar o guarda-roupa e encomendar algumas peças para ocasiões especiais. Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde se juntaram e foram até o Ateliê da Dona Aranha preparar os modelos. Afinal, quem melhor que ela, a costureira das costureiras, que já produziu roupas para as princesas, preparar cada detalhe para o armário dos quatro amigos?

Está no ar o jogo “Ateliê da Dona Aranha”, lá no Reino das Águas Claras. A atração convida a todos para brincarem de assistentes de confecção, cortando, costurando e enfeitando de detalhes os vestidos, casos, calças e saias escolhidos por cada um.

Que tal jogar agora mesmo? O Ateliê fica 24 horas de portas abertas esperando por vocês.

Esse jogo é exclusivo para assinantes do Mundo do Sítio.

Neste Sábado será a vez de “O Grande Aventureiro”

 

pedrinho 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Pedrinho é confundido com aventureiro e aumenta as histórias contadas (Foto: Divulgação/TV Globo)

Pedrinho vai precisar mostrar toda a sua coragem no episódio "Um Grande Aventureiro", doSítio do Picapau Amarelo, que a Globo exibe neste sábado, dia 3, logo após a TV Globinho.

O Capitão dos Couraceiros faz uma visita ao sítio e confunde Pedrinho com um famoso desbravador. Quando o menino pensa em começar a desfazer o mal-entendido, o Capitão conta para toda a sua tropa as histórias dos feitos fantásticos do aventureiro. Encantado com o efeito surtido, Pedrinho resolve deixá-los acreditar nas mentiras e ainda aumenta os contos, falando sobre o dia em que ele enfrentou a Cuca.

montagem sitio pedrinho 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Pedrinho se mete em encrenca quando precisa, de fato, provar que tem coragem (Foto: Divulgação/TV Globo)

Narizinho e Emília escutam a lorota e ficam sem entender a situação, mas o menino diz para elas não falarem nada. A confusão tem início quando o Capitão pede para Pedrinho acompanhá-lo em algumas aventuras. Durante a preparação para a viagem, no entanto, a equipe do Capitão procura o garoto para pedir a sua ajuda, pois ele acabou sendo capturado pela Cuca. Agora, cabe a Pedrinho encarnar, de fato, o aventureiro destemido para salvar o comandante.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Matéria

fd

Mabu Thermas Resort continua com espaço do Sítio e em Agosto realiza vantagens nas hospedagens!

fdDurante todo o mês de agosto a Rede Mabu Hotéis & Resorts promove o terceiro “Mês dos Amigos” de 2013, período em que há vantagens na hospedagem. Ao reservar o apartamento, o cliente ganha outro de cortesia nas mesmas condições e períodos, podendo levar os amigos como convidados especiais. Caso prefiram, o cliente e o convidado podem dividir a conta, pagando 50% do valor pela hospedagem. A promoção é válida para os resorts Mabu Thermas Resort, de Foz do Iguaçu/PR, Mabu Capivari Ecoresort, localizado em Campina Grande do Sul/PR e Mabu Costa Brasilis Resort, que fica na praia de Santo André, na Bahia.

No Mabu Thermas Resort os clientes encontram muitas opções para todas as idades, incluindo piscinas de águas termais, restaurantes e espaços para a prática de esportes, além de locais que priorizam o descanso do corpo e da mente. Para as crianças, a principal atividade é o espaço inspirado no Sítio do Picapau Amarelo, que incentiva a imaginação e a criatividade. No hotel, o valor das diárias no Mês dos Amigos é a partir de R$ 899,00 mais taxas em apartamento duplo master. A tarifa é pelo sistema Mabu Inclusive, que contempla café da manhã, almoço, lanche tropical, jantar, ceia e pacote de bebidas durante as refeições. Há cortesia para uma criança de até sete anos hospedada no mesmo apartamento dos pais.

Lazer e ampla área verde com uma vista privilegiada para a Serra do Mar, a represa do Capivari e a Mata Atlântica, são encontrados no Mabu Capivari Ecoresort. O hotel oferece espaços para eventos, entretenimento, ecologia e diferentes opções em gastronomia, com pratos regionais e também internacionais. Para o período de Mês dos Amigos, as tarifas são a partir de R$ 569,00 mais taxas a diária em apartamento duplo Master pelo sistema Mabu Fit, que inclui café da manhã, almoço e jantar com bebidas não alcoólicas durante as refeições.

Gloob continuará a exibir a primeira temporada!

O Pablog entrou em contato com o canal Gloob, que exibe a primeira temporada do Sítio do Picapau Amarelo. O novo canal se destacou por começar a exibir a primeira temporada do infantil. Os fãs esperavam rever todas as temporadas, mas surpreendeu a todos ao parar na história Memórias do Picapau Amarelo e voltar para Caçadas de Pedrinho.

O canal se pronunciou a respeito e respondeu que no momento, o Gloob continuará a reexibir a temporada de 2001. Será que é por causa da TV Cultura que consegiu os episódios do Sítio?

Saci ou Marquês de Rabicó? Qual seu personagem favorito?

O travesso Saci ou o engraçado Marquês de Rabicó? Qual dos dois personagens você gosta mais de acompanhar as aventuras? Conte pra gente.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Matéria



Próxima visita Sítio Mairiporã!



Lobisomens invadem o Vídeo Show!

fd

Moradores do Arraial assustados com os uivos

A novela das 11, Saramandaia, é conhecida pela cidade de Bole-Bole que possui inúmeros acontecimentos mágicos. Entre tantos fatos, um homem que vira lobisomem atormenta as noites da Rede Globo.

Vários outros programas já retrataram o personagem folclórico de origem portuguesa. O Sítio do Picapau Amarelo por se tratar de um infantil, está repleto desse ser que aparece nas noites de lua cheia.

O Vídeo Show dessa segunda, mostrou os lobisomens da telinha. O episódio O Cangaceiro Lobisomem apresentou várias imagens no quadro. O lobisomem interpretado por Alexandre Barillari assustou a todos no Sítio. Em 2005, o personagem João da Luz (Henrique Ramiro) foi amaldiçoado pela Cuca e teve que viver a sina de lobisomem. Já em 2007, o delegado da cidade interpretado por Paulo Gustavo fez um monstro pra lá de assustador.

 

fd

Episódio Cangaceiro Lobisomem

fg

Em 2007, o delegado virava lobisomem

domingo, 28 de julho de 2013

Entrevista com Isabelle Drummond

Tanto a Giane, sua personagem na novela das 7, Sangue Bom, quanto a Emília são meninas marrentinhas, teimosas... Você é um pouco assim?
Não sou tão teimosa quanto a Emília, nem tão cabeça dura quanto a Giane, mas olha, tenho que confessar que tenho muita opinião, sei bem o que quero.

Dá para ver que sua personalidade é mais reservada, séria. E ser reservada hoje significa construir uma barreira entre você e as pessoas, não?
Pode-se dizer que sim. É que já sou uma pessoa tão exposta... Então, é importante mostrar só o que quero que os outros vejam. Não quero que se lembrem de algo da minha vida pessoal que saiu na imprensa quando virem minhas personagens em cena, entende? Agora, nas minhas relações pessoais, sou mais tranquila, embora escolha bem as pessoas com as quais me relaciono. Imagino, porque a gente não vê notícia sua do tipo: “Isabelle de mãos dadas com fulano”.

Vem cá, você nunca namora ou é bem discreta?
Sou discretíssima [risos]. Não é aquilo do “eu não falo sobre minha vida pessoal”, porque acho que posso falar coisas interessantes sobre mim. Mas tem outras coisas que só suas amigas e sua mãe devem saber. Simples assim.

Tá, mas ser tímida dificulta na hora da paquera? E ser famosa?
Ah, às vezes ser tímida é um charme a mais. Já ser famosa me atrapalhou em muitas situações da vida. Porque as pessoas leem o que sai na imprensa e formam uma pré-imagem sua que, às vezes, não é verdadeira. Isso é um pouco chato.

 

Não sou nem um pouco rebelde. Mas já levei dez multas com meu jipinho, porque dirijo correndo. Mas é correndo mesmo, tipo a 160 km/h. Gente, não façam isso, tá?” (Foto: Vicente de Paulo)Não sou nem um pouco rebelde. Mas já levei dez multas com meu jipinho, porque dirijo correndo. Mas é correndo mesmo, tipo a 160 km/h. Gente, não façam isso, tá?” (Foto: Vicente de Paulo)

E tem o sonho de casar de branco e tal e coisa?
Não... Para mim, o importante é o encontro entre as pessoas, ficar mostrando para todo mundo não é a minha. Isso é raso. Pode até ser que me case, talvez na praia, mas com
pouquíssimos convidados, sem festão. Não gosto de ser o centro das atenções.

Qual a coisa mais rebelde que você já fez?
Vixi, não sou nem um pouco rebelde. Mas já levei dez multas com meu jipinho, porque dirijo correndo. Mas é correndo mesmo, tipo a 160 km/h na estrada. Nossa, que péssimo exemplo eu estou dando. Minha mãe fica louca! Gente, não façam isso por aí, tá?

“Isabelle era muito levada, brincalhona e um tanto voluntariosa. Mas apesar de serelepe, sempre foi bem respeitosa. Estava sempre pronta para trabalhar, chegava com o texto decoradinho e improvisava bem. Até hoje me sinto um pouco avó dela.” (Foto: Vicente de Paulo)“Isabelle era muito levada, brincalhona e um tanto voluntariosa. Mas apesar de serelepe, sempre foi bem respeitosa. Estava sempre pronta para trabalhar, chegava com o texto decoradinho e improvisava bem. Até hoje me sinto um pouco avó dela.”, Nicette Bruno, atriz, a Dona Benta do Sítio  (Foto: Vicente de Paulo)

E você cozinha?
Sim, doces bem engordativos, tipo Bis com doce de leite, bolo com iogurte e doce de leite. Mas quase sempre estou de dieta, então não faço isso nunca.

Oi? Dieta? Como assim, Isabelle? Você é supermagrinha...
Durante a semana, não como doce nem carboidrato, apenas peixe, salada, frutas. Tomo muito suco. Aí tiro um dia para comer umas besteiras, geralmente quando saio para um bar com minhas amigas. Foi em Cheias de Charme [2012] que comecei a fazer reeducação alimentar. Porque vivendo nesse ritmo, a gente precisa estar saudável. No ano passado, só comia bala durante as gravações. E como já estava cansada, não me alimentava direito. Resultado? Acabei no hospital, com reação alérgica a comida.

sábado, 27 de julho de 2013

Notícia 1995: Picapau Amarelo volta na TV Cultura

fdA Rede Cultura volta a apresentar, no próximo dia 03 de Agosto, Sítio do Picapau Amarelo, série baseada na obra de Monteiro Lobato.

Produzida em 1977 pela Rede Globo e TV Educativa do Rio de Janeiro e exibida na Globo entre 1977 e 1986 o programa tem como protagonistas Zilka Sallabery (Dona Benta), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Júlio César (Pedrinho), Rosana Garcia (Narizinho), entre outros.

A série será apresentada de segunda à sexta às 18h e a primeira históriaserá O Anjinho da Asa Quebrada, em 19 capítulos, sobre um anjo que cai no Sítio e causa grande confusão. Para o dia 5 às 19:30, o canal programou um especial sobre a série.

Notícia: 26 de Julho de 1995 da FolhaUol

Nicete Bruno fala sobre o Sítio!

fd“Tenho amor pela vida e essa relação de abertura e cumplicidade com os meus netos. E, assim como Dona Benta, busco o novo e o lúdico das crianças. Sempre me identifiquei com a forma como ela entra na história e fantasia ao lado dos netos”.

Nicete Bruno escalada para próxima novela das 6

donabentaFFA atriz Nicete Bruno, mais conhecida como a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo, está no elenco da próxima novela das seis da Globo, Joia Rara. A última aparição da atriz foi na novela Salve Jorge, onde não teve grandes participações.

A nova novela não tem uma trama concreta divulgada e a estreia está prevista para Setembro. As gravações ocorrem no Nepal, sudeste asiático, Rio de Janeiro e algumas cenas em Santa Catarina.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bastidores

Cecília Rangel foi instrutora de dramaturgia de vários programas infantis da Rede Globo, entre eles o Sítio do Picapau Amarelo de 2002 e 2003. Nos bastidores, Cecília se divertia com o elenco e tirava fotos. 







Curiosidades!

fdEm 2001, o atual presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, realizou um movimento pela paz no dia das crianças daquele mesmo ano. FHC, abreviatura do nome do presidente, explicou que nunca teve ato terrorismo no Brasil e desejou que nunca existisse.

A festa pela paz também foi palco para o novo lançamento do programa da rede Globo, uma reedição do Sítio do Picapau Amarelo.O presidente posou para fotos com o elenco e elogiou o conteúdo do programa, baseado na obra de Monteiro Lobato (1882-1948).

“Alegra-me saber que essas crianças, e quem sabe, algum de nós, dentro de instantes estaremos vendo o Sítio do Picapau Amarelo”,disse FHC.

Vídeo

A Galinha dos Ovos de Ouro

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia do Escritor–25 de Julho

Arquivo N na Globo News homenageia Monteiro Lobato

A Gramática de Emília



A versão da editora brasiliense

A Editora Globo está lançando uma nova versão dos livros do Sítio do Picapau Amarelo. A nova edição de Emília no país da Gramática chegou às livrarias em abril de 2007. A obra ganhou cores, desenhos de Paulo Borges e uma atualização na nomenclatura, que pretende manter o frescor da abordagem gramatical proposta pela obra lançada em 1934 com 20 mil exemplares. 

Lobato dramatiza a gramática e literalmente humaniza seus termos. O verbo "ser", os ditongos e a figura retórica, por exemplo, viram gente e ganham endereço - a cidade de Portugália, a mais próxima do Sítio. A atenção que Monteiro Lobato dá a linguagem não se resume apenas a Emília no País da Gramática. Está, por exemplo, no conto O colocador de pronomes, do livro Negrinha (1920). 

Desde 1998, a obra do escritor virou centro de uma disputa entre a editora Brasiliense e os herdeiros do autor, que acusavam de negligenciar a obra, com livros desmembrados em obras menores, sem tratamento editorial à altura, com cessão de edições a terceiros e publicação de obras sem autorização. Em Setembro de 2006, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu pela rescisão  contratual e concedeu à Editora Globo os direitos sobre a obra até 2018, quando o patrimônio literário de Lobato ganha o domínio público. 

Para manter o espírito do original, a equipe de professores, pedagogos e linguistas que preparou a nova edição de Emília no País da Gramática adequou a obra para o conhecimento mais recente na área. O mesmo tratamento será dado a Aritmética da Emília e mais seis obras de Lobato. O projeto inicial era atualizar o livro, mas se distanciava do original. Optou-se por sinalizar os trechos contextualizados. 

Vídeo

A Tia Nastácia está esperando os visitantes no Belo Horizonte Shopping!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Adeus à Dominguinhos!

fd

Em cena no Sítio do Picapau Amarelo

Dominguinhos deixa uma adeus musical para o público

 

Ontem com 72 anos, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, morreu em um hospital de São Paulo. O músico lutava contra um câncer de Pulmão desde Janeiro desse ano.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil, cantor da música tema do Sítio, comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções e dos estilos.

Em 2002, no episódio O Cangaceiro Lobisomem, Dominguinhos fez uma participação como ele mesmo. O sanfoneiro era parte integrante do grupo do Cangaceiro Trovoada (Carlos vereza). Além dele, ele contracenou com muitos atores, além dos atores do infantil. Entre eles estavam Maria Maya, Cláudia Rodrigues, Eva Todor e Alexandre Barillari. Na sua participação, ele cantou músicas, como Asa Branca, um sucesso do sanfoneiro. Ele vai deixar saudades.

 

fg

fr

fe

Segunda Temporada é divulgada pelo Mundo do Sítio!

fdHá alguns dias atrás, o Pablog divulgou a notícia que a estreia para a segunda temporada do Sítio do Picapau Amarelo em desenho iria ocorrer no dia 6 de Julho. Contudo, a data passou e não houve a estreia. A notícia havia sido retirada do jornal O Estadão.

Em seu blog, o Mundo do Sítio colocou uma notícia em relação a estreia do infantil:

A nova temporada do desenho está quase chegando às telinhas. A Emília não vê a hora de voltar para TV e contar para vocês todas as novas aventuras que viveram. São tantas histórias… O Pedrinho e a Narizinho prometem que não vai faltar emoção.

Mas, a ansiedade da boneca é tanta que ela quis adiantar, mesmo sem os outros deixarem, que terão uma série de novidades. Ai, quais serão? Pelo que a Emília comentou, parece que alguns personagens, que não apareceram antes, estarão nos novos episódios.

Por isso, a gente quer saber, quais personagens vocês gostariam de ver na segunda temporada?

Agora só resta esperar a data a ser divulgada.

Lembranças no Vídeo Show!

fd

O episódio que recentemente foi exibido no Canal Futura foi relembrado em quadro

Programa Vídeo Show faz quadros com cenas do Sítio

Recentemente o Vídeo Show está colocando várias cenas do Sítio do Picapau Amarelo em quadros. É uma espécie de relembrando o baú de personagens que fizeram alguma coisa na telinha. Hoje foi a vez de lembrar quem já salgou a ceia de alguns personagens. Cenas do episódio O Primo do Carijó e Os Bandeirantes apareceram em meio a tantas cenas da dramaturgia. Ambas  mostraram cafés salgados.

Como não bastasse isso, o Vídeo Show encontrou Isabelle Drummond nos bastidores das gravações da novela Sangue Bom. Não tem como ver a atriz e não lembrar da Emília do Sítio do Picapau Amarelo.

fd

Emília foi uma personagem marcante para Isabelle Drummond

Vídeos no Mundo Gloob!

fdO Canal Gloob está reprisando o Sítio do Picapau Amarelo desde a primeira temporada. O canal parou a exibição em Memórias do Picapau Amarelo e colocou há alguns meses atrás  novamente o episódio Caçadas de Pedrinho. Atualmente, o Gloob exibe História das Invenções.

A página do sítio no canal é repleto de vídeos dos episódios No Reino das Águas Claras, O Saci e Caçadas de Pedrinho. Agora é a vez da história Reinações de Narizinho. O primeiro vídeo já está no ar e lembra o barulho misterioso que Emília e Nariinho ouviram no início do primeiro capítulo.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Vídeo

A Galinha dos Ovos de Ouro

Globo Marcas coloca malas do Sítio em catálogo!

fgA Globo Marcas colocou em seu site mais dois produtos do Sítio do Picapau Amarelo. Trata-se das malas do Visconde e da Emília, lançadas pela empresa Sestini. A empresa já havia lançado a linha escolar do infantil baseado na obra de Monteiro Lobato.

Com o preço tabelado por R$ 64,00, o site descreveu o produto explicando que é feito com materiais de alta qualidade e super resistentes, as Malas do Visconde e da Emília são confeccionadas em tecido poliéster, possuem puxadores em metal personalizados em sua abertura em formato tampa para compartimento principal, além de detalhes super estilosos em PVC com brilho e topo com estampa em duas cores. Para qualquer ocasião: escola, viagens, esportes e muito mais! A descrição termina com uma ótima frase: Faça parte desse clássico com a mala do Sítio do Picapau Amarelo!

fd

Livros são lançados pela Globinho

A Globinho, editora infantil da Globo Livros, acaba de lançar mais dois livros da coleção Pirlimpimpim, do Sítio do Picapau Amarelo: Os Sete leitõezinhos e o Pedido de Casamento.

 

fg

O pedido de casamento
Monteiro Lobato

Narizinho acha que já é hora de Emília se casar, mas a boneca não abre mão de se tornar uma princesa. Para convencê-la a aceitar Rabicó como noivo, a menina inventa que o porco é um príncipe encantado, e que o pai dele, o Senhor Visconde de Sabugosa, virá pessoalmente fazer o pedido de casamento.

Extraída do livro Reinações de Narizinho, O pedido de casamento é a primeira história em que aparece um dos personagens mais queridos do Sítio, o inteligente Visconde. Ela também conta por que Emília se casou com Rabicó e como ele se tornou marquês.

As manobras de Narizinho para convencer a boneca a aceitar Rabicó seguem uma deliciosa lógica infantil e divertem o leitor neste volume da Coleção Pirlimpimpim, lançado pelo selo Globinho. A história vem acompanhada das ilustrações de Rosana Urbes, que enriquece a narrativa com delicadas aquarelas.

 

fd

Os sete leitõezinhos
Monteiro Lobato

Rabicó veio ao mundo em uma família de sete irmãos, mas nascer leitão no Sítio do Picapau Amarelo é ter o destino traçado. À medida que vão crescendo e engordando, todos acabam vítimas de Tia Nastácia e se transformam em um belo assado, servido na hora do jantar. Rabicó foi o único que se salvou dessa sorte terrível.

Com a proteção de Narizinho, ele sobreviveu a todas as tentativas de Tia Nastácia de colocá-lo na panela. Assim, cresceu gordo e guloso e nunca perdeu uma oportunidade de roubar quitutes na cozinha.

Extraída do livro Reinações de Narizinho, a história Os sete leitõezinhos conta como surgiu a amizade entre Narizinho e Rabicó e as artimanhas da garota para livrar o amigo da panela. Fala, nas entrelinhas, sobre o profundo sentimento de afeição que pode surgir entre uma criança e seu bicho de estimação.

Escrito na década de 1920, o texto se mantém envolvente, capaz de criar empatia com leitores de várias idades, e complementado pelas divertidas ilustrações de Vanessa Prezoto, que dão um novo toque interpretativo ao texto de Lobato.

Globo começa repisar primeira temporada em desenho desde o início!

sítio livreiro 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Turma do sítio não gosta da abordagem de livreiro (Foto: Divulgação/TV Globo)

Os segredos (e a paz) do sítio podem estar ameaçados no episódio "Um Lugar Diferente", doSítio do Picapau Amarelo, que a Globo exibe neste sábado, dia 27, logo após a TV Globinho.

Um vendedor de livros de aventuras chega ao sítio crente de que iria conquistar a todos e conseguir vender suas mercadorias num piscar de olhos. O que ele não esperava era que a rotina do lugar oferecesse histórias ainda mais marcantes e especiais do que aquelas que seus livros contam.

montagem sítio livreiro 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Homem quer contar para todos o que realmente acontece no lugar (Foto: Divulgação/TV Globo)

O senhor começa a falar com Dona Benta e os demais com ar de superioridade, deixando Emília sem paciência. A matriarca, no entanto, aconselha a boneca a manter a calma para não revelar o que realmente acontece no sítio, visto que um sábio sabugo de milho, um leitão que reclama quando está com fome e a própria boneca de pano falante seriam um prato cheio para curiosos, o que acabaria com a paz do local e de todos que lá vivem.

Emília acata a decisão de Dona Benta, mas não deixa de pregar alguns sustos no livreiro, que é convencido (a muito custo) pela doce senhora da "normalidade" da situação. Mas, ainda desconfiado, ele retorna, de surpresa, e se depara com o que, de fato, acontece no sítio. Disposto a revelar para o mundo as irreverências do local, o homem decide levar a boneca de pano para provar a existência daquela realidade mágica. Agora, a turminha precisará agir rápido para salvar o seu tão amado cantinho e Emília.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vídeo

Galinha dos Ovos de Ouro

As críticas do Sítio do Picapau Amarelo na televisão ao longo do tempo!

fd

Durante ao longo das adaptações do Sítio do Picapau Amarelo para a televisão, muitas foram as críticas que surgiram. Críticas relacionadas as modernizações. Cada época se manifestou de alguma forma.

No dia seguinte à estreia do Sítio em 8 de março de 1977, o jornal A Folha colocou uma crítica no caderno Ilustrado, dedicado aos programas televisivos.

Já no Sítio, Emília vivia se queixando do barulho e da agitação das grandes cidades e dizia que isso seria um grande problema à paz. Na Rede Globo, desde ontem à tarde, entre automóveis, bombeiros e policiais, a agitada boneca pode perder a fala, pois a sua profecia acabou acontecendo.

Mas nem mesmo a Emília poderia imaginar que a Globo iria fazer no Sítio de Dona Benta. Até astronauta vai aparecer por ali para brincar entre bois e vacas. Se ganhou uma prancha de surf, uma mesa de futebol de botões e outros brinquedos caros e sofisticados, Pedrinho perdeu um de seus melhores amigos: Peter Pan. Por ordens da Globo, o rapaz vai ficar em seu exílio na Terra do Nunca. Sem nenhuma consulta à Dona Benta, a emissora tirou o pó de pirlimpimpim.

Mas na Globo, tem policiais simpáticos como aquele interpretado por Marco Nanini. Ele deve ter sido o escalado para dar aulas de trânsito para as crianças. Ontem, se dedicou a salvar um menino que ficou trancado no banheiro, jogou a chave pela privada e não tinha como sair. Depois esse guarda levou um tombo, que devia ter intenções humorísticas, mas nem os figurantes contratados conseguiram dar risada à cena.

A julgar pelo primeiro capítulo de ontem, parece difícil que os meninos venham se preocupar, nesses tempos de contrato de risco, e de alta da gasolina com o petróelo, o ferro, domínio das riquezas naturais. Mas o departamento comercial, demonstrou pudor de não colocar reclame da Esso no intervalo. De qualquer forma o público não seria adequado.

Texto adaptado da Folha. Em outra postagem iremos colocar as críticas ao Sítio de 2001.

domingo, 21 de julho de 2013

Revista Batavinho e a Turma do Sítio

digitalizar0001

Contracapa da revista

Em 1997, a empresa de lacticínios Batavo lançava a revista Batavinho e a turma do Sítio do Picapau Amarelo. As revistas tinham o Batavinho, personagem criado para divulgar os produtos da marca, como enredo principal. Em uma delas, apresentava a obra de Monteiro Lobato. As revistas eram encontradas em produtos Batavo, sendo proibida a venda da mesma.

Dentro, histórias em Quadrinhos podiam ser lidas e as aventuras eram Mistério no Pasto, o Fogaréu, Encomenda para Tia Nstácia e O Saci. Em algumas páginas, eram encontradas propraganda dos produtos Batavo relacionado-os com personagens do Sítio, que já foram postadas aqui no blog.

Outras páginas apresentavam passatempos para a garotada, que iremos postar em breve. Possuo duas revistas do Batavinho e a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. O Pablog irá sortear uma para um dos leitores. O leitor que escrever por que deseja ter a revista e mandar a resposta para pablogsitio@gmail.com irá ganhar a revista.

OBS: A resposta mais criativa levará a revista.

Vídeo

A Galinha dos Ovos de Ouro

Vídeo

A Pedra Verde

Vídeo

A Pedra Verde

sábado, 20 de julho de 2013

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Maquiagem de Emília é sucesso em Festival de Literatura

 

fd

Crianças apresentam teatro do Sítio

Com intuito de incentivar a leitura de uma maneira divertida, com música, teatro e poesias, o 3º Festival de Literatura, da Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, do Bairro Rio Maina, em Criciúma – Santa Catarina, contou com mais de 30 apresentações na manhã e tarde de quinta-feira, com um público de mais de 300 pessoas. O evento ainda contará com 19 apresentações artísticas no turno da noite.

Conforme a diretora da instituição, Marilda Lopes, a escola é a única do município a promover um festival de literatura. São mais de mil alunos que desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, até o magistrado, têm incentivo literário. “Este ano nós delimitamos as obras para cada ano. O primeiro e o segundo ano, por exemplo, ficou com Monteiro Lobato, onde os alunos leram e interpretaram as obras do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Pedro Malasartes”, conta.

O evento conta com várias brincadeiras, entre elas está a maquiagem da boneca Emília do Sítio. Crianças se vestiram da personagem e se divertiram pelos arredores da escola Padre Miguel Giacca, onde ocorre as atrações.

Hotel Fazenda Mazzaropi tem nome inspirado em personagem de Monteiro Lobato.

fd

O Hotel apresenta a Vila do Jeca, com várias atrações

O Hotel Fazenda Mazzaropi é localizado em Taubaté, a cidade em que Monteiro Lobato nasceu. O hóspede que vai para lá se encanta com os passeios a cavalo, com as cachoeiras, com a piscina e com a a tranquilidade do local. Ideal para quem desfruta das maravilhas da natureza, parece que o visitante está em o Sítio e porque não imaginar que está no Sítio do Picapau Amarelo?

O Site do hotel passou por uma reformulação e foram inseridas novas imagens e as atrações da cidade de Taubaté. O Sítio do Picapau Amarelo está no guia e muitas fotos podem ser conferidas. No início do site tem até uma homenagem ao Saci-Pererê, o diabinho de uma perna só está escondido atrás de uma árvore. O Saci faz parte da turma do Mazzinha, criada pelo hotel para divulgar a hospedagem. O local possui até uma lojinha, onde são vendidos bonecos da turma do Mazzinha.

O nome do hotel é em homenagem à Mazzaropi, um ator que ficou muito famoso fazendo o programa de mesmo nome na televisão. O personagem era inspirado no Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. Possui um museu em homenagem ao ator, que foi sucesso na década de 50 e 60. Filmes também foram lançados.

fd

A Tranquilidade do hotel é uma das atrações

Os Reinos Mágicos do Sítio!

O Mundo do Sítio é um lugar onde crianças de todo Brasil e de até outros países se divertem. Com alas, chamadas de reinos, o avatar pode passear, encontrar amigos e brincar. O Sítio do Picapau Amarelo, recentemente começou a abir a casa e o pomar para os visitantes. Outras alas como a Vila, a Grécia Antiga, Capoeirão, a Caverna da Cuca, a Terra Encantada da Sabedoria e o Grande Circo de Escavalinhos tem brincadeiras e diversões. 

O Mundo do Sítio colocou uma postagem em seu blog uma pergunta para os internautas: Qual é o seu reino favorito? O Pablog do Sítio também deseja saber qual é a ala mais divertida do Mundo do Sítio e o que falta no mundo encantado de Monteiro Lobato na internet. Comentem!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atores do Sítio em “O Cravo e a Rosa”

fdNo próximo dia 5, estreia a novela O Cravo e a Rosa no Vale a Pena Ver de Novo, na Rede Globo. A Comédia romântica é inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, a novela é ambientada na São Paulo dos anos 1920 e narra o conflituado romance entre o rude caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves), moça com ideias feministas, filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo).

Alguns atores que fizeram participação no Sítio do Picapau Amarelo estão no elenco. Leandra Leal, a princesa Guinevere interpretará Bianca Batista. Ângelo Antônio que fez um ladrão no episódio Memórias de Emília (2002) fará Edmundo das Neves. O elenco não termina por aí, ainda estão na trama Ney Latorraca (Barão de Munchaüsen, Rodrigo Faro (Hércules), Eva Todor (Mazé), Carlos Vereza (Trovoada), Isaac Bardavid (Elias), Nelson Xavier (Barão de Tremenbé), Nizo Neto (Frankstein) e Alexandre Barillari (Itamar).

No elenco ainda está a atriz Suely Franco, a Dona Benta de 2005 e 2006. Vale lembrar que a novela é uma reprise e sua primeira exibição foi entre 2000 e 2001.

Sábado é a vez da história “O Circo do Picapau Amarelo”

circo 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Pedrinho resolve criar o espetáculo O Circo do Picapau Amarelo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Respeitável telespectador, prepare-se para entrar no mundo mágico dos espetáculos no episódio "O Circo do Picapau Amarelo", do Sítio, que a Globo exibe neste sábado, dia 20, logo após a TV Globinho.

Pedrinho tem a ideia de montar um circo e recebe prontamente a ajuda de Narizinho e Visconde para planejar o espetáculo. Emília também se mostra bastante animada com a novidade e só consegue pensar na preparação para o número final da apresentação, ensaiando sem parar.

montagem circo 606 (Foto: Divulgação/TV Globo)Emília fica nervosa no dia da estreia, mas Pedrinho e Narizinho tentam ajudá-la
(Foto: Divulgação/TV Globo)

No dia da estreia, porém, a boneca fica uma pilha de nervos e, embora seus amigos façam de tudo para acalmá-la, a situação piora quando ela vê o público. Quando chega a hora de sua performance, Emília se apavora e sai correndo. Arrasada e achando que estragou tudo, ela pede desculpas, mas Pedrinho e Narizinho não desistem de tentar trazê-la de volta ao espetáculo para ser aplaudida de pé, depois de tanto esforço.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Aventura de Desenhar o Pedrinho!

Um garoto curioso que queria aprender as histórias do folclore. Acabou se tornando amigo do Sacie viu de perto todos os mistérios do Capoeirão dos Tucanos. Pedrinho é muito aventureiro e corajoso. Diz que não tem medo de nada, quer dizer, quase nada, porque não gosta de vespa.

Adora inventar uma boa travessura, como a viagem para o País das Fábulas ou a criação doCirco de Escavalinhos, mas não resiste as histórias dos livros de Dona Benta. Mora na cidade, só que, se pudesse, vivia no Sítio do Picapau Amarelo junto com a turma.

Por isso, o seu desenho é assim, um estilo moderno, animado e pronto para uma aventura.