Buscar no Blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pequeno Polegar em perigo!

Hoje no programa, Emília, Visconde e Narizinho montam um esqueleto de brinquedo. Dona Benta pensa em uma campanha contra a fome. Visconde conversa com Emília. Os dois resolvem fazer uma nova reforma na natureza, mas agora vão usar a ciência. Narizinho vai no quarto de Pedrinho e ambos conversam. O menino encontra o Pequeno Polegar em baixo de sua cama. Narizinho fica encantada. Benta coloca cartazes da campanha contra a fome no Arraial. Emília sai pela mata para procurar cobaias para as experiências que ela e Visconde vão fazer. A Boneca conversa com seus besouros, quando vê algumas formigas para as experiências. Nastácia conversa com Polegar. Pedrinho e Narizinho falam brincando que é melhor chamar o gigante. Polegar foge de medo e vê Quindim, o pequenino se assusta. Os primos procuram o Polegar pelo Sítio. Benta chega e os dois pedem para avó tomar cuidado por onde pisa e por onde anda com o carro. Polegar passa na frente do galinheiro e uma galinha o ataca.

Sítio do Picapau Amarelo, exibido na Rede Globo, se firma como uma das melhores produções televisivas!


Emília, a boneca de pano que fala pelos cotovelos, segundo os especialistas é o alter ego de seu criador, o paulista Monteiro Lobato (1882-1948). Centro das atenções dos livros cujas histórias acontecem ou partem do Sítio do Picapau Amarelo, ela também é apontada como precursora do feminismo, tamanha a independência com que seu perfil foi costurado pelo escritor na década de 20. Intrometida, alpinista social, pois casou-se com o Marquês de Rabicó só para ter título de marquesa, ardilosa, malcriada, abusada, inteligente e muito divertida, Emília e outros deliciosos personagens que compõem a obra voltam a encantar o Brasil pela televisão na quarta versão do programa Sítio do Picapau Amarelo. No ar desde outubro do ano passado, a atração se firma como uma das melhores produções televisivas do momento. Igualmente se coloca como verdadeira mania nacional, refrescando com folclore brasileiro, fantasia e cultura a cabeça da garotada, normalmente lotada de desenhos animados histéricos e de tatibitatis de apresentadoras louras.

A primeira adaptação da obra de Lobato aconteceu na extinta TV Tupi de São Paulo, entre 1951 e 1963, ainda em preto-e-branco e ao vivo. Depois, a turma rumou para a Rede Bandeirantes em versão colorida, entre 1968 e 1969. Na Rede Globo, ficou no ar de 1977 a 1986. Ao retornar às manhãs globais, o Sítio antes passou por um processo de atualização que deixou muita gente preocupada. Afinal, como seria a doce avó Dona Benta usando e-mail ou a Tia Nastácia trocando o fogão a lenha pelo microondas? Parecia demais para a telúrica história de Monteiro Lobato. Mas as adaptações não chegam a comprometer. Luciana Sandroni, uma das roteiristas do programa, cita como exemplo o personagem Pedrinho. “Ele sempre foi mais urbano, só que hoje fala gírias, tem uma câmera digital, joga videogame. Ao mesmo tempo, adora passear no Pangaré, pescar, ouvir histórias, se aventurar na mata com o Saci”, diz ela.

As maiores mudanças aconteceram com Emília. Nas versões anteriores, ela era interpretada por atrizes adultas, entre as quais Dirce Migliaccio. Agora, quem a encarna é a graciosa Isabelle Drummond, sete anos. Para a escritora Tatiana Belinky, 83 anos, roteirista da primeira versão dirigida e produzida pelo falecido marido Júlio de Gouveia, uma criança não dá conta da complexidade da personagem, embora elogie o talento de Isabelle. “A Emília de Lobato é muito forte. A atual é uma menina maravilhosa brincando de Emília”, explica a escritora, que conheceu Lobato pessoalmente e aponta a pioneira Lúcia Lambertini como a intérprete imbatível do papel. Especialista em Sítio, ela aplaude a nova produção, mas faz algumas críticas. “A Cuca virar perua e com cara de jacaré não dá. E ela aparece demais. No original, quase não tem destaque.” Apesar da licença de estilo, Tatiana ressalta a importância de se oferecer um programa do gênero à criançada de hoje em dia. Nicette Bruno, que interpreta a Dona Benta, concorda.

Notícia: 2002

Espetáculo do Sítio faz sucesso em Portugal!

O Teatro Politeama apresenta o imaginativo e deslumbrante Sítio do Picapau Amarelo que faz divertir e sonhar as crianças de todas as idades. É uma inesquecível festa, uma história que diverte e educa e um grande prazer para todos os sentidos.

Uma adaptação de La Féria da célebre obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato com uma música contagiante de Gilberto Gil que faz dançar e cantar.

Cenários do Sítio

A Sala de Jantar

domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Reformas na natureza continuam!

A partir de amanhã, a segunda parte da Reforma Da Natureza ganha mais força e a confusão não vai se espalhar só pelo Sítio do Picapau Amarelo, mas também pelo mundo todo. Visconde e Emília vão usar a ciência e modificar alguns insetos. Esse insetos vão ganhar um enorme tamanho e vão causar confusão até na sua casa!

Amanhã, às 10:00, 13:00 e às 19:00

Monteiro Lobato é conhecido no mundo todo!

Monteiro Lobato começou sua carreira de escritor infantil aqui pelo Brasil, por volta de 1921. Todo brasileiro já leu ou deve ter ouvido falar em José Bento Monteiro Lobato. Mas para quem pensa que o escritor só faz sucesso por aqui, está enganado, pois as crianças, grandes e pequenas, na América do Sul e do Norte e também em toda a Europa estão tão familiarizadas com o nome Monteiro Lobato quanto os pequenos no Brasil. A tiragem de livros de Monteiro Lobato só no Brasil já ultrapassou a marca de dois milhões de exemplares. Além disso, existem as traduções em espanhol, inglês, alemão, francês e italiano.

Monteiro Lobato, o escritor Universal!

Vídeo

O Elenco do Musical Sítio do Picapau Amarelo por Filipe La Féria em Portugal!

Coleção Sítio do Picapau Amarelo

Uma solução tecnológica que melhora o desempenho do professor, do aluno e o IDEB das suas escolas.
A Companhia Editora Nacional foi buscar no maior clássico brasileiro da literatura infanto-juvenil o material de apoio ideal para aumentar a qualidade do ensino e a nota das suas escolas no IDEB.

Em uma coleção com sete CDs, mais umcompleto manual de orientação pedagógica, a Turma do Sítio do Picapau Amarelo leva os alunos por um universo baseado na história original de Monteiro Lobato.
Com jogos e aventuras, o aluno se envolve mais e se interessa pelo aprendizado, já que o conteúdo didático alia-se a brincdeiras para facilitar o ensino.

Navegandopelos CDs, o aluno aprende Matemática, viaja pelo Brasil e pelo mundo conhecendo Geografia e História, mergulha nas Ciências, na Língua Portuguesa e tem contato com o meio ambiente, artes e cultura em geral. Com as histórias desta coleção o aluno aprende e nunca mais esquece.
Coleção Sítio do Picapau Amarelo:
Uma solução educacional que só a Companhia Editora Nacional tem.
Os resultados para seus alunos são tão fantásticos quanto o maravilhoso mundo do Sítio do Picapau Amarelo.

Cada CD - Multimídia é composto pelos
seguintes títulos:
  • Novas Reinações de Narizinho no Reino das Águas Claras
  • Emília e a Reforma da Natureza
  • Caçadas de Pedrinho
  • Calendário da Turma do Sítio
  • Geografia da Dona Benta
  • Emília e a Aventura do Folclore
  • A Nova Aritmética da Emília

Noícia: 2006

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carnaval em Monteiro Lobato

A cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove entre os dias 4 até 8 de março de 2011, o evento “Carnaval nas Montanhas”. A comemoração, famosa no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, apresenta inúmeras novidades para o público. Este ano, a festa destaca os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, representados por bonecos gigantes e pelas famosas marchinhas.

Tradição: O carnaval em Monteiro Lobato conta com a participação dos bonecos gigantes, popularmente conhecidos como Pereirões. Produzidos com balaios de bambu e fibras naturais, participam da festa desde a década de 1960. Em 2011, a família “Pereirão” ganhará novos integrantes. Trata-se da boneca “Emília” e do “Lobatinho”, símbolo cultural e turístico de Monteiro Lobato. Os personagens foram confeccionados pela comunidade e devem sair às ruas durante as cinco noites do evento, das 19h às 22h. Em tamanho gigante, os bonecos integram a “Folia dos Pereirões”, atração entre adultos e crianças. Além de Emília e Lobatinho, a trupe ainda é composta por Visconde de Sabugosa, Maria Pereira, Zé Pereira, entre muitos outros.

Música: As marchinhas ficam por conta do grupo “Trem da Viração”. O conjunto formado por: Déo Lopes, Beto Quadros, Cauique Bonsucesso, Márcio Oliveira, André Braga e Marcelo Moreira, fazem um verdadeiro passeio pelas tradicionais marchinhas de carnaval. Clássicos de Lamartine Babo, Braguinha e Noel Rosa, fazem parte do roteiro dos músicos. Algumas canções do universo infantil também entraram no repertório, entre elas: “Sítio do Picapau Amarelo”, do cantor Gilberto e Gil, “Emília – Boneca de Pano” de Baby Consuelo e “Saci Pererê”, do compositor Moraes Moreira.

As melodias que foram temas dos personagens do Sítio ganharam nova versão em ritmo carnavalesco. O grupo “Trem da Viração” apresenta-se todas as noites, das 22h às 02h, e também durante as matinês.
 Matinês: Nos dias 6 e 8 (domingo e terça-feira) das 16h00 às 19h00, acontecem as matinês, com concursos de fantasia mirins e também a participação da Banda Municipal de Concerto de Monteiro Lobato. A corporação musical, formada por jovens do município, que une traços da cultura regional com inserções eruditas, preparam uma variedade de canções que prometem agradar o público.
O “Carnaval nas Montanhas 2011” será realizado na Praça Comendador Freire, no centro de Monteiro Lobato. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Cultura e Turismo. A participação do público é gratuita.

Serviço:
Carnaval nas Montanhas
Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 19h às 02h
Matinês: Dia 06 e 08 de março de 2011.
Horário: Das 16h às 19h
Local: Praça Comendador Freire– Centro.
Entrada Franca

Curiosidades!

A Novela Araguaia têm usado o mesmo cenário do ribeirão do Sítio do Picapau Amarelo para gravar algumas cenas. No vídeo abaixo você pode perceber o cenário no fundo e ainda o direito de ouvir uma das famosas frases de Emília: "Seu Cara de Coruja Seca".


http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1441803-7822-IRMA+DULCE+E+AS+CRIANCAS+SE+DIVERTEM+NA+CACHOEIRA,00.html

Conheça Hércules do Mundo do Sítio!

Quer conhecer mais um dos joguinhos que estarão no Mundo do Sítio? Assista o vídeo! É uma demonstração de “Hércules em Uttaok”, um jogo de equilíbrio em que você precisa ajudar o Hércules a cumprir esse desafio. O objetivo é eliminar as peças brancas (é, só as brancas) sem derrubar as colunas laterais. Será que você vai conseguir chegar até o final?

Propaganda

A Imagem mostra a propaganda de fraldas e lenços umedecidos do Sítio do Picapau Amarelo!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Emília faz tudo voltar ao normal!

Hoje no programa, Dona Benta e Nastácia vêem a cadeira da sala flutuando. Emília e Magrela chegam. A Boneca conta sobre suas reformas. Um apito dá para ser escutado da cozinha. Barnabé chega e fala que quando o leite esquenta ele apita e desliga sozinho, mais uma reforma de Emília. Cuca chega na gruta e vê Pedrinho, Narizinho e Rabicó fora da jaula. Pedrinho fala algumas palavras mágicas e a bruxa flutua. Todos fogem, até Teodorico. Magrela se despede de Emília. A boneca joga o pirlimpimpim na amiga e Magrela volta para casa. Pedrinho, Narizinho, Rabicó e Teodorico chegam ao Sítio e vêem as abóboras na jabuticabeira. Os netos vão para a sala e abraçam Dona Benta. Nastáia dá um chá de maracujá para Teodorico se acalmar, pois ele viu a Cuca. Benta fala com jabuticabas e descobre que elas estão sofrendo com a reforma. No Sítio, todos olham as reformas que Emília fez. Barnabé mostra a cerca para Teodorico. Visconde avisa para Benta e as crianças que o Rabicó está comendo os livros da biblioteca. Saci aparece na gruta e lê palavras mágicas para fazer Cuca descer. A Bruxa cai dentro do caldeirão. Saci vai embora sem ajudar a Cuca a sair do caldeirão. Benta fala com Emília e a boneca se convence que as reformas não foram boa ideia. Emília faz tudo voltar ao normal. Nastácia fala para Benta que gostou de algumas reformas da marquesa. Visconde conta para Emília sobre o Doutor Zamenhoff. Na hora do lanche, Benta, Nastácia e os netos comemoram.

Famosos também curtem o Sítio!

O aniversário de dois anos de Ana, filha da atriz Glória Pires e do cantor e compositor Orlando Moraes, reuniu inúmeros famosos e seus pimpolhos no domingo 16. A comemoração se realizou na casa de festas Spazzio Itanhangá, na Barra da Tijuca, no Rio, e teve como tema a turma do Sítio do Picapau Amarelo. A aniversariante usou a roupa e a peruca da Emília.

Notícia: 2002

Carnaval de rua reúne tradicionais marchinhas e eternas canções do Sítio do Picapau Amarelo

Quem curtir o Carnaval de Monteiro Lobato (São Paulo) realizará um passeio pelas marchinhas que entraram para história do país. O grupo “Trem da Viração”, formado por Deo Lopes, Beto Quadros, Cauique Bonsucesso, Márcio Oliveira, André Braga e Marcelo Moreira, será responsável pela apresentação de clássicos de Lamartine Babo, Braguinha, Carmem Miranda, Paulinho da Viola, Noel Rosa, entre outros.

As canções infantis, com destaque para o Sítio do Picapau Amarelo, também estarão no roteiro de Monteiro Lobato - a cidade que tem os famosos Pereirões andando pelas ruas.

SERVIÇO:
Carnaval nas Montanhas

Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 19h às 02h

Matinês: Dia 6 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 16h às 19h

Local: Praça Comendador Freire – Centro, Monteiro Lobato.

A entrada é franca.

Vídeo

Na Semana que vem a segunda parte do episódio A Reforma da Natureza!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nastácia se espanta ao chegar no Sítio!

Hoje no programa, Visconde é atacado pelos anticorpos do Doutor Zamenhoff. No Sítio, Saci não consegue derrubar mais a cerca. Barnabé conversa com a vaca mocha. Emília e Magrela fazem reformas nos livros da biblioteca, fazendo eles ficarem com gosto de comida. Narizinho vê um livro da Cuca. A Bruxa manda ela não mexer. Pedrinho não está interessado em se tornar mau. Zamenhoff espirra e Visconde sai do corpo do doutor. Magrela reforma o Conselheiro. Emília não gosta. Nastácia manda os líderes ficarem quietos. Dona Benta fala da paz. Teodorico procura pelos netos de Benta na mata. Cuca prende os seus prisioneiros e sai para capturar o coronel. Narizinho mostra a chave e todos saem da jaula. Teodorico aparece dentro da jaula. Na conferência, todos gostam do discurso de Dona Benta. Visconde e Zamenhoff chegam. Depois de um tempo, Nastácia, Benta e Visconde chegam ao Sítio e percebem as reformas. A cozinheira vai ao pomar procurar Narizinho e vê as abóboras no lugar das Jabuticabas.

Vídeo

Carro alegórico da Emília na Escola de Samba Acadêmicos do SalgueiroCarro alegórico da Emília na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro

Herson Capri em novela da Globo!

O Ator Herson Capri que fez o Sítio do Picapau Amarelo como o São Jorge na história Viagem ao Céu, está na novela Insensato Coração da Rede Globo, onde interpreta Horácio.

Hércules e Minotauro também estão no Mundo do Sítio

O pessoal do Sítio já participou de muitas aventuras lá na Grécia Antiga. Com o navio “Beija-flor dos Mares”, eles atravessaram os oceanos e chegaram até Atenas, capital do país. Conheceram muitos lugares e até visitaram o Olimpo, você se lembra? Entre essas andanças Pedrinho, Emília e Visconde ajudaram o Hércules a cumprir os seus 12 trabalhos. Foi um mais difícil que o outro, mas com a ajuda dos três amigos o semi-deus  conseguiu enfrentar até o Touro de Creta.

Mas não foram só bons momentos que eles viveram por lá. A Tia Nastácia ficou presa no labirinto do Minotauro e mais uma vez, Pedrinho, Emília e Visconde tiveram que encarar um desafio.
A Grécia Antiga está no Mundo do Sítio, por enquanto você já pode conhecer dois personagens marcantes de lá, Hércules e Minotauro.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Visconde em apuros!

Hoje no programa, Pedrinho, Narizinho e Rabicó ficam presos em uma jaula na gruta da Cuca. A bruxa faz Narizinho sair da jaula e virar a faxineira da caverna. Emília e Magrela fazem reformas na Vaca Mocha. O animal ganha mais rabos para espantar as moscas, torneirinha no lugar de algumas tetas e um chifre com bolas de borrachas. Visconde conhece o laboratório do Doutor Zemenhoff. O cientista encolhe o sabugo e o engolhe. Visconde vai fazer uma viagem pelo interior do corpo humano. Emília reforma o peso da cadeira. A Boneca tira o peso e a cadeira voa. Magrela aparece e diz que fez uma reforma. Barnabé vê o Quindim reformado e fica pasmo. Magrela e Emília chegam. A Boneca diz que a amiga enfeitou demais o rinoceronte. Barnabé puxa Emília para o lado e fala que é para ela parar de fazer bagunça. A Boneca descobre que o Saci está destruindo a cerca toda vez que Barnabé faz. Emília faz a cerca ficar mais forte. Cuca tira Pedrinho da jaula e diz que ele vai aprender a ser mau. O Menino começa a ler os livros de feitiços e quer achar algum para tirar todos dali. Na Conferência da paz, Nastácia manda todos os líderes ficarem quietos e Benta começa a discursar sobre a paz. Zamenhoff sente palpitações no coração e passa mal. Visconde está dentro do corpo do cientista e conhece o coração. Anti - Corpos estão se aproximando do sabugo, pois ele é um corpo estranho. O Sabugo fica pasmo.

Lara Rodrigues também é um sucesso desde a infância!

Lara Rodrigues iniciou sua carreira aos 11 anos no 'Sítio do Picapau Amarelo', no qual interpretava a jovem Narizinho. Hoje, aos 19, a garota integrou o elenco da série 'Ger@l.com'

Isabelle Drummond faz sucesso desde a infância!

Isabelle Drummond teve uma estreia tímida na TV, com uma breve participação em 'Laços de Família', quando tinha 6 anos. A garota despontou na carreira ao interpretar a boneca de pano Emília, no 'Sítio do Picapau Amarelo'. Recentemente, ela deu vida à jovem "hiperativa" Bianca, na novela global das 7h 'Caras & Bocas'. Atualmente, Isabelle tem 16 anos e está escalada para 'Cordel Encantado', próxima novela das seis.

Pirlimpimpim! As obras de Lobato viraram um mundo virtual

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”, disse Monteiro Lobato em carta ao amigo Godofredo Rangel, em 1926. E o escritor cumpriu o que falava. Lobato criou obras em que encantam o público infantojuvenil brasileiro há várias gerações. A identificação com a linguagem e o contexto brasileiro fez as reinações de Emília, Visconde e toda a turma saírem dos livros e virarem série de TV. Dentro de poucos dias, chega à internet a mais nova reinvenção dessas histórias, um mundo virtual para crianças 5 a 10 anos, o Mundo do Sítio.
 São mais de 20 jogos e atividades espalhados pelos reinos mágicos idealizados por Lobato: Capoeirão dos Tucanos, Reino das Águas Claras e, claro, o Sítio do Picapau Amarelo. Há brincadeiras de todos os tipos – puzzles, aventuras, corrida, gerenciamento, pintura. Que tal colher as frutas no pomar com a Narizinho e a Emília? Ou então ajudar o Pedrinho a atravessar a mata? Até o danado do Rabicó continua aprontando. Esse guloso leitão tem que comer todos os docinhos da mesa em um jogo chamado Bocada.

As crianças poderão brincar e conversar enquanto passeiam pelos reinos.
Outro cantinho especial do Mundo do Sítio é a Terra Encantada da Sabedoria. Aqui, as crianças vão brincar e aprender com os jogos educativos, conhecer um pouco mais sobre a vida do autor no Museu do Lobato e ainda reler (ou ler pela primeira vez) os inesquecíveis textos do Sítio, de um jeito que ninguém nunca viu. As obras ganharam glossários interativos, trilha sonora e a narração emocionada de Denise Fraga, que deu vida a cada personagem. 
O vestido maravilhoso by Mundo do Sítio

Assim como você, pai, responsável ou professor, o Mundo do Sítio também se preocupa com a segurança. Por isso, desenvolveu um bate-papo em que as crianças podem conversar com os seus amiguinhos através de frases predeterminadas e imagens animadas (os emoticons, sabe?). Com o Papo do Sítio, como é chamado, não há risco de receberem alguma mensagem imprópria. A segurança é reforçada ainda com o Cantinho dos Pais, uma ferramenta que permite que os adultos confiram as atividades realizadas pela criança – com quem ela conversa, que livros lê e, se quiserem, podem determinar quanto tempo vai ficar no mundo virtual.

 Por enquanto, você pode conferir as novidades do mundo virtual aqui no blog ou através das nossas redes sociais – Facebook, Twitter, Orkut, Youtube. Agora, falta pouco para o Mundo do Sítio estrear. A equipe já começou a contagem regressiva.

Fonte: Blog do Sítio

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedrinho, Narizinho e Rabicó caem em armadilha da Cuca!

Hoje no programa, Magrela chega ao Sítio e ela e a boneca conversam sobre a natureza. Pedrinho e Narizinho andam pelo capoeirão. Rabicó continua a comer as migalhas de pão. Cuca vê no caldeirão os netos de Dona Benta e decide aprontar. Benta, Nastácia e Visconde chegam na Conferência pela paz. O Doutor Zamenhoff conhece o Visconde e fica encantado. Pedrinho encontra Rabicó comendo as migalhas de pão e fica bravo. Narizinho, Pedrinho e o porco estão perdidos. Emília e Magrela começam as reformas: As duas usam o faz de conta e fazem as jabuticabas irem para o lugar das abóboras e as abóboras pararem na jabuticabeira. Quindim e Barnabé terminam de consertar a cerca da fazenda de Teodorico que faz divisa com o Sítio. Os dois saem para descansar e Saci aparece. O Diabinho de uma perna só destrui a cerca. Na conferência, Nastácia oferece os seus bolinhos para acabar com a discussão dos líderes dos países. Visconde vai conhecer o laboratório do Doutor Zamenhoff. O cientista pergunta para Visconde se ele gostaria de conhecer o corpo humano por dentro. Emília e Magrela vão para a laranjeira e usam o faz de conta. As duas fazem as laranjas já nascerem sem cascas. Quindim e Barnabé vêem a cerca destruída e consertam tudo de novo. Teodorico aparece e agradece aos dois. Cuca faz aparecer no capoeirão um pequenique. Pedrinho, Narizinho e Rabicó vêem e vão comer, pois estão com fome. Cuca transporta os três para a sua gruta. Os três estão presos dentro de uma jaula.

Maldades da Cuca

A Convenção das Bruxas

A aventura que a Cuca mais aprontou. A Bruxa, para não ser expulsa da Convenção, teve que capturar um menino gordinho. Visconde e Branca de Neve foram pedir para um beija - flor levar uma carta. Depois que o pássaro voou. Cuca fez Visconde desmaiar, prendeu a Branca de Neve e se transformou na princesa. Cuca, disfarçada, entrou no Sítio e conseguiu capturar Pedrinho. Maldades e mais maldades nesta história.

Mundo do Sítio estreia em breve!

Temos um recado bem especial para o pessoal que se cadastrou no nosso site. Vocês estão recebendo os e-mails do Mundo do Sítio? A nossa equipe manda semanalmente uma cartinha contando todas as novidades que daqui a pouco (e é daqui a pouco mesmo) vocês poderão acompanhar no nosso mundo virtual.
Por isso, gostaríamos de pedir para que você que se cadastrou no nosso site beta (se ainda não é cadastrado, clique aqui) para checar o seu e-mail e verificar se tem recebido as nossas mensagens. O e-mail é o nosso contato principal com você, leitor do blog e futuro usuário do nosso site. Quando o Mundo do Sítio entrar no ar você vai utilizá-lo bastante para poder conhecer em primeira mão as nossas brincadeiras. Combinado?

Blog Mundo do Sítio!

Cenários do Sítio


Dona Benta e Teodorico na varanda!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Emília quer reformar a natureza!


Hoje no programa, Dona Benta conta a história do Américo Pisca - Pisca para a turminha. Depois da história, Emília tem a ideia de reformar a natureza e escreve para sua amiga Magrela. Conselheiro é o encarregado de levar a carta para o correio. Os líderes da Conferência pela paz decidem chamar Benta e Nastácia para ajudarem a ter paz no mundo. Dona Benta recebe um e - mail sendo convidada. A avó pensa bastante e com várias opiniões aceita ir ajudar. Emília fica feliz e escreve outra carta para Magrela, convidando - a para ir ao Sítio. A Boneca coloca um pouco do pirlimpimpim no envelope para sua amiga poder chegar. Teodorico fala para Barnabé que sua cerca caiu. Barnabé aceita consertar. Benta, Nastácia e Visconde se arrumam para viajar. Teodorico vai dar uma carona para eles até o aeroporto. Os três saem e Pedrinho e Narizinho já correm para a mata. Os primos querem filmar a Iara. Emília espera ansiosa pela chegada de sua amiga. Conselheiro chega com a resposta da carta. A Boneca fica feliz. No Capoeirão, Narizinho vai jogando migalhas de pão para ela e Pedrinho não se perderem. Rabicó está mais atrás e come as migalhas. Magrela chega ao Sítio e Emília avisa que elas vão reformar a natureza.

Maldades da Cuca

O Menino Bruxo

Nesta história, a maldade da Cuca podia colocar o Sítio em perigo. A Bruxa quase rasgou a carta que ensinava Peninha a acabar com o Conde Xis Parmesan, ainda bem que ela não rasgou. Nesta aventura, a Cuca também arranjou confusão com a aranha secretária da Presidenta do Sindicato das Bruxas.

Flávia Rubim na novela Cordel Encantado

Flávia Rubim, a Da Graça de 2007 vai estar na nova novela das 6, Cordel Encantado. A Trama que tem a realeza como tema principal estreia em abril.

Carlos Sato no Sítio do Picapau Amarelo!

O Ator Carlos Sato está no reprise do episódio A Reforma da Natureza do Canal Futura. Carlos é um dos líderes que compõe a organização mundial da paz. O Ator também apareceu no programa na história O Pequeno Samurai de 2004, como Akio - San!

TV Cultura não exibirá o Sítio!


Tem alguns blog's que estão noticiando o reprise do Sítio do Picapau Amarelo na TV Cultura, mas a emissora explicou que essa informação é falsa e retorna a avisar que o programa é da Rede Globo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reformas com Confusões!

A partir de amanhã, a história A Reforma da Natureza vai alegrar o público do Canal Futura. A aventura divida em duas partes começa com a chegada de uma amiga de Emília ao Sítio do Picapau Amarelo. As duas vão começar a reformar a natureza, aproveitando que Benta, Nastácia e Visconde estão na Conferência da Paz. Cuca também vai aproveitar a viagem dos três para raptar Narizinho, Emília e Rabicó.

 
A Partir de amanhã às 10:00, 13:00 e às 19:00.

Vídeo

Amanhã, as Reformas da Natureza vão animar o Canal Futura!

Vídeo

Anjinho da Asa Quebrada!

Vídeo

O Segundo capítulo da aventura O Anjinho da Asa Quebrada!

Livro de Monteiro Lobato para Ipad

O que Monteiro Lobato acharia de um livro digital? Provavelmente, ele iria se interessar muito, como era sua característica de curioso e empreendedor. Pois a sua obra dá o primeiro passo à tecnologia e a Globo Livros lança, durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, uma versão para ser lida no iPad de A Menina do Narizinho Arrebitado, primeiro livro para crianças do autor, lançado em 1920.

Ainda não relançada no papel - o que não tem data definida para acontecer - 90 anos depois a obra passa a ser interativa. As ilustrações na versão para iPad são de Rogério Coelho, que dá um olhar diferente para os desenhos de Voltolino (pseudônimo de Lemmo Lemmi), responsável pela original. “Em uma das passagens, onde aparece uma caverna escura, é possível clicar na tela do tablet, arrastar a figura de um vaga-lume e iluminar o texto”, explica Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

O cuidado na adaptação foi modernizar o clássico sem perder o texto original de Monteiro Lobato. O livro conta a história de Lúcia, a menina do narizinho arrebitado que é levada por um peixe falante, o príncipe Escamado de Prata, ao Reino das Águas Claras. A menina carrega sua boneca de pano, Emília, e juntas vivem inesperadas aventuras. Já ouviu essa história em algum lugar? Pois A Menina do Narizinho Arrebitado foi o livro que originou As Reinações de Narizinho (o primeiro da série sobre o Sítio do Picapau Amarelo).

Aversão digital de A Menina do Narizinho Arrebitado chegará na AppStore (loja virtual da Apple) em novembro de 2010. O preço ainda não foi definido. Até lá, é possível visualizar só o primeiro capítulo durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, no estande da Globo Livros.

Sítio no Vídeo Show

O Programa Vídeo Show relembrou os banhos de rio da ficção, o Sítio não podia ficar de fora! Não é?

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1429609-7822-OS+BANHOS+DE+RIO+DA+FICCAO,00.html

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cenários do Sítio

A Varanda da casa.

Vídeo

Saci Contra Ataca

Vídeo

Mais cenas do episódio Saci Contra Ataca!

Vídeo

Confusão na mata e no Sítio na primeira aventura de 2007!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Flor das Alturas vai embora!

 
Hoje no programa, a turma do Sítio conversa na jabuticabeira e sente medo que alguma das crianças faça mal ao anjo. Emília tem a ideia de fantasiar o Visconde de anjo para salvar Flor das Alturas. Almirante Brow conta como foram convidados para o Sítio. Benta e Nastácia não sabiam da visita. As crianças inglesas estão no pomar e esperam ansiosos para ver o anjo. Pedrinho e Emília fantasiam o Visconde de anjo. Narizinho chega na sala, onde Benta e Brow conversam. A Menina diz para o almirante que sentem medo que alguma criança faça mal ao anjo. Benta fica com vergonha. Almirante diz que Alice não vai gostar nada da desconfiança. A neta de Benta fica pasma ao saber que a Alice do País das Maravilhas está ali e vai no pomar falar com ela. Alice agradece ser tão lembrada e pergunta do anjo. Narizinho avisa que vai chamá - lo. Pedrinho coloca Visconde pendurado na árvore. Narizinho chega. Emília deixa o Flor das Alturas escondido no quarto e vai se encontrar com os netos de Benta. A Boneca chega e logo depois as crianças inglesas, que não acreditam que Visconde é o anjo. Almirante dorme na rede. Brow acorda e lancha café e bolo. As crianças começam a discutir que o sabugo não é o anjo. Peter Pan aparece e pede para a turma mostrar o verdadeiro, pois não é certo enganar os outros. Emília pega o anjo e leva ele para o pomar, onde estão todos. Os inglesinhos ficam maravilhados. Brow chega com Benta e fica pasmo. Todos fazem perguntas para Flor das Alturas. Emília nota que seu anjo quer voltar para o céu e vai na cozinha. A Boneca pega a tesoura com que Nastácia está costurando e sai correndo para cortar a outra asa do Querubim. A Cozinheira vai atrás e tira a tesoura da mão de Emília. O Anjo voa. Todos dão adeus. Emília fica triste e abraça Nastácia. Depois, Brow e as crianças inglesas se despedem e partem. A Turma vai na varanda de cima pedir desculpas para Visconde. O Sabugo diz que já os desculpou por terem vestido ele de anjo. Todos olham no telescópio e vêem o anjo. Flor das Alturas dá adeus!

Final De Semana 2007

Neste final de semana, vídeos da temporada de 2007 do programa!

Não Percam!

Maldades da Cuca

Perigo No Reino das Águas Claras!

Nesta história, a Cuca queria empregados para sua gruta. Ela se disfarçou de carteira e deu várias encomendas que hipnotizaram Quindim, Rabicó e Conselheiro para virarem mordomos na caverna. A Bruxa gostou, até certo ponto, pois depois os animais do Sítio começaram a não fazer nada direito! Ainda bem que a Cuca não quis mais empregados!

Sítio do Picapau Amarelo vai ser municipalizado

Taubaté deu mais um passo no processo de municipalização do Sítio do Picapau Amarelo. Projeto de lei do prefeito Roberto Peixoto autorizando a Prefeitura a receber o imóvel do governo estadual foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores na última quarta-feira, 16 de fevereiro.
Com a aprovação, a Prefeitura dará prosseguimento às demais etapas da municipalização, em conjunto com a Secretaria Estadual de Cultura. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Taubaté, a municipalização envolverá ainda o restauro do imóvel e o levantamento do acervo e da museografia do Sítio do Picapau Amarelo, onde está instalado o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato.

Até o momento, o Sítio do Picapau Amarelo já recebeu diversas melhorias, como a reforma do telhado e das instalações elétrica e telefônica. Até mesmo a centenária jaqueira recebeu um tratamento especial, devido a lesões em seu tronco. Além disso, está sendo concluído o levantamento do parque arbóreo do sítio, também conhecido como Chácara do Visconde.

“Este é um processo que exige atenção aos mínimos detalhes e estamos trabalhando para que tudo seja feito corretamente até podermos, finalmente, municipalizar o Sítio do Picapau Amarelo”, frisou o prefeito Roberto Peixoto. Considerado um verdadeiro patrimônio da cidade, o Sítio do Picapau Amarelo, local em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, sedia o quarto museu mais visitado do Estado de São Paulo.

A ligação de Taubaté com o escritor proporcionou que a cidade recebesse o título de Capital Nacional da Literatura Infantil, aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional.

O Sítio na sua versão papel de parede

Quer decorar o seu computador ou celular com o Sítio do Picapau Amarelo? Então, nós temos um presente para você: um papel de parede com a charmosa casa da Dona Benta, onde acontecem muitas aventuras e reinações feitas pela Emília e toda a turma. Legal, você não acha?

Tem vários tamanhos, de acordo com a plataforma que você tiver (ou preferir).
Clique nos links abaixo:
- Tela 1024X768
- Tela 1280×960
- Tela (widescreen) 1280×800
- Tela (widescreen) 1920×1200
- Tela para celular

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Crianças Inglesas chegam ao Sítio para conhecer o anjo!

Hoje no programa, os atrônomos falam para Dona Benta que viram os netos dela pelo espaço. A avó vai na janela e grita para eles voltarem. Teodorico vai embora e agradece o jantar. Benta diz que está devendo um jantar de Nastácia para ele. Na Lua, Pedrinho faz cálculos para conseguir jogar o pó de pirlimpimpim na hora em que o Visconde passar por ali. Todos se despedem de São Jorge. Pedrinho joga o pó e todos voltam para o Sítio, inclusive o Visconde. Betty Freezer fala para Rabicó que ninguém gostou da sua comida. A Turma chega no Sítio com o pó, assustando a cozinheira. Betty sai correndo. Rabicó vê Nastácia e fica com medo. Turma vai para a sala e Benta os apresenta para os atrônomos. Os cientistas ficam pasmos ao verem Visconde falando e não acreditam nada do que a turma fala. Os astrônomos vão embora. Todos felizes com o anjo. O Lual da Cuca está um sucesso, mas o Saci aparece e pega as vassouras das bruxas. A Cuca fez um feitiço e colocoa as vassouras para irem atrás do diabinho de uma perna só. No dia seguinte, Emília coloca o nome de Flor das Alturas no anjo. Narizinho e Pedrinho decidem chamar crianças para conhecerem o anjo. Barnabé e Quindim conhecem Flor das Alturas. O rinoceronte toca o atabaque e diverte a todos. Nastácia vê Rabicó na cozinha e o expulsa. A cozinheira arruma a bagunça que Betty Freezer fez na cozinha. Pedrinho e Narizinho escolhem o país que vão visitar o Sítio. Um tempo depois, crianças inglesas e o almirante Brow chegam no Sítio, deixando Benta pasma.

Vídeo

Chamada episódio Viagem ao Céu!

Propaganda

A Propaganda do Espetáculo Sítio do Picapau Amarelo - Muscial no Politeama Teatro em Portugal!

Mesa de Festas

A Imagem mostra mais uma mesa de festa do Sítio do Picapau Amarelo!

Maldades da Cuca

Volta ao Reino das Águas Claras

Desta vez a Cuca se transformou em uma falsa veterniária chamada Jaqueline para conquistar Teodorico. A Bruxa queria se aproximar das terras do coronel e depois do Sítio do Picapau Amarelo. Cuca colocou um feitiço no Saci para ele não falar do seu plano para ninguém. O Coronel teve que se cuidar!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Visconde vai ficar preso na sonda?

Hoje no programa, os cometas se chocam e uma explosão acontece. Narizinho e Emília acordam em um local do espaço e encontram o Burro Falante. O animal acorda e conta que descansou um pouco até elas aparecerem. A Boneca sai e chama Narizinho, pois encontrou algo. Cuca fala do lual para sua prima bruxa. Os atrônomos decidem chamar a imprensa para falar o que descobriram no espaço. Emília encontra um anjo. O anjo acorda e e a boneca apresenta todos. Emília também fala que ele vai para o Sítio. Pedrinho cai onde estão seus amigos do Sítio. O menino conta que foi pulando de estrela em estrela e chegou ali. Todos vêem que estão se aproximando de Saturno de decidem ir até lá. Betty Freezer encontra Rabicó e quer que ele prove suas comidas. Barnabé percebe que Quindim tem o dom na múscia e faz um atabaque para ele. O rinoceronte adora e começa a tocar o instrumento. Os astrônomos mostram as imagens de extraterrestres, mas não são et's e sim a turma do sítio. Anoitece. Teodorico janta com Benta. O Coronel não gosta da comida da nova cozinheira e a avó oferece os bolinhos de chuva da Nastácia que ela guardou. Barnabé aparece anunciando os astrônomos. Os cientistas falam onde estão a turma do Sítio do Picapau Amarelo. A Turma passeia por Saturno, encontram os saturninos e conversam com eles. Todos sentem saudades do Sítio e passam na Lua para pegar Nastácia. Cuca começa a receber as convidadas do seu Lual. A Turma conta para Nastácia e São Jorge sobre o que viram e sobre o anjo que vai para o Sítio. Visconde está na sonda e a cósmica diz que ele não vai poder sair dali. O Sabugo fica pasmo.

Vídeo

Chamada episódio Viagem ao Céu!

Cenários do Sítio

 
Dona Benta no andar de cima da casa!

Maldades da Cuca

Fábulas

Nesta aventura, enquanto a turma do Sítio conversava sobre fábulas com Dona Benta e La Fontaine, a Cuca fez o espantalho da horta ganhar vida e aprontar com todo mundo. Tio Barnabé e Tia Nastácia foram os mais que levaram sustos. Até o Saci sofreu nas mãos do espantalho.

Propaganda

A Imagem mostra a propaganda da Revista Número 3 do Sítio do Picapau Amarelo.

Clique na imagem para ampliar!

Bastidores do Mundo do Sítio!

O Mundo do Sítio está chegando e, assim como você, a equipe inteira está muito ansiosa para a estreia.
Durante um ano trabalhamos (e nos divertimos) bastante para criar cada detalhe. No início, marcávamos reuniões para debater as obras de Lobato e pensar o melhor jeito de adaptá-las. Precisávamos decidir, por exemplo, qual personagem se encaixaria em determinado jogo, qual game corresponderia àquele trecho da obra e assim por diante. Estudamos muito Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato e a mecânica dos jogos. Depois, chegou a hora de “por a mão na massa”, de fazer os joguinhos mesmo.
Foram muitos desenhos, animações e programações. Tudo isso levou bastante tempo para que o resultado fosse perfeito. Os ilustradores tiveram um grande cuidado com os cenários e os personagens. Os animadores deram movimento e reação a todo o mundo virtual. E, os programadores, juntaram cada pedacinho (desenho, texto, som, animação) e transformaram o Mundo do Sítio em realidade. E agora, quer dizer, daqui a pouco, você vai poder aprender e brincar com os moradores do Sítio mais querido do Brasil.
Por isso, achamos que chegou a hora de você conhecer a nossa equipe e um pouco do trabalho que existe por trás desse mundo virtual.


Veja o Vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=hVP1B5hOJkM

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Narizinho e Emília correm perigo!

Hoje no programa, o Burro Falante fica empacado ao ver o Dragão de São Jorge. Emília pega o pó de pirlimpimpim com o Pedrinho e joga no Burro. A Boneca salva o Conselheiro, mas fica frente a frente com dragão. No Sítio, Barnabé fala para Benta que Nastácia e as crianças não estão no Arraial. A avó agradece e se preocupa. Na Lua, o São Jorge espanta o dragão e fica maravilhado ao ver Emília e as crianças. Nastácia olha para o santo e fica pasma. Visconde conversa com a sonda Cósmica. No Sítio, Benta procura uma cozinheira pela internet. São Jorge mostra a Lua para os visitantes e conta sua história. Emília já abre a sua torneirinha de asneiras. A Turminha decide ir para Marte e depois procurar Visconde e Conselheiro. Nastácia fica na Lua e a turma parte para o planeta vermelho. Em Marte, Emília vê marcianos e vai observar de perto. A Boneca volta e conta para Pedrinho e Narizinho o que viu e os três decidem fugir, pois os extra terrestres estão sentindo a presença de alguém. Eles fogem de Pirlimpimpim. A Cozinheira Betty Freezer chega ao Sítio e Benta mostra a cozinha. Nastácia cozinha na Lua e não deixa o dragão comer os seus bolinhos de chuva, pois são para São Jorge. A Turma passeia pelo espaço. Os atrônomos, vêem no telescópio a turma e acreditam que são extra terrestres. A Turminha pega carona com um cometa. Pedrinho cai do cometa. Narizinho e Emília se preocupam com o menino. As duas olham para frente e vêem um cometão se aproximando. Os dois cometas se chocam e uma explosão acontece.