Buscar no Blog

domingo, 30 de junho de 2013

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

sábado, 29 de junho de 2013

Globo Vídeos e o Sítio!

Há alguns meses, a Globo Vídeos começou a postar vídeos do Sítio do Picapau Amarelo. Recentemente, o site acrescentou mais alguns em seu canal.

Veja:

Na história de 2002, Caçadas do Barão de Munchaüsen, a turma conversa com o famoso contador de mentiras.


http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/sitio-do-picapau-amarelo-2a-versao-2002-as-cacadas-do-barao-de-munchausen/2660726/



Em 2005, Emília fica com ciúmes por causa de uma nova boneca: Paty Pop.

http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/sitio-do-picapau-amarelo-2a-versao-2005-emilia-sente-ciumes-da-nova-boneca/2660684/



Cena do episódio Extraterrestre que foi exibido recentemente pelo Canal Futura.

http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/sitio-do-picapau-amarelo-2a-versao-2003-o-extraterrestre/2660719/

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Festa Junina no Sítio

Que tal fazermos uma grande quadrilha? Você já pode vestir a roupa de Festa Junina e correr para o Circo. A festinha acontece hoje, sábado e domingo lá perto da fogueira. Todo mundo pode dançar junto.

E seu cachorrinho ainda pode participar com você. A roupinha está disponível, tanto para meninos como para meninas, no Armazém do Seu Elias. Você pode trocá-la por algumas moedas.

A Festa Junina é tradição lá no Sítio. Todo ano a Tia Nastácia é a primeira a preparar os quitutes e o Pedrinho não perde tempo em organizar as brincadeiras. Será que vem brincadeira nova por aí?

Shopping entra em férias com a turma do Sítio!

fdA partir do dia 04 de Julho até o dia 28 do mesmo mês o mundo mágico de Monteiro Lobato estará no Shopping União Osasco, em São Paulo.

Na varanda de Dona Benta, os visitantes serão recepcionados pela querida Dona Benta, onde contará histórias fantásticas. Na cozinha da Tia Nastácia, os temperos mais famosos da cozinheira serão divulgados para os pequenos. O Pedrinho ensinará como prender o Saci em um espaço pra lá de divertido.

O camarim da Narizinho é destinado para as meninas que adoram se enfeitar. O Cantinho da Emília, os visitantes poderão confecionar porta-retratos. Já os pais podem conferir o Cantinho da Leitura, com os livros de Monteiro Lobato.

TV Cultura muda data de exibição do Sítio

fd

O acordo de troca de programas firmado pela TV Cultura e a Rede Globo começa a valer dia primeiro de Julho. O canal tinha divulgado que o infantil começaria a ser exibido no dia primeiro de Julho, começando pela história No Reino das Águas Claras até episódios de 2007.

No dia 26 de Junho a nova presidência do canal cancelou o Sítio do Picapau para primeiro de Julho e uma nova data será divulgada em breve. O caso ocorreu, pois a grade de programação passará por reformulações.

Novos Episódios do Sítio em desenho!

A primeira temporada do desenho do Sítio do Picapau Amarelo foi marcada por histórias baseadas no livro Reinações de Narizinho de 1931. A primeira temporada estava prevista para ser exibida a partir de 12 de Outubro de 2011, mas foi estreada em 7 de Janeiro de 2012.

Os episódios da primeira temporada foram dublados por atores mirins e adultos. Diferente da temporada anterior, a nova temporada terá as vozes de Pedro Volpato e Luiza Telles Rosa, Pedrinho e Narizinho respectivamente. Antes eram Vini Takahashi e Larissa Manoela interpretando os netos de Dona Benta. 

A primeira data divulgada pela Rede Globo seria em meados de maio, mas o canal não exibiu. Agora, uma nova data foi confirmada: 6 de Julho. Novas histórias estarão no ar a partir dessa data e as novidades não param. Saci e Tio Barnabé vão aparecer nos novos desenhos. 

O Sítio em desenho tem marcado 4 pontos no ibope, ficando muitas vezes em terceiro lugar. A Rede Globo poderia divulgar mais a obra de Monteiro Lobato, vamos aguardar essa nova temporada do Sítio. 

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Viva São Pedro!

São Pedro, pescador, foi o apóstolo que recebeu de Jesus a missão de chefiar a igreja. Ele foi o primeiro Papa de que se tem notícia. Seu dia é festejado com danças, jogos e brincadeiras. No litoral, realizam-se procissões marítimas em sua homenagem, além da bênção dos anzóis. Anzol bento no dia de São Pedro é garantia de muito peixe o ano inteiro. E isso não é conversa de pescador!

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur!

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

terça-feira, 25 de junho de 2013

O Circo está de cara nova


O pessoal do Sítio adorou a sugestão de festa junina que voes enviaram. Por isso, agora o Circo de Escavalinhos ganhou uma decoração diferente. Lá sempre será festa junina, a festa que a Tia Nastácia, o Pedrinho, a Narizinho e todo mundo lá da casa da Dona benta mais gosta.

Tem fogueira, bandeirinha, barraquinhas…E…O que mais está faltando, hein gente?

Corre já pra lá e veja a festança!

Ilva Niño em Saramandaia

fd

Quem se lembra da atriz da foto? Isso mesmo, a mulher é Ilva Niño, ela interpretou a Tonha, mãe do coronel Timbó no Sítio de 2004 no episódio A Estrada. Na história, Tonha apareceu para colocar um basta nas maldades do filho Timbó. Atualmente ela está na novela Saramandaia, da Globo.

O querido Tio Barnabé de 1977!

Samuel dos Santos vive Tio Barnabé

Quando se fala no ator Samuel dos Santos, o personagem que logo vem à mente é o Tio Barnabé de 1977 a 1986. O ator emprestou o seu carisma ao personagem de Monteiro Lobato por muitos anos.

Com a risada contagiante e um jeito todo especial de falar, o ator conquistou o público na época. Quem, hoje, o vê em DVD’’s do Sítio antigo, sempre o vê como um Tio Barnabé parecido com o que Monteiro Lobato descreveu em seus livros.

No vídeo, o ator levou um tombo nas gravações e o diretor Geraldo Casé, aproveitou que Samuel não se machucou para dar continuidade à cena, fazendo-a ficar perfeita. Na imagem, Samuel dos Santos, logo levantou, deu uma de suas famosas risadas e continuou a história. Samuel dos Santos e o diretor Geraldo Casé estão de parabéns.

Receitas da Tia Nastácia- Estrelinhas de coco da Emília

Clique na imagem para ampliar!

Viva São João!

No dia 24 de junho comemoramos São João. Levantar o mastro, acender a fogueira e soltar fogos fazem parte da tradição dessa festa. Dizem que tudo começou com Santa Isabel, amiga de Nossa Senhora, que esperava um filho. Como naquele tempo as notícias demoravam muito para chegar, Santa Isabel combinou com Maria que iria acender uma grande fogueira quando joãozinho nascesse. Também prometeu levantar um mastro bem alto, com um boneco pendurado na ponta, representando a chegada do menino. Foi por meio desses sinais que Nossa Senhora soube do nascimento de São João. E são esses ritos que, nos dias atuais, indicam a chegada das festas juninas. Hoje, os nascimentos são comunicador por telefone ou e-mail- bem mais prático que a fogueira.

domingo, 23 de junho de 2013

Leandra Leal em nova novela!

Quem vê a reprise do Sítio no Canal Futura pode observar a atriz Leandra Leal no papel da rainha Guinevere, a esposa do lendário Rei Arthur. A atriz está na nova novela da Rede Globo, Saramandaia, onde interpreta uma veterinária.

Quando interpretou a rainha no episódio A Lenda do Rei Arthur, em 2003, a atriz se pronunciou ao programa infantil: ‘‘Adoro este programa porque ele tem algo que o diferencia dos demais, que é atiçar a imaginação das crianças’’.

Viva Santo Antônio!

Hora de tirar o vestido de chita, as fitas, a camisa xadrez e o chapéu de palha do baú. A festança mais esperada do ano está para começar:escolas, vilas,quintais e terreiros das roças enchem-se de bandeirinhas coloridas. Nas cidades grandes, muitas pessoas também comemoram as festas juninas.

Alegria e diversão não podem faltar nas festas em homenagem aos santos, cuja devoção os portugueses trouxeram para nosso país.

Santo Antônio, o santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho. A moçada louquinha para arranjar casamento não lhe dá sossego. Imaginem que tem gente que pendura a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo até que ele atenda o pedido. Outros, mais desesperados, retiram o Menino Jesus dos braços da imagem e só devolvem quando conseguem alcançar o que desejam. Para facilitar essas simpatias(não tão simpáticas assim), foi criada uma imagem que tem o Menino Jesus aparafusado no braço. É o Santo Antônio tira-menino. Um jeito bem criativo de pedir casamento.

sábado, 22 de junho de 2013

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Receita para o inverno: Choco Quente

Clique na imagem para ampliar!

Festa Junina no Blog!


"Capelinha de melão é de São João. É de cravo, é de rosa, é de manjericão".

O dia de São João é sempre festejado no Sítio do Picapau Amarelo. A criançada fica doida esperando a chegada do mês de Junho, ansiosa para erguer o mastro com o retrato do Santo Menino. Mastro fincado no terreiro é sinal de Festa Junina. Oba!

Comidas típicas, cantigas de roda, fogueira, jogos e brincadeiras animam a festança. No interior, as simpatias fazem o maior sucesso nessa época. A partir de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa tradição tão brasileira.

O Inverno Começou


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cartazes espalhados por todos os reinos

O Zé Gotinha continua passeando pelos reinos para divulgar a campanha contra a poliomielite. E ele teve uma bela ideia para conseguir avisar mais gente. Vai colocar em todos os cantinhos do Mundo do Sítio cartazes pedindo para que todos vão até o Posto de Saúde da Vila se vacinar e também se vacinem de verdade nas cidades onde moram.

Vamos ajudar o Zé Gotinha?

TV Cultura promete na exibição do Sítio!

A TV Cultura já tem um nome provocante: cultura. O que o Brasil necessita é de Cultura, o que falta nas emissoras abertas do país. O Canal está passando por uma fase de crescimento, a sua exibição vai ficar melhor, programas vão ser inseridos e o jornalismo também ganha destaque.

A partir de Julho, o  canal  promete exibir todas as temporadas do Sítio do Picapau Amarelo, a partir de 2001 e por ser uma emissora aberta, vai ser mais cuidadosa em relação a reprise.

As grandes emissoras estão com programas repetitivos e sem muita cultura, a TV Cultura é uma opção para quem já está cansado desses programas, que estão cada vez mais decaindo.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Gloob também se "perde" na exibição do Sítio!

Depois de exibir toda a primeira temporada do Sítio do Picapau Amarelo, o Gloob voltou desde o início para uma nova reprise. Sem episódios inéditos, o canal cometeu mais um erro ao exibir a história Memórias do Picapau Amarelo ao invés de Histórias Diversas, como consta no site do canal. Só resta saber se o canal exibirá outras temporadas do programa.

Reformas na Europa - A Reforma da Natureza

Depois falaram da viagem de Dona Benta à Europa. A rã achou que ela não conseguiria nada porque os homens são errados de nascença. Emília discordou.



 - Eu conheço as ideias da vovó. A primeira coisa que vai fazer na Conferência é transformar o mundo numa Confederação Universal. Todos os países ficarão fazendo parte dessa confederação, como os estados do Estados Unidos.E vai acabar com os exércitos, a marinha, com canhões e metralhadoras.
 A rã, que entendia um pouco de política,achou que as grandes nações são muito orgulhosas...
- Dona Benta acha que os homens devem formar no mundo uma coisa assim como as formigas. Elas são de muitas raças,ruivas,pretas,saúvas,sarassarás,quenquéns etc., mas vivem perfeitamente lado a lado uma das outras, sem se guerrearem, sem se destruírem. Se as formigas conseguem isso, por que que os homens não conseguirão o mesmo...

Trecho retirado do livro A Reforma da Natureza

Pôr de Sol de Trombeta: A Chave do Tamanho

...
-Não há tal minha filha. A humanidade forma um corpo só. Cada país é um membro desse corpo, como cada dedo, cada unha, cada mão, cada braço ou perna faz parte do nosso corpo. Uma bomba que cai numa casa de Londres e mata uma vovó de lá, como eu, e fere uma netinha como você, ou deixa aleijado um Pedrinho de lá, me dói tanto como se caísse aqui. É uma perversidade tão monstruosa, isso de bombardear inocentes, que tenho medo de não suportar muito tempo o horror dessa guerra. Vem-me vontade de morrer.Desde que a imensa desgraça começou não faço outra coisa, senão pensar no sofrimento de tantos milhões de inocentes.
...
Aquela tristeza de Dona Benta andava o anoitecer o Sítio do Picapau, outrora tão alegre e feliz. Foi justamente, a tristeza que levou a Emília ter uma ideia.

Trecho retirado do livro A Chave do Tamanho.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Junte-se ao Zé Gotinha na campanha contra poliomielite

O Zé Gotinha está de volta e com um aviso super importante: até o dia 21 de junho acontece a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil.

A poliomielite (também conhecida por paralisia infantil) é uma doença contagiosa causada por vírus. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea. A transmissão pode ser feita de pessoa para pessoa e/ou através do contato com fezes contaminadas.

Por isso é importante se proteger. Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser vacinadas! Avise aos papais, mamães e responsáveis que procurem um posto de vacinação e levem as crianças. E não pode se esquecer de levar a caderneta de vacinação!

O Zé Gotinha já está passeando por todos os reinos para informar sobre a campanha. Por que não se junta a ele?

A vacinação vai até dia 21 de junho, viu?

Novo presidente da TV Cultura destaca o infantil “Sítio do Picapau Amarelo”

Tomou posse na manhã desta segunda (17), O novo presidente da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da TV Cultura), Marcos Mendonça. Durante o evento, ele afirmou que “não vai tirar nada do ar”, embora tenha afirmado que a situação financeira da emissora não é das melhores.

“Nesse começo não faremos nenhuma mudança abrtupta. Fundamentalmente vamos nos voltar à área administrativa e procurar mais recursos”, disse Mendonça, que contou ainda que irá trazer de volta à grade o programa de incentivo à leitura “Entrelinhas”. “Foi um pedido da Lygia Fagundes Telles”, contou.

Embora ainda não tenha revelado os nomes do conselho administrativo da fundação, o novo presidente adiantou alguns de seus possíveis projetos para a emissora. “Quero trabalhar muito com o incentivo à produção de animação. Gera muitos empregos, não tem a barreira da língua nem do tempo.”

Também destacou como um dos principais atrativos na Cultura a exibição das temporadas do “Sítio do Pica Pau Amarelo” desde 2001, fruto de uma parceria com a TV Globo. “Também sonho com uma rádio FM de música brasileira e devo apresentar uma proposta de criação de mais dois canais digitais da rede. Um deles seria voltado para educação de ensino médio e fundamental e um outro com programação ficada em saúde e serviços.”

Após empossar seu presidente, o Conselho batizou seu núcleo de programação infantil com o nome da autora Tatiana Belinky, morta no último sábado.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Isabelle Drummond no Vídeo Show!

A atriz ficou muito conhecida como a Emília do Sítio

A atriz Isabelle Drummond que começou pequena na televisão já ganhou destaque na emissora Rede Globo. Diferente da Emília, do Sítio, a atriz vive uma mulher fascinada por futebol na trama das 7, Sangue Bom. Hoje, Isabelle, participou do programa Vídeo Show e mostrou que sabe jogar futeb
ol.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/isabelle-drummond-passa-por-teste-de-futebol-e-mostra-habilidades/2639155/

Emiliano Queiroz vive personagens memoráveis no Sítio!

O atual episódio do Sítio, A Lenda do Rei Arthur traz para o universo de Monteiro Lobato, a história do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda. O autor retirou trechos sobre a lenda e reproduziu em um episódio pra lá de diferente no programa infantil.

No elenco, vários atores famosos comparecem. Entre eles, está Emiliano Queiroz, que dá vida ao mago Merlim. Emiliano interpreta um feiticeiro do bem bastante atrapalhado e engraçado.

O ator já havia participado do Sítio em 2002, na história O Minotauro, onde interpretou um famoso personagem da Grécia.

domingo, 16 de junho de 2013

Novos Livros da Coleção Pirlimpimpim chegam às lojas!

Três novos livros foram lançados pela Globo Livros

A Coleção traz a ideia de os livros de Lobato encantarem ainda mais as crianças, com textos mais curtos e fáceis de entender. Os livros da Editora Globo, mais conhecida como Globinho, conta ilustrações coloridas, feitas por diversos desenhistas.

O Museu da Emília

O Museu de Emília

A história de O museu da Emília foi escrita em 1938 para ser encenada na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo, hoje Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Entretanto, só foi publicada após a morte do autor, junto com outras narrativas, no livro Histórias Diversas. Nesse lançamento da Globinho, a obra conta com ilustrações que sugerem elementos para cenário e figurino e servem de inspiração para as crianças recriarem a sua própria versão da peça de teatro lobatiana.

Em O museu da Emília, Monteiro Lobato imaginou as cenas da história representadas em um palco de teatro, no qual os personagens do Sítio do Picapau Amarelo atuam e interagem em uma dinâmica diferente da vista nos outros títulos escritos pelo autor.

Após visitar Capinha Vermelha, na Floresta dos Tucanos Amarelos, Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde encontram o lobo que devorou a vovó de Capinha. A boneca de pano resolve desafiar o animal a ir até o Sítio e devorar Dona Benta, planejando dar um susto no lobo mau. Mas nem tudo sai como o planejado. Capinha aparece para pedir socorro, seguida pelo lobo, deixando todos no Sítio pra lá de apavorados.

Agora Emília precisa pensar em um novo jeito para desfazer a situação que criou e dar um final feliz para a história. Como suas ideias são sempre cheias de criatividade, ela quer aproveitar a oportunidade para conseguir novos objetos para o museu de coisas esquisitas que está organizando.

A História de Emília

Histórias da Emília

A contação de histórias sempre atraiu a turma do Sítio – fábulas sobre formigas e raposas, mistérios em florestas, bosques e aventuras no fundo do mar. A imaginação de Pedrinho, Narizinho e Emília, famosos personagens criados por Monteiro Lobato, voa longe com as histórias que Tia Nastácia conta todas as noites.

Mas em A história de Emília quem assume o posto de contadora de histórias é a boneca de . Quando cai a noite, a boneca de pano começa uma narrativa que tinha tudo para ser bem convencional, com reis, príncipes, fadas e magia. Mas, como a dona desse faz de conta é a Emília, também não falta humor, muitas surpresas e viradas – um personagem vira outro que, por sua vez, vira outro, e assim a história segue. E dessa maneira Emília prende a atenção de todos até o final.

Nesse episódio, extraído da obra Reinações de Narizinho, descobrimos que a danada boneca sabe narrar contos tirados de sua própria cabecinha “que nem gente grande”, como comenta Dona Benta.

O Mês de AbrilMês de Abril

Abril é considerado o melhor mês de todos pela turma do Sítio do Picapau Amarelo. Foram os moradores desse sítio criado por Monteiro Lobato que inventaram um bom motivo para não fazer nada nesse período: as férias de lagarto., trinta dias de puro descanso, sem nenhuma atividade ou agito. Nem pensar pode! Só vale ficar paradinho, cochilando, como um lagarto ao sol.

Em O mês de abril, livro da Coleção Pirlimpimpim, a agitada Emília percebe que 30 dias sem fazer nada é tempo demais para ela. A boneca é a primeira a querer sair da pasmaceira, "desenferrujar as pernas" e ir em busca de alguma coisa para fazer. E a pobre Tia Nastácia é que acaba tendo seu mês de repouso interrompido quando Emília a convoca para uma importante missão.

Coincidência ou não, o mês preferido da turma do Sítio é o de nascimento de Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.

O novo 'Sítio do Picapau Amarelo' junta Saci e web

fdO programa mais esperado do ano não foi nenhuma novela das oito e sim o infantil Sítio do Picapau Amarelo. Por isso a estréia, na próxima sexta-feira, como presente da Globo para o Dia das Crianças. Serão quinze minutos diários dedicados à obra de Monteiro Lobato dentro do Bambuluá. A previsão é de que os capítulos entrem no ar por volta de 11h30. A cada semana será contada uma história. A primeira é do livro Reinações de Narizinho, O Reino das Águas Claras. Lúcia (Lara Rodrigues) conhece o Príncipe Escamado (Rafael Novaes), que a convida para uma impensável visita ao seu reino no fundo do riacho.
Lá, Narizinho burla a vigilância do sapo Major Agarra-e-Não-Larga-Mais (Zé Clayton), ganha o mais deslumbrante vestido, tecido por Dona Aranha (Ana Paula Botelho) e briga com a Dona Carochinha (Josie Antello).
O grande acontecimento, porém, envolve a boneca Emília (Isabelle Drummond) que, graças à pílula falante do Doutor Caramujo (Paulo Bibiano), abre a famosa torneirinha de asneiras e desata a tagarelar.
Passado o susto, uma cena com que toda menina vai se identificar, dá a medida do quanto a bonequinha de pano é especial. Sentada na cama de Narizinho, ela tenta conversar com uma dessas modernas bonecas que falam. A outra fica repetindo: "Quer brincar comigo?". E Emília, entediada, a deixa de lado. "Não sabe falar outra coisa, não?", resmunga.
Emília continua espevitada, atrevida, metida a saber tudo e mandona como ela só. A fidelidade ao texto é ponto de honra. Mas a modernidade chegou aos domínios de Dona Benta (Nicete Bruno). Ela tem computador e se corresponde com a filha pelo e-mail encerrabodes@sitio.com.br sempre que quer notícias do neto Pedrinho (Cesar Cardadeiro).
"Monteiro Lobato era muito moderno e, certamente, teria um computador", defende o diretor de Núcleo Roberto Talma, esclarecendo que o público também poderá se comunicar com os personagens do Sítio através do endereço eletrônico. "Se recebermos uma mensagem muito boa, ela pode até ir ao ar", promete.
 
Modernidades
Claro que tudo tem sua medida. Para Tia Nastácia (Dhu Moraes), por exemplo, aceitar os avanços da tecnologia não será tão simples. "Ela chora e se sente inútil quando Dona Benta compra um microondas para ajudá-la. Mas, depois, o carinho da turma a faz entender que é insubstituível", diz a ex-Dudu, ainda Frenética, com CD previsto para sair em janeiro. Recuperada a alegria, a cozinheira vai até se beneficiar dos dotes musicais de sua intérprete, cantarolando em quase todas as cenas.
Nastácia e Benta são velhinhas para cima e, principalmente, saudáveis.
"Aquela avó sempre muito sentada que a gente viu na outra versão do Sítio produzida pela Globo agora vai fazer caminhadas", conta a escritora Luciana Sandroni.
Estreante na TV, Luciana é autora de doze livros, entre eles, Minhas Memórias de Lobato, uma biografia do escritor voltada para o público infantil, e Sítio do Descobrimento, em que os personagens do Sítio embarcam na caravela de Pedro Álvares Cabral.
Com essa experiência, ela refuta a idéia de que criança não costuma ler.
"Visito muitas escolas particulares e elas lêem sim", garante.
Márcio Trigo, diretor geral do programa e também autor de livros infantis, concorda: "Lobato é parte obrigatória do currículo de todas as escolas públicas."
O que os dois, mais os roteiristas Marina Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão esperam que aconteça, depois que o Sítio estrear, é simples: "As crianças vão ler muito mais."

Notícia: 2001

Morre aos 94 anos a escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky

Tatiana Belinky (Foto: Protásio Nene/Estadão Conteúdo/Agência Estado)A escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky, de 94 anos, morreu na tarde deste sábado (15) no Hospital Alvorada, em São Paulo, após 11 dias internada, segundo a assessoria de imprensa do hospital, que não soube informar a causa da morte.

Tatiana Belinky é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios educacionais, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov.

Ela nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e aos 10 anos mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Na época, ela já falava três línguas: russo, alemão e letão.

Tatiana Belinky (Foto: Reprodução/TV Globo)Tatiana Belinky em 2009 (Reprodução/TV Globo)

A autora trabalhou como secretária bilíngue durante alguns anos, até se casar com Julio de Gouveia, com quem teve dois filhos, cinco netos e ao menos três bisnetos.

Em 1948, começou a fazer teatro para crianças, junto com o marido, para a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, adaptando e traduzindo textos teatrais que Julio produzia e encenava.

Com o advento da televisão, o grupo teatral de Tatiana foi convidado a apresentar suas peças na "TV Tupi", onde realizou espetáculos de tele-teatro ao vivo, com textos sempre baseados em livros, entre 1951 a 1964. Os roteiros eram escritos pela autora, a maioria adaptados da literatura nacional e internacional.

Mais tarde, Tatiana e seu marido adaptaram para a televisão o Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos, além de diversas minisséries criadas a paritr de romances famosos.

Belinky também escreveu críticas literárias para diversos jornais durante a vida, como "O Estado de S.Paulo", "Folha de São Paulo" e "Jornal da Tarde". Ela ainda colaborou com a "TV Cultura".

De acordo com a família, o enterro será às duas horas da tarde deste domingo (16) no cemitério israelita da Vila Mariana, em São Paulo.

sábado, 15 de junho de 2013

Festas do Sítio

Veja uma festa com o tema Sítio do Picapau Amarelo.

Vídeo

A Lenda do Rei Arthur

Vídeo

Zumpilion

sexta-feira, 14 de junho de 2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vídeo

O Tesouro

Pablog do Sítio: 6 Anos Espalhando Magia

Com um pouquindo de faz-de-conta o Pablog do Sítio inicou as suas postagens. Aos poucos, um saquinho de pó de pirlimpimpim espalhou mais magia para os apreciadores da obra infantil de Monteiro Lobato. Dos livos para a televisão, o Sítio do Picapau Amarelo conquistou os brasileiros e logo após crianças de outros países. O Pablog completa hoje 6 anos espalhando magia para os leitores.

Vamos relembrar alguns quadros do blog:

O quadro Mesa de Festas fez muito sucesso no blog em 2011

Cenários do Sítio também animaram o público

O Quadro Propaganda também teve seu prestígio

As maldades da Cuca também alegrou os leitores

Vídeo

Zumpilion

Vídeo

Zumpilion

Vídeo

Zumpilion

quarta-feira, 12 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vídeo

Zumpilion

Caça-palavras da Emília




A Emília resolveu fazer uma enquete: “Qual a característica dela mais marcante?”. Cada um do Sítio deu uma resposta diferente. Ela reuniu tudo no caça-palavras abaixo e agora quer a sua ajuda? Topa?


Você consegue encontrar nesse passatempo o que o pessoal disse sobre ela?


A resposta final será publicada na sexta-feira, dia 14 de junho.

Vídeo

O Tesouro

Vídeo

O Teosuro

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Gloob acrescenta mais um vídeo!

O Site do Canal Gloob apresenta uma página especial dedicada ao Sítio do Picapau Amarelo. Em alguns meses, o site colocou vídeos do episódio No reino das Águas Claras e O Saci. Agora é a vez da história Caçadas de Pedrinho.

Veja:

http://mundogloob.globo.com/programas/sitio-do-picapau-amarelo/videos/2603100.html

Isabelle Drummond fala da sua dieta e revela ponto fraco: 'Me perco no doce'

 

Isabelle Drummond (Foto: Divulgação / Rede Globo)

Isabelle em forma e com o cabelo estiloso (Foto: Divulgação / Rede Globo)

A atriz Isabelle Drummond está arrasando com o papel de Giane, em Sangue Bom! E o site do VÍDEO SHOW não poderia deixar de bater um papo com a gata, que revelou alguns segredinhos para se manter magrinha e com o cabelo - mesmo que curtinho - cheio de vida e de charme! A conversa rolou nos bastidores, logo após a gravação de uma matéria para o programa. Adoro música, adoro balé e corro sempre que posso. Eu sou total dessa 'vibe'!"
Isabelle Drummond

Adoro música, adoro balé e corro sempre que posso. Eu sou total dessa 'vibe'!"

Isabelle Drummond

Isabelle confessa que fica de olho na alimentação para manter a boa forma: "Sou light. Eu invento mil tipos de salada, não como fritura, nem  refrigerante e pouquíssimo carboidrato durante a semana", conta a atriz, que não esconde a tentação que a faz sair da linha. "Adoro um doce! Por isso, de vez em quando, eu me perco no doce!", diz.

Além da alimentação, a atriz adora fazer exercício.Para interpretar Giane, ela fez aulas de futebol. No entanto, era o balé a sua menina dos olhos. "Eu estava fazendo balé quando comecei a novela, mas achei que não ia conseguir conciliar com o trabalho, porque eu tinha muitas atividades para fazer. Eu comecei a fazer futebol, a gente fez aula de arte floral em Holambra, então fiquei sem tempo... Mas adoro música, adoro balé e corro sempre que posso. Eu sou total dessa 'vibe'!", conta a atriz, que é fã de um certo esporte na vida real. "Eu adoro assistir futebol!", ressalta.

Cuidando dos cabelos

Para entrar no mundo de Giane, Isabelle teve que cortar as longas madeixas e mudar o visual, aprovado pela atriz, que afirma já estar acostumada com o corte. "Eu gosto dele. Ele é um cabelo que eu fico sempre arrumadinha, porque ele não chega a bagunçar muito", diz a atriz, que conta alguns truques para mantê-lo bonito.

"Eu só lavo com xampu para dar volume e passo um protetor térmico para escovar no Projac. A gente usa muito o secador e isso é complicado.... Na vida, a única coisa que eu faço para sair é passar um spray ou uma mousse só para dar uma levantada nele, um estilinho nele."

Passado de orgulho

Narizinho (Caroline Molinari), Emília (Isabelle Drummond) e Pedrinho (João Vitor Silva) (Foto: Divulgação / Rede Globo)Isabelle como Emília (Divulgação / Rede Globo)

Quem não se lembra de Isabelle como a pequena Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo? A atriz conta como se sente ao ser lembrada como a primeira boneca de pano do Sítio feita por uma criança. "É muito bacana as pessoas terem guardado esse trabalho na memória e terem esse carinho. Para mim é um orgulho. Fico muito feliz!"

No entando, há ainda outra personagem marcante em sua carreira. "As crianças, às vezes, ainda chamam de Emília, mas me chamam muito de Cida!", conta a atriz, se referindo à famosa empreguete vivida por ela em Cheias de Charme.

Dia da Língua Portuguesa


Receitas da Tia Nastácia- Biscoito do Conselheiro

Clique na imagem para ampliar!