Buscar no Blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

João Vítor Silva em filme!

Estão reconhecendo a ator que está na esquerda da foto? Isso mesmo, o Pedrinho de 2004 a 2005. João Vítor Silva está no elenco do filme Amazônia Caruana que está em produção pela Globo Filmes.

Ilva Niño em Cheias de Charme

A atriz Ilva Niño que interpretou Tonha, a mãe do Coronel Timbó no episódio A Estrada, está na novela Cheias de Charme. A atriz também participou de Cordel Encantado (foto).

Vídeo

Volta ao Reino das Águas Claras

Vídeo

domingo, 29 de abril de 2012

Segundo episódio: "Um Grande Aventureiro"

No Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho vai sair para pescar, mas é interrompido pela chegada de Narizinho com três amigos do Reino das Águas Claras. A menina apresenta o capitão couraceiro e seus dois ajudantes do reino ao seu primo. O couraceiro confunde Pedrinho com um grande aventureiro e o menino não nega, mas fica pasmo quando o capitão o convida para explorar a floresta vermelha. O capitão e seus dois ajudantes saem do Sítio prometendo voltar de manhã para a aventura. Pedrinho, Narizinho e Emília entram na casa e o menino quer fugir da aventura, mas Nastácia diz que se prometeu tem que ir. No quarto, Pedrinho arruma a sua mochila para a aventura. Anoitece e a turminha dorme junto. Os ajudantes do couraceiro aparecem na janela e acordam Pedrinho. O menino vai até a janela e descobre que o couraceiro foi raptado pela Cuca. Pedrinho sai com os dois seres do Reino das Águas Claras até a gruta da bruxa. Os ajudantes do couraceiro ficam do lado de fora, enquanto Pedrinho entra e tenta libertar o capitão, mas Cuca aparece. O menino vai sair da gruta, mas a bruxa o impede tirando a ponte que liga à saída. Pedrinho volta e tenta libertar o amigo, mas antes conta que mentiu para ele. O couraceiro diz que não é "aquele" aventureiro, mas que pode ser um. Cuca aparece e o prende. O menino consegue se soltar e coloca piche no chão, fazendo Cuca escorregar. O menino e o couraceiro saem da gruta e encontram os dois seres do reino que ficaram do lado de fora. O couraceiro diz que Pedrinho é um grande aventureiro e que conseguiu derrotar a Cuca. Assim que amanheceu, o couraceiro e o menino saem para viver novas aventuras, deixando Narizinho e Emília sem entender nada. É, o Pedrinho e um grande aventureiro: o aventureiro do Sítio do Picapau Amarelo

Mais uma Dona Benta na novela das 6

A novela A Vida da Gente teve em seu elenco, Nicete Bruno, que a personagem, lembrava muito a Dona Benta das temporadas de 2001 a 2004. Agora, a novela Amor Eterno Amor também tem sua "Dona Benta". A atriz Suely Franco que deu vida a "avó do Sítio" de 2005 a 2006 está causando uma leve impressão ao telespectador de estar assistindo a obra de Lobato. Suely com seu jeito de avó querida na novela lembra muito a avó do Sítio do Picapau Amarelo.

sábado, 28 de abril de 2012

O Vestido mais bonito do mundo!

Hoje no programa, a turma conhece a Dona Aranha, costureira do Reino das Águas Claras. A aranha costura um vestido maravilhoso para Narizinho e deixa Emília com ciúmes, pois a boneca também quer um. O espelho se quebra e Dona Aranha pode decidir o que ela quer ser, deixando Emília triste, pois não terá o seu tão sonhado vestido. Um concurso começa e todas as costureiras do reino são chamadas, mas nenhuma costura tão bem como a Dona Aranha. O aracnídeo decide ser costureira para sempre, pois já está acostumadíssima. Narizinho ganha outro vestido e Emília fica brava como ela só...

Sítio do Picapau Amarelo tem programação especial em maio

A programação conta com apresentações teatrais, brincadeiras e oficinas
A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Turismo e Cultura, está com uma programação especial para os feriados do mês de maio.
Nesse mês, o Museu Monteiro Lobato terá dois momentos importantes: as atrações e brincadeiras no dia 1º de Maio (Dia do Trabalho) e oficinas especiais nos dias 12 e 13, correspondentes ao Dia das Mães.
A programação conta com apresentações teatrais, brincadeiras e oficinas, que nos feriados serão voltadas para os temas especiais em comemoração.
Confira a programação completa:
Dias 1, 5 e 6
9h às 12h e 14h às 17h – Presença da Turma do Sítio do Picapau Amarelo
10h às 11h e 15h às 16h – Brincadeiras no Quintal
9h às 11h e 14h às 16h – Dia do Trabalho: Atividade das Profissões
11h e 16h – Teatro Infantil, “A Preguiça do Jeca”, com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo
Dias 12 e 13
9h às 12h e 14h às 17h – Presença da Turma do Sítio do Picapau Amarelo
10h às 11h e 15h às 16h – Brincadeiras no Quintal
9h às 11h e 14h às 16h – Dia das Mães: Cartão de Coração
11h e 16h – Teatro Infantil, “A Preguiça do Jeca”, com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo
Dias 19 e 20
9h às 12h e 14h às 17h – Presença da Turma do Sítio do Picapau Amarelo
10h às 11h e 15h às 16h – Brincadeiras no Quintal
9h às 11h e 14h às 16h – Aprendendo com as transformações
11h e 16h – Teatro Infantil, “A Preguiça do Jeca”, com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo
Dias 26 e 27
9h às 12h e 14h às 17h – Presença da Turma do Sítio do Picapau Amarelo
10h às 11h e 15h às 16h – Brincadeiras no Quintal
9h às 11h e 14h às 16h – Máscara do Saci
11h e 16h – Teatro Infantil, “A Preguiça do Jeca”, com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Iara faz um maremoto

Hoje no programa, Emília escolhe uma concha e a abre. Polidoro pega Branca Flor na palma da mão e a mulher volta ao normal. Wilbert chega ao Sítio com um carro. Barnabé aparece e avisa que fazer negócios com a Cuca é perigoso. O Peão fala com Benta, que estranha tanto dinheiro. Polidoro e Branca Flor se beijam. Saci vai até a gruta da Cuca e vê o papel assinado por Wilbert. A bruxa avisa que o peão está em suas mãos. No fundo do rio, Iara fica brava com Emília. Ela usa sua cauda e faz um maremoto. Polidoro, Zé, Emília e Pedrinho são jogados para fora do rio. Todos notam o sumiço de Branca Flor. Iara encontra a moça desmaiada e chama por Tritão. Iara e Pesadelo sobem para a beira do rio. Tritão encolhe Branca e a coloca em um aquário. Polidoro desce para procurar sua amada, mas não encontra. O Peão volta e Emília diz que Iara que fazer um torneio e quem ganhar leva Branca. Polidoro aceita...

Os resumos foram feitos pelo Pablog do Sítio do ano de 2010.

Polidoro vence o duelo!

Ontem no programa, Polidoro consegue vencer a luta com Tritão. Wilbert diz a Cuca que aceita pegar a varinha, mas ele quer algo em troca. Barnabé e Saci observam. Cuca avisa que eles tem que fazer um pacto de sangue. O Velho e o diabinho de uma perna só correm para o Sítio. Polidoro fica feliz, Tritão acorda e o ameça. Pedrinho acerta uma pedra no malvado e eles vencem. Na gruta, o pacto de sangue é feito e Wilbert diz que quer em troca ser rico. Cuca faz chover dinheiro. Benta pede para Narizinho contar onde está Emília e Pedrinho. Wilbert e Juca chegam em um carro. Iara fica furiosa, pois perdeu a aposta. A Rainha das Águas diz que Branca Flor está em uma das três conchas e eles precisam saber em qual delas. Branca, presa, grita. Polidoro e Pedrinho pensam. Emília avisa que sabe em qual concha a moça está...

Chamada episódio O Vestido Mias Bonito do Mundo

Veja essa chamada divertida do episódio que vai ao ar amanhã, na Globo.

http://globotv.globo.com/rede-amazonica-am/rede-amazonica/v/rede-amazonica-chamada-do-sitio-do-picapau-amarelo-2804/1921566/

O Vestido mais Bonito do Mundo

O Príncipe Escamado preparou uma surpresa para Narizinho: um vestido feito pela Dona Aranha, a costureira mais famosa do Reino das Águas Claras.

A menina não se coube de felicidade. Mas, é claro, que Emília não queria ficar fora dessa. A boneca pediu logo para a Dona Aranha fazer um para ela também.


O que ninguém imaginava é que quando a costureira fizesse o vestido mais bonito do mundo um feitiço jogado para ela seria quebrado. A Dona Aranha se libertaria da vida de costureira e poderia escolher o que quisesse ser.


Ai, ai, ai… No que será que isso vai dar.


Não perca. É amanhã, às 11h05, na Rede Globo.

http://globotv.globo.com/editora-globo/mundo-do-sitio/v/trecho-do-episodio-o-vestido-mais-bonito-do-mundo-sitio-do-picapau-amarelo/1922295/

O Sítio está no Cartoon também




Agora você pode ver a Emília, o Pedrinho, a Narizinho e o Visconde na TV de sexta à domingo. Não, não é fantasia ou mágica do Pirlimpimpim. Além de alegar as manhãs de sábado da Rede Globo, o desenho animado do Sítio do Picapau Amarelo também está no Cartoon Network.


Você pode rever seus episódios favoritos, conferir alguma cena que tenha perdido, assistir com seus amigos… Por isso, não se esqueça. Anota aí na agenda. O desenho do Sítio passa no Cartoon aos domingos, às 9h30, e reprisa na sexta, às 9h15, e, aos sábados, às 11h45.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Polidoro participa de duelo!

Hoje no programa, Benta pede para Narizinho contar a verdade sobre Pedrinho e Emília. Nastácia chega bem na hora e conta que Rabicó viu Wilbert e Juca entrando na gruta da Cuca. Emília aponta para Iara a varinha da Cuca e a rainha das aguas diz que vai fazer um acordo com eles: Polidoro tem que duelar com Tritão. Barnabé sai com Rabicó para procurar Wilbert e Juca. Na entrada da gruta,  o velho e o porco encontram Saci. Wilbert diz a Cuca que esta hospedado no Sitio e diz que pode conseguir a sua varinha de volta:eles vão fazer um acordo. O duelo no fundo do ribeirão começa e Tritão está levando a melhor...

Sítio às 11:05

Neste sábado, o sítio passará às 11: 05.

Programação sujeita à mudança!

Monteiro Lobato: Cidade também têm sua boneca ‘Emília’



Ela aparenta ser menos sapeca que a boneca Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mas é só aparência, porque quando está atuando, seus amigos dizem que a menina incorpora como ninguém a boneca falante dos livros de Monteiro Lobato.

Marta Claro, 14 anos, representa a boneca Emília nos eventos do município. Segundo ela, essa atuação começou quando uma peça teatral foi encenada na cidade. ‘Tudo começou em um local onde meu pai era associado. Veio um projeto cultural da Unitau, e eu participei e gostei.” Depois, a Célia (Secretaria de Cultura) me convidou para continuar.”, diz a garota que ganhou no teatro seu momento de fama na cidade e agora é a Emília oficial de Monteiro Lobato.

Marta mora no bairro Pedra Branca e estuda na Escola ‘Maria Ferreira Sonnewerd. Sobre a personagem, a pequena atriz sabe de sua irreverência e papel fundamental na literatura de Lobato. “Eu procuro sempre que posso ler os livros, para saber como é que a Emília se comporta e fala!”.

Divulgação do site Mundo do Sítio



terça-feira, 24 de abril de 2012

Emília salva Polidoro do canto da Iara!

Hoje no programa, Polidoro está prestes a entrar no rio. Emília pega a varinha da Cuca da mão do Pedrinho e joga raios na Iara. A Rainha das águas e o Pesadelo entram no riacho. Polidoro volta ao normal. Na gruta, Wilbert desmaia e Cuca se transforma em Branca Flor. Juca Branco a desamarra e a Bruxa volta ao normal. Juca a vê e desmaia. Branca Flor ainda está se transformando em pérola. Elias avisa a Pérola Ruiva que não vende mais fiado. Nastácia avisa que Wilbert e Juca sumiram. Benta se preocupa e vai falar com Narizinho. Emília quer usar a varinha para todos entrarem no rio. Todos entram no ribeirão. Benta pede para Narizinho dizer a verdade. No fundo do rio, Pesadelo vê todos. Polidoro o prende. Wilbert e Juca acordam e Cuca avisa que eles vão ser assados. Benta pede para o Visconde dizer a verdade sobre Pedrinho e Emília. Narizinho entra e inventa uma história. Os dois saem. A avó e Nastácia vão a cozinha e Zumpilion come o bolo da cozinheira. Emília, Zé, Pedrinho e Polidoro chegam na casa da Iara levando Pesadelo, preso. A Mãe das Águas aparece...

Receita

História em Quadrinhos - Doença Celíaca 14

Contação de histórias – Como pegar o Saci




Para encerrar as comemorações do mês do Lobato e do Livro Infantil preparamos uma contação de história em parceria com a Livraria da Vila.


Vamos relembrar como se pega o Saci. Você se lembra? O Tio Barnabé contou para a Chilica tudo direitinho e nesse sábado, dia 28 de abril, ela vai contar para nós.


Você não pode perder!


Se estiver em São Paulo, não deixe de ir.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Branca Flor começa a se transformar em pérola!

Hoje no programa, Iara coloca Branca Flor dentro de uma concha para ela virar pedra. Nastácia chega no quarto onde Wilbert e Juca estão, e fica espantada ao ver o cowboy com a cara cheia de creme. Juca, sem querer, rasga a rede que protege o cabelo de Wilbert e Nastácia pega uma rede para guardar ovos e dá para Wilbert usar na cabeça, mas ele nem percebe que lá ainda tem ovos. Wilbert vai lavar o cabelo no quintal com água do poço. Rabicó aparece e deixa os dois espantados. Os homens correm para a mata. Polidoro, Emília, Pedrinho e Zé saem gruta da Cuca e estão a caminho do ribeirão, mas Zé cai em armadilha e atrasa o salvamento de Branca Flor. Por falar nela, a moça está presa na concha e já está virando uma pérola. Wilbert e Juca veem Polidoro na mata e decidem ficar em uma caverna, mas se espantam ao encontrar Cuca. Polidoro, Emília, Pedrinho e Zé chegam na beira do ribeirão e Iara aparece. Os óculos protegem todos do olhar da mãe d'água. A boneca dá cera a todos, mas Polidoro fica sem e é enfeitiçado com o canto da Rainha das Águas...

Sítio em desenho - O Feitiço do Visconde

A turma está brincando e nota que o Visconde anda sumido. O sabugo é encontrado passando mal na biblioteca e o Doutor Caramujo é chamado. O médico faz uma cirurgia e tira alguns conhecimentos da barriga dele. Visconde acorda, mas não se lembra de nada. A turma esconde os livros para ele não ler mais. Tia Nastácia fica nervosa com Visconde na cozinha. A turma aparece e estranha. Depois, Visconde encontra os livros de ópera de Benta e dá aulas para Rabicó. A turma estranha mais ainda. Na hora da brincadeira, a turma joga bola e ela cai na mata, perto de visconde. Os três ficam espantados com os feitiços que o sabugo está fazendo com o livro da Cuca e fogem. Até tentaram levar os livros de ciência dele, mas não adiantou. Cuca aparece e começa a brigar com o sabugo, até que ela propõe uma união para terminar a poção, que o Visconde começou. Cuca aparece com o último ingrediente: Emília. A bruxa manda o sabugo tirar a macela e o boneco se lembra de tudo, do Sítio do Picapau Amarelo. Cuca lança feitiço em Emília, mas Visconde se mete na frente e é atingido, ficando desacordado. Pedrinho e Narizinho derrubam a poção do caldeirão, o menino usa o livro e faz Cuca virar uma lagartixa. No Sítio, Doutor Caramujo faz nova cirurgia e dessa vez coloca algumas ciências dentro dele, pois sem o conhecimento, o sabugo não é o Visconde de Sabugosa. O boneco volta ao normal dando mais algeria para o Sítio do Picapau Amarelo.

Será que o sítio volta no Viva?

Há algum tempo atrás, alguns sites divulgaram que o Sítio voltará ao ar em Maio no Viva para continuar a reprise, que parou no episódio Aladim. O Sítio não está aparecendo na grade de programas do canal. O seriado Armação Ilimitada, que está sendo passa no lugar da obra de Lobato, tem 40 temporadas. Se a "Armação" cair no gosto do público, o Sítio não poderá ser mais reprisado.

Sítio ganha espaço no site do cartoon!

Ao entrar no site do Cartoon, a página principal tem vários ícones e olhando bem, o Sítio também está lá. O programa ganhou um espaço no site do cartoon. Além disso você pode encontrar outros personagens que estão espalhados pelo cenário.
Acesse: http://www.cartoonnetwork.com.br/#/promotion/314169886/

Monteiro Lobato ganha hino após 132 anos de emancipação

Praça Monteiro Lobato, em frente ao prédio da prefeitura do município

Em comemoração aos 132 anos de emancipação de Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, e que coincide com o aniversário de um de seus mais ilustres cidadãos, a cidade lançou o primeiro hino do município.

De acordo com o prefeito do município Gabriel Vargas, ‘ finalmente terá sua história e origens em uma canção’. A apresentação oficial será no próximo sábado (28), às 09h00, na Praça da Prefeitura e terá a interpretada pelo coral de Cerqueira César e pela Banda Municipal de Concerto de Monteiro Lobato. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, a população vai receber cópias com a letra e o áudio da música.
Autor do Hino
A autoria do Hino de Monteiro Lobato é do cantor e compositor, Adauto Felisário Munhoz, natural de Cerqueira César-SP. A distância geográfica não impediu que o artista compusesse a música que revela toda a história local, desde a fundação com o nome de “Buquira” até a influência do escritor José Bento Monteiro Lobato, patrono do lugar onde criou personagens memoráveis, entre eles: Jeca Tatu, a boneca Emília e a fabulosa história do Sítio do Picapau Amarelo.
O compositor gravou com a “Coral dos Pequenos Cantores de Cerqueira César”. O presente chegou à cidade pelas mãos do atual Secretário de Cultura e Turismo, Eduardo Rocha Dellú, que apresentou a administração pública o desejo de tornar a melodia o hino oficial do município.
Controvérsia
Vale lembrar que boa parte os lobatenses, incluindo autoridades locais, não aceitam publicações sobre o nascimento do escritor no município de Taubaté. A alegação é de que Lobato nasceu na antiga Buquira, atual município de Monteiro Lobato, mas que, na época, pertencia ao território taubateano.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Propaganda do Sítio no Cartoon!

Pedrinho usa a varinha mágica da Cuca!

Hoje no programa, Iara joga Branca Flor no ribeirão. Polidoro, Emília, Rabicó e Pedrinho andam pela mata procurando pela entrada da gruta da Cuca. Zé aparece, pois teme que Polidoro não seja boa gente. Cuca vê na sua bola de cristal, Polidoro e outros na mata. Iara, Branca Flor e Pesadelo chegam no fundo do ribeirão. Benta aceita em hospedar Wilbert e Juca Branco no Sítio. Wilbert não gosta muito do local onde vai dormir. Cuca aparece na mata e leva Emília, Rabicó, Zé e Polidoro para a gruta e percebe que Pedrinho está faltando. O menino entra na gruta e derruba o caldeirão em cima de Cuca. Pedrinho pega a varinha mágica dela e começa a lançar raios...

Índios no Sítio

Os índios sempre foram retratados em episódios do Sítio do Picapau Amarelo. Em 2002, uma índia chamada Maíra apareceu no programa. Em 2003, tivemos as histórias Juca Pirama e Os Bandeirantes como tema indígena. Na temporada de 2004, o programa voltou a ter índios na aventura A Menina da Selva. Como podemos perceber os costumes dos índios fazem parte da nossa cultura.


Foto: Bastidores do episódio A Menina da Selva

Sítio no Vídeo Show


O Vídeo Show relembrou todas as tribos de índio que passaram pela telinha. O Sítio não podia ficar de fora! A música Todo dia é dia de índio anima as imagens.


http://videoshow.globo.com/VideoShow/Noticias/0,,MUL1678142-16952,00-NO+VIDEO+SHOW+TODO+DIA+E+DIA+DE+INDIO+RELEMBRE+UM+ARQUIVO+COM+DIVERSAS+TRIB.html

Quiz Monteiro Lobato

Faça esse quiz e prove que é fã de Monteiro Lobato.

http://educacao.uol.com.br/quiz/2012/04/16/voce-conhece-a-obra-de-monteiro-lobato.htm

Lobato, Obrigado!

Como explicar Monteiro Lobato: um escritor que se dedicou, sofreu, lutou por direitos e conseguiu não só ficar famoso, mas também mudar o Brasil. Na época, onde o presidente do Brasil ditava as ordens, Lobato escrevia criticando tudo e todos, mostrando suas ideias e seus pensamentos. Emília, sua perosnagem mais famosa, era o escritor em pessoa. Nos livros, conseguiu encantar a todos por sua liguagem simples. No livro Fábulas, Lobato disse: " Há duas espécies de literatura, uma entre aspas e outra sem aspas. Eu gosto desta e detesto daquela. A literatura sem aspas é a dos grandes livros, e a com aspas é a dos livros que não valem nada. Se eu digo "Estava uma linda manhã de céu azul", estou fazendo a literatura sem aspas, da boa. Mas seu eu digo " Estava uma gloriosa manhã de céu americanamente azul", eu faço a literatura aspada - da que merece pau".

Mundo do Sítio homenageia Lobato!


Na comemoração de 130 anos do aniversário do ...


  1. Ele entendeu a essência da criança. Divertiu-se em criar fantasias e histórias que provocassem a imaginação infantil. Teve cargos políticos, trabalhou em jornais, traduziu outros autores e até fundou editora de grande repercussão no país. Mas não tem jeito, foi mesmo com as crianças que ele se encontrou. Inventou um mundo mágico e transportou através das palavras muitos leitores para morar no Sítio do Picapau Amarelo. Se estivesse vivo, esse homem de mente inquieta completaria hoje 130 anos. Parabéns, Lobato!    

Isabelle Drummond e a faculdade da teledramaturgia


 

O que rola
O que está bombando, você confere aqui!
Isabelle Drummond e a faculdade da teledramaturgia
Para aqueles que se lembram de Isabelle Drummond como a Emília do remake de Sítio do Picapau Amarelo (2001), vê-la hoje aos 18 anos como protagonista da novela Cheias de Charme pode até ser motivo de surpresa. No ar como a empregada doméstica Cida, a atriz contou que fez workshops específicos para o papel, além de aulas de canto e dança para a fase em que a personagem se torna famosa. “É uma coisa que vou levar para minha vida”, disse sobre a preparação. “Essa novela vai ser o meu pré-vestibular e a minha faculdade”, afirmou. As informações são da revista Contigo!.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Branca Flor está em apuros!

Hoje no programa, Pesadelo rapta Branca Flor e a leva para Iara. Pérola Ruiva não encontra Branca e acredita que ela foi raptada pelo monstro. Pérola desmaia e os cantores da companhia vão ajudá - la. Ao amanhecer, Nastácia encontra Wilbert e Juca dormindo no galinheiro. Depois, os dois vão falar com Benta e contam o que houve. Pérola aparece no Sítio e avisa sobre sumiço de Branca. Emília, que ouviu tudo o que houve, acredita que é armação de Iara. A rainha das Águas sai da gruta com Branca Flor e Pesadelo vai junto para ajudar a mãe d'água. Polidoro, Emília, Pedrinho e Rabicó saem para ir a gruta da Cuca. Pérola despede Wilbert e Juca da companhia e os homens pedem pouso no Sítio. Iara chega no ribeirão e manda Pesadelo jogar Branca no ribeirão...

Projeto Viajando com Monteiro Lobato chega a Bauru, SP

Desta quarta-feira (18) até sábado (21), o Projeto Viajando com Monteiro Lobato será apresentado em Bauru, dentro da programação da 12ª feira do Livro Infantil. As apresentações do projeto acontecem dentro de uma carreta baú de mais ou menos 3,5m de largura x 17m de comprimento x 4,5m de altura, com uma lona bem colorida e chamativa.
Os atores representam histórias do escritor Monteiro Lobato, parando em praça pública ou em ginásios, chamando a atenção da comunidade, especialmente crianças, contando histórias sob a ótica do vilão, como a Cuca do Sítio do Pica-pau Amarelo, que sempre se dá mal no final.
Por meio da iniciativa é feito um trabalho de interação com o público, abordando, entre outras coisas sobre ética, cidadania, respeito e preservação do meio ambiente, segurança, entre outros.
A atividade tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes através da contação de histórias, inserindo o livro no cotidiano de vida dos jovens, além de estimular a criatividade, escrita e expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão.
As histórias são selecionadas e contadas pelos educadores através de dramatização e musicalização. As apresentações são abertas a toda a comunidade e tem entrada gratuita.
Confira a programação do projeto:
- 18/04 - 9h - Parque Viaduto - em frente à EMEF Claudete da Silva
Vecchi
- 18/04 - 15h - Núcleo Mary Dota - em frente à Escola Ada Cariani
Avalone
- 19/04 - 9h e 15h - Jardim Progresso - próximo à Biblioteca Ramal do
Jardim Progresso - Rua João Borges quadra 2
- 20/04 - 9h e 15h - Parque Santa Cândida - em frente à EMEF Professor Waldomiro Fantini
- 21/04 - 10h e 15h - Praça Central do Distrito de Tibiriçá

Taubaté, em SP, tem semana de homenagens a Monteiro Lobato

O escritor Monteiro Lobato, consagrado por inúmeras obras e criador do Sítio do Picapau Amarelo, receberá diversas homenagens esta semana em Taubaté, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Nesta quarta-feira (18), se completam 130 anos de seu nascimento. Até domingo (22), quatro locais da cidade terão atividades sobre o escritor.
Nascido em Taubaté, Monteiro Lobato é homenageado anualmente na cidade. Nesta edição, os eventos ocorrem no Sítio do Picapau Amarelo (local onde o escritor morou e que é aberto ao público), no Parque Municipal do Vale do Itaim, no Parque Municipal Monteiro Lobato e no Horto Municipal Renato Corrêa Pena.
Em 2012, o destaque da semana é o personagem Jeca Tatu, eternizado por Amácio Mazzaropi, cujo centenário de nascimento foi comemorado na semana passada.

Veja o Vídeo

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/taubate-sp-tem-semana-de-homenagens-monteiro-lobato.html

Sítio às 9:46

Neste Sábado, o Sítio será exibido às 09:46, com a história intitulada o Feitiço do visconde.

Programação sujeita à mudança!

Peixoto abre oficialmente mais uma edição da Semana Monteiro Lobato


Da esq. para dir. Prefeito Roberto Peixoto, sr.ª Patríca Querido Guisard, primeira-dama Lu Peixoto e sr. Oswado Barbosa Guisard Neto

Acompanhado da primeira-dama do município, professora Lu Peixoto, o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, abriu na manhã de terça-feira, dia 17, no Sítio do Picapau Amarelo, a 60ª edição da Semana Monteiro Lobato.

O evento organizado pela Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Cultura e Turismo, se estenderá até o dia 22 de abril, com atividades gratuitas voltadas para o público infantil e adulto em quatro locais da cidade: Sítio do Picapau Amarelo, Parque Municipal Monteiro Lobato, Parque Municipal Vale do Itaim e Horto Municipal “Renato Corrêa Pena”.

Ao fazer uso da palavra a primeira-dama de Taubaté, professora Lu Peixoto, destacou a importância das obras de Monteiro Lobato para a Literatura do Pais, seus personagens que retratam o Sítio, lembrando ainda que graças a visão empreendedora do prefeito Peixoto, Taubaté respira Monteiro Lobato com atividades em quatro parques municipais.

O prefeito Roberto Peixoto agradeceu a presença de todos saudando a dra. Patrícia Querido Guisard, filha de Oswaldo Barbosa Guisard, idealizador da Semana Monteiro Lobato na década de 1950, ressaltando que essa homenagem ao escritor taubateano permanece viva até os dias de hoje. “Nossa cidade é considerada Capital Nacional da Literatura Infantil por meio da Lei de número 12.388, sancionada no dia 03 de março de 2011, pela presidente Dilma Rousseff, em reconhecimento ao trabalho de José Bento Monteiro Lobato, um dos filhos ilustres de nosso município. É muito gratificante como prefeito fazer novamente a abertura desta semana comemorativa, tendo nesta edição como destaque o personagem imortalizado do Jeca Tatu”, salientou Peixoto.

O prefeito de Taubaté enfatizou que além de escritor, Lobato “ foi um grande homem público, voltado para as principais causas do Brasil em seu tempo”.

Fã de Monteiro Lobato!

Marina lançou seu primeiro livro em 2011
A uberlandense Marina de Rezende Bernardes tem apenas 11 anos, porém, muita história para contar. A pequena é apaixonada pela escrita e já tem um livro publicado. Seu primeiro contato com as palavras surgiu devido à paixão por quadrinhos. Os gibis de Maurício de Sousa foram os responsáveis por aguçar a sua vontade de escrever.
Depois de Maurício de Sousa, Marina veio a conhecer as obras do pai da literatura infantil, Monteiro Lobato. “Reinações de Narizinho” foi o primeiro livro do autor com que ela teve contato. Aos poucos, ela já tinha conhecido outras obras adaptadas do “Sítio do picapau amarelo”, dentre elas “Emília no país da gramática”, que aliás se tornou o seu livro preferido e uma das grandes inspirações.
Aos sete anos, Marina já criava as próprias historinhas, e, nessas idas e vindas das palavras, surgiu a primeira personagem, Lili. Desde então, a literatura ganhou espaço na vida da garotinha, e o papel acabou se tornando companheiro. O que antes era uma brincadeira virou assunto sério.
No fim do ano passado, Marina Bernardes lançou na Casa da Cultura em Uberlândia/MG o livro “Anne e o caderno mágico”, da editora Livre Expressão. A obra, que levou cinco meses para ser feita, traz a história de uma menina que viaja para um mundo mágico através de um caderno misterioso. Uma história fantástica para criança nenhuma botar defeito.
Marina comemora o sucesso de "Anne e o caderno mágico" junto com sua mãe Thays
A autora mirim já trabalha no segundo livro. A previsão de conclusão da nova obra é para o segundo semestre deste ano.
No seio familiar, a felicidade proporcionada pelas palavras não fica restrita apenas a Marina Bernardes. Sua mãe, a professora universitária Thays de Rezende Neves Bernardes goza desse mesmo sentimento. Ela contou ao Balaio Literário a satisfação de ter uma filha escritora. “Gostar de escrever é o resultado de uma série de características da Marina. Desde os quatro anos ela lê, e tornar-se escritora foi natural para ela. Eu e meu marido apoiamos e acreditamos no talento da nossa filha, mas sem cobranças. Ela escreve porque gosta, tem prazer. Se ela quiser seguir neste caminho, daremos todo o apoio. O importante é ela ser feliz”.
Vou ficando por aqui. A postagem de hoje foi uma homenagem do Balaio ao “Dia Nacional da Literatura Infantil”, comemorado neste 18 de Abril. A data foi criada em homenagem a Monteiro Lobato.
Espero que tenha gostado. Desejo também muito sucesso a Marina e digo que estou curiosa para ler sobre as próximas aventuras de “Anne”. Beijinhos literários e até as próximas palavras…
 

Com Vocês, Monteiro Lobato!



O título que dei a esta coluna foi um devaneio meu neste dia tão inspirador. Imagine se hoje, eu estivesse aqui, sentada à minha mesa na redação da CRESCER e chegasse em minhas mãos o Reinações de Narizinho. Como eu agiria? Será que seria como na crônica Felicidade Clandestina, em que Clarice Lispector nos revela maravilhosamente sobre quando finalmente conseguiu colocar as mãos neste livro? (se não leram esse texto, procurem! Está em Aprendendo a Viver, Ed. Rocco). O que eu escreveria, como eu resenharia Monteiro Lobato?!?

Estou na CRESCER já há sete anos e imaginem quantas vezes eu não falei sobre o aniversário de Lobato ou sobre ele em si. Se me cansei? Jamais! Esta é uma das maravilhas deste autor: a gente não se cansa nem mesmo de falar sobre ele. Veja aqui uma das reportagens que fizemos.

Mas eu resolvi que, neste ano, seria meu papel inspirar a leitura mais do que qualquer coisa. Sou daquelas que amam as frases, citações, e pensei que seria bem bacana listar aqui trechos para vocês se lembrarem, conhecerem ou simplesmente, lerem em voz alta alguns pedacinhos de fantasia que Lobato nos jogou certa vez, no começo do século 20, ao nos apresentar a maravilhosa turma do Sítio do Picapau Amarelo. Com vocês, Monteiro Lobato!


O meu preferido, de Memórias de Emília, na conversa da própria boneca com o sabugo de milho:
“ (...) _ A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais. É, portanto, um pisca-pisca.

O Visconde ficou novamente pensativo, de olhos no teto.

Emília riu-se.

_ Está vendo como é filosófica a minha ideia? O Senhor Visconde já está de olhos parados, erguidos para o forro. Quer dizer que pensa que entendeu... A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.

_ E depois que morre? – perguntou o Visconde.

_ Depois que morre vira hipótese. É ou não é?

O Visconde teve de concordar que era.”



Um dos mais engraçados de se imaginar, de Reinações de Narizinho:
“ (...) Emília engoliu a pílula, muito bem engolida, e começou a falar no mesmo instante. A primeira coisa que disse foi: “estou com um horrível gosto de sapo na boca!”. E falou, falou, falou mais de uma hora sem parar. Falou tanto que Narizinho, atordoada, disse ao doutor que era melhor fazê-la vomitar aquela pílula e engolir outra mais fraca.

_ Não é preciso _ explicou o grande médico. _ Ela que fale até cansar. Depois de algumas horas de falação, sossega e fica como toda gente. Isto é “fala recolhida”, que tem de ser botada para fora.

E assim foi. Emília falou três horas sem tomar fôlego. Por fim, calou-se.”



Dois de A Chave do Tamanho:
“(...) O pôr do sol daquele dia estava realmente lindo. Era um pôr do sol de trombeta. Por quê? Porque Emília tinha inventado que em certos dias o Sol “tocava trombeta a fim de reunir todos os vermelhos e ouros do mundo para a festa do ocaso”. Diante de um pôr do sol de trombeta ninguém tinha ânimo de falar, porque tudo quanto dissessem saía bobagem. Mas Dona Benta não se conteve.

_ Que maravilhoso fenômenos é o pôr do sol! _ disse ela.

Emília deu um pisco para o Visconde por causa daquele “fenômeno” e resolveu encrencar.

_ Por que é que diz “pôr do sol”, Dona Benta? _ perguntou com o seu célebre ar de anjo de inocência. _ Que é que o Sol põe? Algum ovo?”



E este

“(...) Enquanto isso, Pedrinho desdobrava o jornal e lia os enormes títulos e subtítulos da guerra.

_ Novo bombardeio em Londres, vovó. Centenas de aviões voaram sobre a cidade. Um colosso de bombas. Quarteirões inteiros destruídos. Inúmeros incêndios. Mortos à beça.

O rosto de Dona Benta sombreou. Sempre que punha o pensamento na guerra ficava tão triste que Narizinho corria a sentar-se em seu colo para animá-la.

_ Não fique assim, vovó. A coisa foi em Londres, muito longe daqui.

_ Não há tal, minha filha. A Humanidade forma um corpo só. Cada país é um membro desse corpo, como cada dedo, cada unha, cada mão, cada braço ou perna faz parte uma vovó de lá, como eu, e fere uma netinha como você, ou deixa aleijado um Pedrinho de lá, me dói tanto como se caísse aqui. É uma perversidade tão monstruosa, isso de bombardear inocentes, que tenho medo de não suportar por muito tempo o horror desta guerra. (...)

Aquela tristeza de Dona Benta andava a anoitecer o Sítio do Picapau, outrora tão alegre e feliz. E foi justamente essa tristeza que levou Emília a planejar e realizar a mais tremenda aventura que ainda houve no mundo. Emília jurara consigo mesma que daria cabo da guerra e cumpriu o juramento _ mas por um triz não acabou também com a Humanidade inteira.”


“E ficou sendo”, como diria Manoel de Barros.

Vamos embarcar nessa leitura?

Feliz Monteiro Lobato para vocês!
Fonte: Crescer

terça-feira, 17 de abril de 2012

Wilbert gera confusão no rodeio!

Hoje no programa, Pesadelo aparece na companhia disfarçado de humano e Pérola Ruiva o confunde com faxineiro, colocando - o para trabalhar. Zé pega a casa de abelhas e leva para Emília. A boneca diz que não serve, pois precisa de cera. Ao anoitecer, a turma se prepara para ir ao rodeio da companhia. Pesadelo arruma as arquibancadas para o rodeio e fica de olho em Branca Flor. Na hora do rodeio, várias pessoas comparecem, inclusive Elias, Teodorico, a turma, Barnabé e Zé. Wilbert aparece e "doma" um touro mecânico, deixando os fãs furiosos. Wilbert e Juca fogem. Teodorico leva a turma, Barnabé e Zé para casa, deixando Benta mais calma. Depois de confusão acalmar, Pérola Ruiva sai do trailer e encontra Pesadelo, que volta ser o monstro feioso. Pérola corre e Branca Flor ouve os gritos. Pesadelo encontra Branca e a prende...

Bem-vindo ao Klinicão

Vocês seguiram as pistas direitinho e o Visconde conseguiu descobrir a novidade. Hoje inaugura no Mundo do Sítio mais uma atração pra lá de especial: o Klinicão, um pet shop muito divertido e cheio de surpresas. Você pode adotar um cachorro da Klin, levá-lo para tomar banho, escovar e perfumar o pelo… Ah, e se tiver alguma dúvida sobre como cuidar do seu cãozinho é só perguntar para a veterinária. Ela sabe muito bem como ajudar. Além disso, depois que adotar o seu amigo, você pode levá-lo para passear pelos reinos do Mundo do Sítio!

Quem Foi Monteiro Lobato!

Responsável pela criação de inesquecíveis histórias, começou o seu trabalho literário na área de contos infantis em 1917. A primeira história que escreveu foi “A menina do Narizinho Arrebitado”, lançada no natal de 1920 que fez o maior sucesso. Depois disso nasceram outros episódios, o principal deles é “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília são conhecidos culturalmente até hoje. Lobato estava insatisfeito com as traduções feitas dos livros europeus para crianças, por isso começou a criar personagens bem brasileiros, dando destaque aos costumes e às lendas do folclore nacional, como exemplo podemos citar o famoso Saci-Pererê. Em suas obras o autor ainda misturava a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema. O escritor é considerado pioneiro na literatura paradidática, aquela que se aprende brincando, por transmitir ideias e conhecimento em livros que falam de história, geografia e matemática. Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases, tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos”, quanta sabedoria!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Polidoro e Wilbert se enfrentam novamente!

Hoje no programa, Saci aparece na beira do ribeirão e tira Narizinho, Emília e Branca Flor de lá. Iara fica furiosa e vai na gruta da Cuca tentar decidir em um meio de vingança. Polidoro briga com Wilbert, mas o cowboy malvado diz que foi Branca Flor que quis noivar com ele. Polidoro volta ao Sítio com Pedrinho e Zé, que tinham ido atrás dele. Ao chegar no Sítio, ele encontra Branca Flor, Narizinho e Emília. Branca Flor, com medo que Wilbert faça algo para Polidoro, diz que aceitou se noivar com o cowboy da companhia. A moça sai do Sítio, triste. Emília não acredita que Branca esteja gostando de Wilbert, mas agora ela quer se proteger da Iara. A boneca pega óculos escuros para os humanos, mas Visconde diz que precisam proteger os ouvidos também. Emília manda Zé ir atrás de uma casa de abelha. O caipira vai e é quase picado pelas abelhas. Cuca transforma Pesadelo em humano e manda ele ir atrás de Branca Flor para Iara. A rainha das Águas quer se vingar da moça...

Receita

Foi Bem!

A estreia do Sítio no Cartoon Network deixou muitos fãs felizes, pois não é sempre que uma obra brasileira ganha um espaço em canal estrangeiro. Com uma chamada inicial, depois a abertura completa do infantil deu início à uma viagem de pirlimpimpim. O nosso Sítio do Picapau Amarelo já estava na hora de ficar um pouco mais conhecido. Será que o programa poderá chegar até o outro lado do mundo?Monteiro Lobato, obrigado!

domingo, 15 de abril de 2012

Vídeo

Estreia do Sítio no Cartoon!

Sítio no Cartoon: Um Lugar Diferente

A porteira está aberta! Um vendedor de livros passa pela estrada do Sítio do Picapau Amarelo e vê uma casinha com uma velha mais de 60 anos sentada em sua cadeira de balanço: é Dona Benta. A avó de Pedrinho e Narizinho entra na casa e fala para os netos que um vendedor está chegando. Benta avisa para Emília e Visconde se esconderem, pois ninguém pode saber que o Sítio é um lugar diferente. Uma boneca, um sabugo e um porco que fala não são normais. Nastácia pega Emília e a leva para dentro. O vendedor chega e oferece livros, pensando que aquele lugar é pacato e não tem nada para fazer. Pedrinho e Narizinho observam o homem vendendo. Emília vai atrás da cadeira onde o vendedor está sentado e apronta, pois ele acredita que aquele lugar não tem nada para fazer. O homem vê a boneca e fica fascinado, pois acha que Emília dará muito dinheiro a ele. O homem pega a boneca e a coloca dentro de sua maleta. O vendedor monta no seu cavalo e vai até um armazém. Benta, Nastácia, Pedrinho, Narizinho e Visconde seguem as pistas e vêem o armazém. Visconde se esconde no bolso de Pedrinho, pois viu que o local vende milho. O vendedor pega Emília e mostra para vários homens, mas a boneca se finge de "morta". Narizinho chega chorando e Benta diz que o homem pegou a boneca de sua neta. Nastácia pega a "boneca morta"e diz que ela foi feita de um paninho muito ordinário, a boneca se segura para não estragar o disfarce. Os homens do armazém ficam bravo com o vendedor, pois ele roubou a boneca de uma menina e decidem se vingar dele. Benta, Emília, Visconde, Nastácia, Pedrinho e Narizinho voltam ao Sítio do Picapau Amarelo, prontos para viver novas aventuras

Sítio no Caldeirão do Huck

Estava navegando pelo site da Globo e encontrei o Sítio como participação no caldeirão do Huck. O quadro Lata Velha do programa ganhou um especial com obra de Monteiro Lobato. Izak Dahora fez uma participação Veja o vídeo!

http://globotv.globo.com/rede-globo/caldeirao-do-huck/v/descontracao-equipe-do-lata-velha-esta-animada-para-salvar-o-carro-de-chester/1904200/

sábado, 14 de abril de 2012

Sítio em desenho - "A Dieta do Rabicó"


Hoje no programa, Tia Nastácia dá comida para Rabicó e percebe que ele come demais. O porco dorme e começa a sonhar. No sonho, Nastácia decide assar o Rabicó para o ano novo. Emília ouve tudo e conta para Pedrinho, Narizinho e Visconde. A turma entra em ação e começa a fazer uma dieta para o porco. Eles tiram os alimentos gordurosos e colocam comidas saudáveis. Rabicó não se acostuma e quando a turma tira os olhos dele, o leitão come tudo o que tem direito. Outra idiea surge: Rabicó começa a fazer exercícios, mas não adianta. Ele já está pesado demais e Nastácia aparece para pesá - lo. A cozinheira vai assá - lo, mas Rabicó acorda bem na hora. O sonho virou um pesadelo. Nastácia aparece e Rabicó conta sobre o pesadelo. A cozinheira do Sítio diz que nunca vai assá -lo e abraça o porco, pois ele é uma prova de que seus quitutes são os melhores do mundo.